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Valorização do funcionário nas empresas: importância e como fazer

Por meio da valorização do funcionário nas empresas, é possível reduzir o número de demissões — tão custosas e prejudiciais ao desenvolvimento — além de aumentar o engajamento e obter um clima organizacional estimulante que gere o interesse contínuo de desenvolvimento de todos.

Para isso, as melhores ações corporativas de como valorizar um funcionário podem ser realizadas das seguintes maneiras:

  1. Reconheça todas as conquistas e também os esforços;
  2. Converse constantemente com as suas equipes;
  3. Mostre que a empresa se importa com as pessoas;
  4. Faça eventos de integração de funcionários;
  5. Promova o desenvolvimento dos colaboradores;
  6. Faça avaliações de desempenho e feedback contínuo;
  7. Demonstre confiança.

O RH onde você trabalha é um bom exemplo de valorização do funcionário nas empresas?

Caso a sua resposta tenha sido negativa ou você tenha titubeado antes de responder, este post foi feito especialmente para que você melhore a conscientização a respeito desse assunto.

Afinal de contas, reconhecer os esforços, conquistas e o trabalho em si de cada colaborador, é uma poderosa ferramenta motivacional capaz de trazer riquezas (materiais ou não) de todo tipo — e com baixo custo!

Inspiramos a sua curiosidade? Então siga conosco nesta leitura e descubra a importância da valorização do funcionário nas empresas. E, claro, as melhores estratégias para fazer isso!

O que é valorização do funcionário nas empresas?

Resumidamente, o conceito de valorização do funcionário está atrelado ao reconhecimento profissional. Para muitos, a prática cai no equívoco de achar que a única maneira de trabalhar a valorização do funcionário nas empresas ocorre por meio das bonificações monetárias.

Claro, elas existem. Só que estão longe de serem as únicas e mais eficientes maneiras de aproximar-se dos colaboradores e obter mais engajamento e satisfação com o dia a dia dentro da empresa.

Ou seja: valorizar os seus recursos humanos é uma atividade que pode ser implementada de maneira diversificada. E, claro, sem os custos elevados de bonificar equipes inteiras apenas com dinheiro.

Como valorizar um funcionário

Já que a bonificação monetária não é a única ação que pode (ou deve) ser considerada, é importante iniciar a sua campanha de valorização do funcionário a partir de algumas questões elementares, como:

  • entenda as necessidades dos seus funcionários, pois isso ajuda na criação de estratégias que tenham tudo a ver com o perfil profissional deles. Do contrário, você corre o risco de cair nas ações genéricas e que nem sempre condizem com o máximo de eficácia e precisão necessária;
  • avalie o orçamento disponível, mas tenha em mente que a valorização do funcionário nas empresas é um investimento e nunca deve ser considerada uma ação custosa e sem retorno;
  • alinhe as campanhas elaboradas com a cultura organizacional da empresa, evitando que as ações sejam pensadas apenas com base em resultados e não na construção e manutenção da identidade de sua marca.

Sabe qual é a importância disso? Mais do que um entendimento de quais estratégias podem impactar o seu profissional, o RH vai conhecer melhor cada pessoa por trás do cargo.

O valor disso veremos mais à frente. Mas está muito ligado com a maneira humanizada de lidar com as pessoas dentro de um ambiente corporativo — um benefício que impacta positivamente a todos, você vai ver.

Melhores ações de valorização do funcionário nas empresas

Hora de arregaçar as mangas e mostrar aos colaboradores que a sua empresa leva a sério a satisfação, a qualidade de vida e o bem-estar coletivo do trabalho— algo que se estende aos resultados.

Confira, abaixo, as melhores estratégias de valorização do funcionário nas empresas:

1. Reconheça todas as conquistas e também os esforços

Os seus gestores têm o costume de agradecer, reconhecer e encorajar os colaboradores? Acredite, isso é uma estratégia que sequer demanda planejamento ou orçamento — e oferece resultados ímpares!

Basta cobrar os colaboradores, como já deve ser de costume, e reconhecer o esforço empreendido em uma tarefa ou projeto. Esse estímulo faz com que os profissionais trabalhem com mais afinco e sabendo que estão respaldados pelo resto da equipe.

2. Converse constantemente com as suas equipes

O RH e cada gestor pode desempenhar esse papel de maneira combinada. Periodicamente, reúna-se com todos e mostre os caminhos que a empresa tem percorrido, os seus objetivos, desafios e metas. 

Mostre que todos estão juntos nesse barco e que os ganhos podem ser distribuídos entre todos. Além disso, aproveite as ocasiões para conhecê-los: descubra quais são os seus objetivos, desejos, frustrações e como a empresa pode ajudá-los.

Digamos que a maioria esteja em busca de desenvolvimento profissional, mas não tenha os recursos para isso. E se como meio de valorização do funcionário nas empresas, o RH surgisse com pequenas competições que ofereçam algum auxílio na realização de cursos (ou até mesmo treinamentos internos)?

Dá para perceber o quanto isso aproxima o RH e a gestão dos seus respectivos funcionários e promove um entendimento capaz de se converter em gratidão e engajamento maiores, constantemente?

3. Mostre que a empresa se importa com as pessoas

Mais do que a busca por desempenhos melhores, tente trabalhar a valorização do funcionário nas empresas atendendo aos interesses de bem-estar coletivo.

Veja se as condições de trabalho são boas, se todos sentem-se desafiados e estimulados. Existem soluções tecnológicas que podem promover melhorias no fluxo de trabalho?

Assim, a empresa mantem as suas peças humanas como ferramentas analíticas e estratégicas e não apenas responsáveis por atividades burocráticas.

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4. Faça eventos de integração

Um bom happy hour pode integrar as equipes, valorizar os esforços e criar uma janela de diversão em meio à atribulada rotina profissional.

Se o evento acima não cair bem no perfil de sua empresa, experimente brunchs, atividades externas (como caminhadas ou corridas em grupo) e qualquer outro evento mais alinhado com os gostos dos seus profissionais para valorização do funcionário na empresa.

5. Promova o desenvolvimento dos colaboradores

Falamos acima a respeito disso, mas vamos nos aprofundar na ideia. Seu RH pode entender quais são as melhores maneiras de desenvolver cada membro e assim converter essas possibilidades em treinamentos e capacitações que vão se traduzir rapidamente em resultados.

Com isso, o colaborador enriquece o currículo, sente-se valorizado e tem totais condições de se empenhar mais e com mais qualidade no seu trabalho diário.

6. Faça avaliações de desempenho e feedbacks contínuos

Um bom plano de carreira é por si uma ferramenta de valorização do funcionário nas empresas. Só que pode ser reforçado com as avaliações de desempenho e os feedbacks contínuos.

Afinal de contas, são ações que permitem ao colaborador entender o que ele tem feito de certo, o que pode ser ajustado e quais são as expectativas e exigências para que eles possam ascender na carreira.

Não à toa, essa é uma maneira fundamental para garantir que os seus recursos humanos cresçam e se desenvolvam, e retenham essas qualidades adquiridas em prol da organização. Não levando os seus talentos e habilidades para uma empresa concorrente.

7. Demonstre confiança

Flexibilidade, autonomia e responsabilidades desafiadoras. Essas são maneiras simples e práticas para praticar a valorização do funcionário nas empresas.

Lembre-se apenas que essas questões devem vir acompanhadas de um desenvolvimento gradual de crescimento hierárquico. Do contrário, que colaborador vai se sentir valorizado com mais e mais atividades, estando na mesma posição?

Benefícios valorizar um funcionário

Como resultado imediato e em médio e longo prazo, a valorização do funcionário nas empresas mostra o quanto isso é um verdadeiro investimento e não uma quantia de dinheiro sem retorno para a organização.

Entre os principais benefícios das ações de valorização do funcionário nas empresas, podemos destacar as seguintes:

  • mais motivação dos seus funcionários;
  • excelente reforço de imagem da sua marca para o mercado;
  • maior poder de retenção e atração de talentos;
  • engajamento em todas as atividades da empresa;
  • poder maior de desenvolvimento, convertendo-se em resultados melhores;
  • maior lucratividade e produtividade sem que, com isso, grandes investimentos sejam aplicados.
  • desenvolvimento de uma cultura de trabalho proveitosa e que estimule o espírito colaborativo.

Com essas questões anteriormente citadas, você vai ver como os benefícios surgem naturalmente, sem que soe como um esforço artificial da parte do seu RH e de toda a gestão.

Melhore a gestão de pessoas  e valorize seus funcionários

Saber tantas informações de uma equipe pode ser trabalhoso, mas apenas se você não tiver a ferramenta certa para coletar os dados necessários para suas ações de valorização do funcionário na empresa.

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  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionado à questões legais e gestão de informação da empresa.

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