unicornios-brasileiros

Unicórnios brasileiros: conheça as startups mais valorizadas do país

As criaturas míticas nada têm a ver com o mercado de startups — exceto talvez que elas são tão raras quanto as empresas que rapidamente valem mais de US$ 1 bilhão. É assim que são conhecidos os unicórnios brasileiros e internacionais, espalhados pelo mundo.

São empresas com enorme percepção de marca e potencial para revolucionar os seus setores de atuação. Você conhece um dos unicórnios brasileiros?

Leia este artigo até o fim que vamos falar tudo a respeito das empresas unicórnio no Brasil! Aproveite para atualizar os conhecimentos a respeito desse mercado em contínua expansão!

O que é empresa unicórnio?

Como destacamos acima, os unicórnios brasileiros valem, pelo menos, US$ 1 bilhão. Mas não é tudo. Elas foram rotuladas assim no ano de 2013, quando a fundadora da Cowboy Ventures, Aileen Lee, buscou um termo inusitado para descrever as 39 startups unicórnio que estavam valorizadas a esse ponto à época.

Hoje, o relatório CB Insights aumenta esse número em mais de 80%. São quase 330 unicórnios no mundo. Alguns deles vivem em nosso ecossistema corporativo.

Se a maioria reside nos Estados Unidos e na China, nós contamos com pouco mais de uma dezena de unicórnios brasileiros.

São startups do setor financeiro (as fintechs) e de outras áreas de atuação, mas com grande relevância e impacto no mercado.

Essas são, inclusive, algumas das grandes características que unem os unicórnios brasileiros e os sediados em outras fronteiras. Outras qualidades que veremos logo abaixo.

Características das startups unicórnio

  • Inovação disruptiva: consiste na quebra de barreiras. Algo que expõe uma nova tendência de mercado e/ou escancara um desafio até então não solucionado (vide o Uber que abriu novas fronteiras mercadológicas);
  • Pioneirismo: tem a ver também com o item acima, mas que contribui para que essas empresas atinjam o bilhão de dólares rapidamente, já que inexiste concorrência em um primeiro momento;
  • Paradigma tecnológico: como haveria de ser, já que a sociedade inspira e expira hábitos digitais. Tais soluções agregaram também uma série de inovações na maneira de enxergar o próprio mercado — é o caso da lawtechs e legaltechs, por exemplo;
  • Foco no consumidor: alinha-se à grande questão de solucionar um problema. Não ser apenas mais um serviço ou produto nas prateleiras, mas em tornar a vida dos clientes mais prática, fácil e conveniente;
  • Desalinhamento com a hierarquia corporativa clássica: com isso, os unicórnios brasileiros e espalhados país afora costumam dispor de uma hierarquia horizontal, além de mais de um fundador e/ou sócio.

Dá para imaginar o quanto isso tudo impacta fortemente a maneira tradicional de enxergar o mercado e a rotina dentro das empresas, não é mesmo?

Inclusive, já falamos a respeito do assunto e recomendamos a leitura do nosso artigo sobre os desafios do setor de RH em startups — abra agora, mas leia só após terminar esta leitura, combinado?

O que a presença de mais unicórnios brasileiros significa?

O aspecto mais evidente para esse boom de empresas unicórnio no Brasil é que tivemos exemplos recentes capazes de mostrar que, sim, é possível tornar-se uma empresa de sucesso em pouco tempo (e com poucos funcionários).

Com isso, mais empreendedores com espírito de aventura embarcaram nessa nova jornada.

Não que seja um terreno completamente desconhecido: a tecnologia tem facilitado amplamente essa abertura. As estruturas têm se modificado em um ritmo alucinante.

Surgem a todo momento novas tendências de gestão, tecnologias e processos que tornam obsoletos tudo aquilo que sabíamos e confiávamos plenamente até pouco tempo.

É aí que as empresas mais focadas nessas transições têm chances de se desenvolverem e, consequentemente, tornarem-se mais um dos unicórnios brasileiros.

Se você está em busca de inspirações para dar esse grande passo, veja o nosso próximo tópico!

Quem são os grandes unicórnios brasileiros?

empresas-unicornio-brasil

O país pode não ter muitos representantes ainda, mas a seleta lista de unicórnios brasileiros já deve dar um gostinho do quanto esses serviços se mostram profundamente diferenciados.

Conheça e saiba como as startups unicórnio nacionais contribuem para o status que esse tipo de empresa conquistou ao longo dos últimos anos:

  1. 99: anteriormente conhecida como 99Taxi, foi a primeira empresa brasileira a adquirir o título de startup unicórnio;
  2. Nubank: uma das principais fintechs do país e que tem diversificado (e ampliado) continuamente o seu repertório de serviços e produtos para o consumidor, facilitando e desburocratizando os serviços bancários;
  3. Arco Educação: desde 2004, a empresa promove o ensino online como diferencial;
  4. iFood: fazendo frente a alta competitividade atual de empresas que entregam alimentos;
  5. PagSeguro: também é uma veterana do mercado de unicórnios brasileiros, mas que foi crescendo gradualmente até consolidar-se como uma das grandes referências dos novos meios de pagamentos;
  6. Stone: mais uma empresa de pagamentos que hoje conta com aportes financeiros de grandes referências do mercado. O que garante solidez para a empresa ousar constantemente em inovações;
  7. Movile: nascida na cidade de Campinas, expandiu a sua atuação para mais de 100 países por meio dos seus aplicativos de alimentação (caso do Ifood) e também de eventos (como a Sympla) e educação (Playkids, por exemplo), entre outros;
  8. Gympass: oferece uma maneira revolucionária de fazer atividades físicas a partir do convênio com milhares de academias por meio de diversos planos de assinatura para os estabelecimentos interessados.

Deixamos algum dos grandes unicórnios brasileiros de fora desta lista? Complemente-a conosco no campo de comentários, no final deste artigo 🙂

Como ser uma das empresas unicórnio do Brasil

A pergunta não tem resposta fácil, pois não existe uma fórmula exata para se tornar um dos unicórnios brasileiros.

Ainda que a sua empresa concentre as características citadas anteriormente, uma série de fatores internos e externos podem não corresponder com o momento para que o sucesso de sua organização seja impulsionado.

No entanto, vale destacar que uma postura única deve ser adotada, entre outras questões que vamos pontuar logo a seguir, como:

  • motivação no trabalho para criar algo único;
  • priorizar a sua missão principal, sem corromper-se com os pilares institucionais erguidos;
  • acreditar plenamente na revolução promovida pelo seu produto ou serviço;
  • tecnologia diferenciada para facilitar o seu processo;
  • mão de obra motivada e engajada, também focada e que acredita nos objetivos da empresa.

Pois é, não é fácil entrar na bilionária lista de unicórnios brasileiros. Entretanto, é interessante perceber o quanto esses fatores acima citados podem ser de grande valia para que a sua marca se desenvolva, gradualmente, de maneira sustentável.

Ofereça benefícios e motiva sua equipe

Um negócio não vai para frente sem uma equipe alinhada e comprometida como destacamos acima. Para isso, incluir benefícios para os colaboradores vai ajudá-lo a atrair os melhores talentos do mercado. Ainda mais se forem benefícios financeiros.

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, seus colaboradores podem antecipar parte de seus salários quando quiserem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação da equipe com a empresa.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.