Vacinação em empresas: quais os benefícios de adotar essa medida?

vacinação em empresas

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a importância de manter a carteira de vacinação em dia voltou à atenção da população. Afinal, o principal objetivo das vacinas é a prevenção de doenças infecciosas e a vacinação em empresas pode beneficiar a saúde coletiva.

A vacinação em massa possibilita, inclusive, a erradicação de doenças e, na maioria das vezes, diminui drasticamente o número de pessoas infectadas. 

Além do benefício pessoal, é uma ação que gera economia para o setor de saúde no geral, diminuindo o número de internações, por exemplo. Cuidar da saúde dos colaboradores, cada vez mais, faz parte das preocupações do setor de recursos humanos das empresas. 

Isto porque funcionários saudáveis e felizes apresentam mais produtividade no dia a dia e maior satisfação com o ambiente de trabalho.

Além de oferecer o benefício de convênio médico, atitude já comum na maioria das empresas, outras ações voltadas ao bem-estar físico e mental do colaborador podem ser incorporadas ao calendário da equipe de recursos humanos.

No nosso blog, já falamos sobre a importância da atenção primária à saúde do trabalhador. Confira sobre o tema nesta publicação.

Neste cenário, uma atividade que vem ganhando força nos últimos anos é a campanha de vacinação em empresas, em especial, de imunizantes que não estão disponíveis pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

Podemos citar, por exemplo, a vacina da gripe, disponível gratuitamente apenas para a população de risco. Para entender a importância de realizar a vacinação em empresas e os benefícios para os colaboradores, neste artigo, vamos abordar as seguintes questões:

  • O que é vacina?;
  • O que é uma campanha de vacinação?;
  • Quais os benefícios da vacinação em empresas?;
  • Como incorporar ao calendário da empresa?

Então, vamos lá!

O que é vacina?

Antes de falarmos sobre a importância da vacinação em empresas, é necessário entender o que é uma vacina e como ela funciona. Ela atua como agente imunizador de diversas doenças infecciosas e, muitas vezes, graves.

Para realizar a imunização, as vacinas são produzidas a partir do próprio causador da doença (vírus ou bactérias) ou seus derivados. Desta forma, ao entrar em contato com o organismo humano, criará uma resposta imunológica no corpo.

O que é uma campanha de vacinação?

O Ministério da Saúde possui um calendário nacional de imunização, que é atualizado frequentemente para garantir a proteção da população brasileira. Esse calendário abrange todas as pessoas desde o nascimento até a vida adulta.

Para realizar a conscientização sobre a importância das vacinas, são promovidas anualmente campanhas, que têm o objetivo principal de incentivar as pessoas a se vacinarem ou manterem a carteira de vacinação dos filhos em dia.

A vacinação em massa é importante para garantir a diminuição dos casos de determinada doença infecciosa ou ainda a erradicação, como é o caso da varíola e poliomielite (paralisia infantil) no Brasil.

As campanhas de vacinação ocorrem para lembrar a população de que se não houver a vacinação pela maior parte das pessoas, os casos de doenças podem voltar a aparecer em grande escala.

O sarampo é uma delas. Em 2019, a doença teve um aumento significativo no Brasil, pois as crianças não estavam sendo vacinadas pelos pais que se posicionavam contra a vacinação.

Quais os benefícios da vacinação em empresas?

Como falado anteriormente, a vacina é importante para impedir a contaminação por doenças graves, que podem causar desde sintomas leves até a morte dos infectados. Desta forma, o primeiro e principal benefício é zelar pela saúde do seu colaborador.

Entretanto, as vantagens da vacinação em empresas vão muito além de garantir que o profissional mantenha uma boa saúde. A seguir vamos falar algumas delas.

Diminuição no absenteísmo

Contar com uma equipe protegida das principais doenças contagiosas pode significar queda no índice de absenteísmo. Dependendo do período de afastamento do funcionário com problema de saúde, a empresa pode necessitar contratar um substituto, gerando custos.

Desta forma, com a vacinação em empresas, além do benefício de contar com profissionais saudáveis, ainda é possível economizar com gastos desnecessários, gerados pela ausência do colaborador.

Certamente, você deve estar pensando que a probabilidade de um colaborador ser infectado pela febre amarela ou hepatite B é baixa. Entretanto, doenças mais comuns, como a gripe (causada por uma variedade de vírus), também podem ser prevenidas com vacina.

Segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizada há alguns anos, a gripe era uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil. Ou seja, é melhor prevenir do que remediar. 

Aumento da motivação e produtividade

A produtividade está diretamente relacionada à condição de saúde do profissional, seja ela física ou mental. Logo, um funcionário doente, mesmo que com sintomas leves, tende a ser menos produtivo.

Outro ponto importante dos benefícios da vacinação em empresas é que ao demonstrar preocupação com a saúde do colaborador, pode haver um maior sentimento de pertencimento à companhia, resultando no aumento da motivação.

Além disso, ao proteger o seu colaborador, indiretamente, toda a família daquele profissional também é beneficiada pela imunização, já que as chances de contaminação por doenças infecciosas diminuirão.

Melhora no ambiente de trabalho

Especialmente em um ambiente corporativo, no qual o contato físico entre um grande número de pessoas é diário, proporcionar maneiras de evitar a contaminação é essencial. 

A pandemia da COVID-19 veio para ressaltar ainda mais essa importância, além de nos relembrar dos cuidados básicos de higiene, como a lavagem das mãos.

Por isso, ao promover a vacinação em empresas, indiretamente, a companhia está oferecendo um ambiente de trabalho mais seguro, passando aos funcionários a mensagem de que ele está trabalhando em um local que se preocupa com sua saúde.

Valorização da imagem da marca

Mais do que nunca, os profissionais têm se preocupado e optado por empresas que demonstram uma maior humanização e preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida do funcionário.

Esse movimento se inicia na hora de escolher a qual vaga se candidatar, mas não termina depois de já estar atuando na companhia. 

Sendo assim, contar com campanha de vacinação em empresas pode valorizar ainda mais sua marca perante os candidatos e ajudar a reter talentos.

Certamente, ao verificar que a empresa está preocupada com a saúde do trabalhador e vai além das ações tradicionais, há uma valorização na reputação da marca. 

Como incorporar ao calendário da empresa?

Existem duas maneiras de incorporar a vacinação em empresas: oferecer a vacina ao colaborador ou aproveitar o calendário do Ministério da Saúde para promover conscientização. 

O ideal é que sejam realizados os dois braços, assim, os resultados devem ser melhores.

A conscientização do cuidado com a saúde, de maneira geral, deve ser contínua, pois não adiantará fazer um investimento na compra de vacinas e contratação de profissionais para aplicá-la, se a adesão for baixa.

Por isso, inicie esse processo criando canais de conversa com o colaborador, com folders explicativos, vídeos, e-mail marketing e outras formas de comunicação com a equipe. Um ponto importante é fazer com que a liderança também faça parte das campanhas.

Nem todas as pessoas irão precisar tomar as mesmas vacinas, seja pelo perfil do trabalhador ou ainda pelo histórico de imunização que consta na carteira de vacinação. Entretanto, alguns tipos são comuns a todos e devem ser renovados anualmente.

Uma delas é a Tetravalente, que combate à gripe – versão mais completa da que está disponível no sistema público de saúde – e não está à disposição de toda a população no sistema público.

No Brasil, o SUS oferece a vacina trivalente (que protege contra três variantes do vírus da gripe) anualmente apenas para o grupo de risco.  Por isso, o ideal é aproveitar a campanha nacional para iniciar a vacinação em empresas.

Faça parcerias e vacine seus colaboradores! 

Neste cenário, aconselha-se que numa campanha de vacinação em empresas as vacinas sejam disponibilizadas gratuitamente para todos os colaboradores que desejarem. 

Entretanto, se estiver acima do budget da companhia, não significa que a campanha precisa ser suspensa. É possível fazer parcerias com clínicas privadas para oferecer a vacinação em empresas com descontos para os colaboradores.

É importante ressaltar que alguns setores específicos podem exigir algumas vacinas relacionadas ao ambiente de trabalho. Como os funcionários que viajam muito a locais, que precisam ser vacinados contra doenças potenciais do destino.

Vale lembrar que apesar da vacinação em empresas ser parte importante para melhorar a saúde dos colaboradores, o profissional de recursos humanos deve preparar uma série de  ações preventivas e de conscientização. 

Deu para perceber que os benefícios das campanhas de vacinação em empresas vão muito além da prevenção da saúde do colaborador? 

Já que, um funcionário protegido tende a apresentar maior produtividade e satisfação e, no caso da empresa, sua reputação aumenta no mercado e há uma redução na taxa de absenteísmo.

 

Gostou do nosso artigo sobre vacinação em empresas? Então, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar