Inscreva-se

Tudo sobre ética profissional e os efeitos para a empresa
Cultura da Empresa

Tudo sobre ética profissional e os efeitos para a empresa

A ética profissional é uma extensão dos valores, normas e condutas de um indivíduo, mas concentradas dentro dos padrões, regras e hierarquia da empresa.

Tê-la, implica em benefícios imediatos para o crescimento pessoal, profissional e da própria organização.

Uma competência capaz de rivalizar com qualquer conhecimento técnico, a ética profissional no ambiente de trabalho está entre as qualidades mais valorizadas do mercado.

A importância da ética profissional, não é à toa.

É por meio da ética e moral no ambiente de trabalho, e da boa conduta do profissional, que a empresa é enriquecida.

As relações são aprimoradas e benefícios imediatos podem ser observados na rotina, como melhorar a produtividade e do trabalho colaborativo.

Quer saber tudo sobre ética profissional, a sua aplicação no âmbito empresarial e a importância de contar com profissionais éticos na empresa?

Neste post, nós vamos explorar exemplos de ética no trabalho e sua importância, e isso tudo em detalhes. Boa leitura!

Antes de continuar a leitura, com tudo sobre ética profissional, recomendamos que você baixe esse eBook Gratuito. Nele, você conhecerá estratégias eficazes na retenção de talentos. Responda o formulário e receba:


O que é ética profissional?

Antes de nos aprofundarmos nas atitudes éticas no ambiente de trabalho, uma rápida pergunta: você sabe o que é ética profissional?

O conceito não é nem um pouco recente. Isso porque o conceito da palavra ética, deriva do grego, a partir de duas grafias: êthos (hábito ou costumes) e ethos (sinônimo para morada ou abrigo).

Com isso, a combinação desses elementos semânticos se caracterizou no seguinte conceito de ética: trata-se de uma estrutura similar à de uma casa, composta por paredes, vigas e alicerces. A ideia é representar que, sem os alicerces (os bons costumes), a casa desmorona.

Hoje em dia, no entanto, a visão contempla significados mais abrangentes: são valores e princípios diversos que, combinados, orientam um comportamento aceitável dentro da sociedade onde o indivíduo está inserido.

Qual é a diferença entre ética e moral no ambiente de trabalho ?

O conceito acima permite associar essa ideia à formação do caráter da pessoa. Uma conduta empática, portanto, e humana. Só que se engana quem logo direciona essas qualidades ao conceito de moral.

Ética e moral no ambiente de trabalho podem até parecer similares, mas possuem significados distintos. Isso porque a primeira é regida pelas leis vigentes, além de padrões, regras e normas.

A ética, por sua vez, vem de dentro para fora. Um comportamento antiético pode até ferir a conduta moral esperada no ambiente de trabalho, por exemplo. Um colega de trabalho que rouba o outro é um bom exemplo disso, que impacta em ambos os conceitos.

Tudo sobre ética profissional: como avaliar as características de uma conduta ética?

Para chegarmos à noção do que é ética profissional, alguns valores inicialmente estabelecidos como éticos podem servir para uma parametrização mais detalhada, como:

  • altruísmo: é a genuína preocupação com os interesses do outro;
  • moralidade: são os valores que norteiam nossas decisões, pensamentos e ações;
  • virtude: é aquele valor intangível, que nos caracteriza como humanos e autênticos;
  • solidariedade: são princípios profundamente associadas às relações sociais e ao convívio pacífico com os demais;
  • consciência: a percepção por trás da distinção de valores (como o certo e o errado);
  • responsabilidade ética: a capacidade de assumir as consequências dos atos.

Com base nesses valores, agora sim podemos adentrar no contexto de ética profissional e como ela se relaciona com um ambiente produtivo, harmônico e moral. A seguir, tudo sobre ética profissional.

O que é ética profissional no ambiente te trabalho?

Por meio da reunião de valores, normas e condutas, um profissional pode se dizer ético.

São essas qualidades que permitem avaliar o comportamento dessa pessoa dentro da empresa.

A partir dessas atitudes éticas no ambiente de trabalho, inclusive, que as pessoas ao redor desenvolvem afinidades múltiplas com alguém munido de ética profissional, como:

  • gentileza;
  • temperança;
  • amizade;
  • paciência;
  • satisfação;
  • pró-atividade.

Claro que muito da ética profissional já vem enraizada dentro de cada indivíduo. Mas, a empresa pode ter um papel relevante no desenvolvimento dessas qualidades a partir da elaboração de um código de conduta.

Assim, a cultura organizacional da empresa é enriquecida por profissionais muito bem alinhados a esses valores.

Qual a importância da ética profissional de seus benefícios?

Quando um ou mais profissionais éticos compartilham a rotina, bem como suas responsabilidades e objetivos, o ambiente de trabalho é também beneficiado.

Um bom exemplo de ética no trabalho: quando um boato passa a circular pelos corredores da empresa, profissionais íntegros impedem a perpetuação das fofocas. E mais: tendem a orientar os colegas de trabalho a não darem continuidade a essa prática.

A partir do cultivo de uma ética profissional que vai da liderança à linguagem e mensagens da empresa para o mercado, os benefícios são imediatos. Vamos a alguns deles:

  • saúde (física e psicológica) no ambiente de trabalho;
  • aprimoramento dos relacionamentos e comunicação interpessoal;
  • mais motivação e capacitação dos colaboradores da empresa;
  • cenário propício para o desenvolvimento técnico e pessoal;
  • o autoconhecimento é continuamente trabalhado;
  • o respeito impera nas relações;
  • a percepção por novos talentos é também valorizada, já que a personalidade de cada um se sobressai, quando envolta em integridade, favorecendo a criação de um plano de carreira positivo para todos;
  • os resultados da empresa tendem a ser melhores, naturalmente.

Exemplos de ética no trabalho

Quer ver como um simples exemplo possibilita que usemos boa parte dos benefícios acima citados— mas no aspecto de quem não possui ética profissional?

Digamos que, após um feedback negativo — mas justo e transparente —, um colaborador espalhe que o seu gestor deu uma avaliação ruim porque ele “não gosta” daquele profissional.

O boato se espalha na boca de quem dá crédito a esse tipo de fofoca. Desta forma, internamente, o clima entre os profissionais daquela equipe se torna tenso.

Leia também: Qual o papel e a diferença de clima e cultura organizacional

Mais que isso: desmotivados a partir daquela mentira, as metas e objetivos não são alcançados e a culpa recai sobre o gestor e os seus colaboradores, que não se entendem mais sequer nas pequenas coisas do dia a dia.

Por sua vez, imagine se o tal feedback negativo serve como inspiração para esse colaborador reagir e ser um profissional melhor?

Seu psicológico é estimulado, ele pode buscar apoio dos colegas, tentar desenvolver seus pontos de melhoria e se destacar, no feedback seguinte.

Como resultado, os seus colegas percebem que a integridade do gestor da equipe faz com que o desenvolvimento — individual e coletivo — seja uma realidade, dentro da empresa, e se inspiram no exemplo de ética no trabalho, do colega.

Outros exemplos de atitudes éticas no ambiente de trabalho

Além da situação hipotética citada anteriormente, algumas atitudes se traduzem facilmente em exemplos de ética profissional, como:

  • gentileza, compreensão e respeito entre os funcionários;
  • atitudes colaborativas, que visam o apoio a algum colega diante de um desafio (de origem pessoal ou profissional mesmo);
  • o compartilhamento de conhecimentos que contribuam com o desenvolvimento coletivo, e não apenas de um indivíduo;
  • o respeito ao tipo de cultura da empresa, bem como a sua hierarquia;
  • a autopromoção sem que, no processo, outros colegas de trabalho sejam prejudicados;
  • comportamentos e atitudes que visam a promoção de um clima agradável e positivo entre todos.

Com tudo isso que falamos: você sabe como anda a ética profissional nos corredores da sua empresa? Para ajudar a promover esses benefícios — independentemente da sua resposta —, não deixe de conferir as dicas abaixo!

Como promover a ética profissional no ambiente de trabalho

Agora que você já domina tudo sobre ética profissional, que tal compreender como aplicá-la e estimular?

São questões simples de exercitar, no dia a dia, mas que fazem uma grande diferença no momento atual. São elas:

Promova a honestidade

Do departamento pessoal da empresa aos líderes. O exemplo deve ser uma constante: a verdade, acima das consequências.

Estimule a honestidade para que os erros sirvam de aprendizado, e não como um problema com elevado risco de crescer exponencialmente com outros segredos.

Respeito o sigilo

O sigilo acima citado difere da questão aqui presente. Afinal de contas, existem situações em que o sigilo faz bem à equipe como um todo — como um problema pessoal de um colega.

Isso não precisa ser levado às claras para todos, pois, pode contaminar o ambiente de trabalho.

Portanto, a ética profissional no ambiente de trabalho também envolve segredos, muitas vezes.

Comprometimento

O comprometimento é uma questão básica. Só que vale reforçá-la dentro de um guia com tudo sobre ética profissional, uma vez que ela vai acompanhar a reputação do indivíduo por toda a carreira.

Prudência

Um pouco de prudência não faz mal a ninguém — especialmente, no ambiente de trabalho. Isso vale tanto para evitar inimizades quanto para alimentar sentimentos negativos (como a inveja em decorrência do sucesso alheio).

Por isso, é importante aprender a racionalizar as emoções, no local de trabalho, evitando e fazendo a gestão de conflitos de todos os tipos dessa maneira.

Humildade

Mais uma qualidade que envolve muitos fatores da ética profissional.

Com humildade, evita-se inimizades, o desenvolvimento coletivo é facilitado e a empresa — e todos os envolvidos — convivem em harmonia, e com naturalidade.

Privacidade

Respeito ao espaço do colega, à sua vida pessoal, orientação sexual, crença, raça…

O respeito impera, nesse contexto, e seguir a sua prática contribui positivamente com a manutenção e o enriquecimento do ambiente de trabalho positivo para todos.

Com isso, qualquer elemento negativo e antiético podem ser minimizados antes mesmo de assumirem proporções maiores.

O resultado imediato da aplicação dessas atitudes éticas no ambiente de trabalho é que por meio da ética profissional a manutenção do ambiente de trabalho pode seguir em uma ascendente.

Algo fundamental para agregar mais:

  • colaboração;
  • produtividade;
  • positivismo;
  • valores em geral.

Com esse passo a passo com tudo sobre ética profissional esperamos ajudar você a disseminá-la por toda empresa.

Para fazer um acompanhamento ainda mais profissional de pontos tão importantes para a empresa,  e propor melhorias estratégicas, tanto na cultura como no clima, bem como em outros setores da organização, você pode contar com o auxílio da tecnologia.

Xerpa é um software para RH, com um sistema que atua na otimização de processos como overview, admissão e demissão, contratação, holeries, controle de férias e mais. Além de ser uma forma de como melhorar a produtividade no trabalho, ainda reduz 30% dos custos do seu RH.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *