Você já definiu suas metas de RH para este ano?

metas de rh

Muitas pessoas e até algumas empresas acham que RH estratégico é coisa de organizações de grande porte. A verdade é que assim como nós traçamos metas pessoais no início de cada ano, é sempre importante traçar metas também para o departamento, de forma a garantir o alinhamento deste aos negócios da empresa e buscar melhorias tanto para a área quanto para os colaboradores, independente do tamanho da empresa.

Por muito tempo o RH foi estigmatizado como uma área que não contribuía de forma efetiva para as estratégias da empresa, mas já há algum tempo essa visão estratégica passou a ser cobrada dos profissionais de recursos humanos. Em 2017 essa continua sendo uma tendência forte.

Veja a seguir as melhores formas de definir as metas do setor para esse ano e garantir seu protagonismo no sucesso na empresa:

Planejamento Estratégico

Todo começo de ano as empresas definem quais serão suas estratégias e quais serão os planos para fazer com que elas funcionem. Muitas empresas possuem ciclos anuais, revistos a cada três meses, e por isso é bom desdobrar as metas de RH de acordo com as metas principais do negócio.

O modelo SMART tem sido cada vez mais usado nesta definição, pois ajuda a estabelecer metas possíveis, mensuráveis e relevantes.

  •         Specific (Específicas) – É importante delinear bem cada uma das metas, especificando exatamente o que é esperado.
  •         Mensurable (Mensuráveis) – Qual o valor financeiro da meta? Como o desempenho desta meta será medido?
  •         Attainable (Atingíveis) – As metas precisam ser possíveis, ou serão apenas desperdício de tempo e motivação do pessoal envolvido em atingi-la.
  •         Relevant (Relevantes) – Muitas vezes enxergamos muitas possibilidades de melhorias. É necessário priorizar as metas e escolher as que têm maior relevância para a organização. Para fazer grandes mudanças, muitas vezes começamos com pequenos passos.
  •         Time-Based (Temporais) – Devem ser estipulados prazos para que as metas sejam atingidas.

Alinhamento do RH com o negócio

É recomendável que o RH faça parte do desenvolvimento do plano estratégico do ano desde o começo. Assim é possível alinhar o planejamento do setor de acordo com os objetivos da organização.

O planejamento deve ser proativo, procurando prever quais problemas relacionados ao pessoal poderão ser enfrentados na busca pelos resultados esperados pela organização.

Alguns pontos a serem observados pelo RH são:

  • Contratação: A empresa planeja crescer no ano, abrir novas filiais? Para atingir os objetivos da organização será necessária a contratação de novos colaboradores? O quadro de funcionários será aumentado? Serão feitas substituições?
  • Treinamento: Os colaboradores novos terão acesso a um treinamento para executarem suas tarefas? E os colaboradores antigos, estão recebendo o suporte necessário para estarem sempre atualizados? Será necessário desenvolver líderes? Algum produto novo será lançado? Será preciso promover atualização sobre tecnologias para os funcionários?
  • Retenção: Os colaboradores estão satisfeitos com a organização? Se não estão, o que pode ser feito para melhorar sua motivação? Uma opção é utilizar a pesquisa de clima anual como base para um planejamento de ações, pois dessa forma pode-se partir das métricas para traçar um novo plano e metas

Estratégicas específicas para a área

Além dos pontos relevantes para a organização como um todo, o RH também precisa olhar para sua própria área e ver os pontos que precisam ser ajustados para facilitar seu dia-a-dia, sempre de acordo com a legislação, atendendo a todas as novas demandas que podem surgir com a estratégia da organização. É preciso pensar no que pode ser otimizado, se há processos que podem ser automatizados, e também quais os principais indicadores que são importantes de se monitorar.

Alguns pontos que devem ser levados em consideração para o planejamento interno do RH de 2017 são:

  •  A maneira que você está gerenciando as informações de seus colaboradores é eficiente e segura? Hoje em dia a tecnologia oferece formas mais eficientes e seguras de gerenciar as informações. A adoção de ferramentas digitais pode aumentar a produtividade, ajudando a área a se tornar mais estratégica sob ponto de vista da organização.
  •  O pessoal do RH está se atualizando constantemente com relação às melhores práticas? Observar como outras empresas têm melhorado seu RH pode ser bastante útil para buscar alternativas para atualizações da área.
  •  Seu RH está adequado às expectativas de ser uma área mais humana? O RH muitas vezes é visto como contraditório porque ao mesmo tempo em que tem processos rígidos, tem por função oferecer suporte aos colaboradores de forma flexível. Cada vez mais os colaboradores esperam ver o RH como uma área parceira. Achar o meio termo entre ser parceiro e cumprir as regras pode ser um pouco difícil, mas automatizar processos pode te ajudar a ter uma postura mais humana, uma vez que você ganha velocidade nos processos e pode passar respostas com mais calma e estar mais atento às necessidades dos colaboradores.
  •  Como está o balanço entre as necessidades de seus colaboradores e de seus outros stakeholders? Assim como os colaboradores têm necessidades para as quais dependem de um RH que seja parceiro, clientes e investidores também apresentam necessidades que precisam ser supridas pela área. É importante encontrar o equilíbrio e buscar atender às duas partes.
  •  Você já está preparado para todas as mudanças do eSocial? Apesar de só entrar em vigor em 2018, você já deve ter lido em nosso blog como o eSocial vai mudar o dia-a-dia do RH e como as empresas precisarão atualizar informações e incluí-las corretamente no sistema. Por isso é importante incluir a preparação para o eSocial no seu planejamento de 2017.

 

Como ter tempo para elaborar estratégias de RH?

É comum justificar a falta de participação ou até mesmo a não elaboração de estratégias de RH com o dia-a-dia agitado e excesso de burocracia da área. É realmente justificável, mas esta não é uma boa desculpa. Se a rotina está consumindo tanto tempo assim, há grandes chances de que isto esteja ocorrendo justamente por falta de planejamento.

Exatamente por este motivo é tão importante considerar metas como revisar os processos da área, automatizar processos que estão tomando muito tempo, diminuir retrabalhos, diminuir processos burocráticos que eventualmente deixaram de ter sentido, otimizar o tempo do pessoal.

Ter os dados de seus colaboradores centralizados em um sistema pode ser uma das metas relevantes para seu ano de 2017, e faz sentido que você se preocupe com o custo, tempo e trabalho envolvidos nisso. A Xerpa é uma ferramenta que centraliza os dados dos seus colaboradores e não demanda tempo de implantação. Além disso, você pode experimentar a Xerpa de graça para até 20 colaboradores.

Analisando bem os processos da área sua área e se atentando aos pontos indicados aqui, com certeza 2017 será um ano de sucesso para o RH estratégico da sua empresa.

Quer ficar por dentro das principais tendências de RH?

Baixe nossa apresentação: Tendências de RH para 2017!

Com ela você aprende sobre a importância de um RH estratégico, o papel do RH nos negócios hoje e como torná-lo um protagonista na empresa.

Clique abaixo para fazer o download:

Baixar apresentação: Tendências de RH para 2017

Use os slides na sua empresa e compartilhe as novidades com o seu time!

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *