treinamento para motivar funcionários

5 passos para implementar um treinamento para motivar funcionários

Atualmente, a desmotivação no ambiente de trabalho é um dos principais desafios que as empresas precisam superar. No Brasil, o número de trabalhadores com carteira assinada que estão insatisfeitos com seu trabalho chega a 56% de acordo com uma pesquisa do Instituto Locomotiva.

Quando não levada a sério, a desmotivação pode se tornar um problema sério, tanto para as organizações quanto para os próprios funcionários que visam uma chance de crescer.

A desmotivação profissional é causada por diversos fatores gerados na rotina de trabalho. O número excessivo de tarefas, chefes muito exigentes, metas inalcançáveis, obrigações e cobranças a todo momento. Enfim, há diversas situações que podem tornar o dia a dia do empregado tóxico.

Além disso, o cenário brasileiro atual é desafiador para as empresas, portanto, estimular seus colaboradores deve estar no topo das prioridades.

Portanto a motivação da equipe é um dos principais pontos para que os colaboradores possam aumentar seu nível de participação, comprometimento e de relacionamento com os demais funcionários.

Para tornar possível, a empresa deve desenvolver um programa de treinamento para motivar funcionários. Dessa forma, conseguirá incentivar o crescimento profissional e engajamento dos empregados. Para isso, é necessário:

  • estabelecer o público-alvo, ou seja quais funcionários ou setores estão mais desmotivados e demandam treinamento;
  • elaborar um cronograma e defina quais serão as metas e objetivos;
  • escolher a metodologia utilizado, seja vídeo aulas, dinâmicas em grupo, entre outras;
  • determinar qual será o profissional mais adequado para ministrar o treinamento;
  • promova a interação dos participantes.

Você sabe qual é a melhor forma de investir na motivação de seus colaboradores? Acompanhe a leitura deste post e descubra como montar uma equipe totalmente engajada, aqui!

 

Por que manter os colaboradores motivados?

A motivação é o combustível que move as engrenagens de uma corporação. Quando os funcionários não são motivados passam, gradativamente, a serem menos produtivos.

Com o tempo, todo o time terá baixos incentivos e insatisfação no trabalho – consequentemente os resultados da empresa também apenas cairão.

Portanto, é necessário manter a motivação em um nível elevado para melhorar a produtividade e ajudar os funcionários a serem mais felizes fazendo seus trabalhos. Assim, a equipe será muito mais eficiente, eficaz e efetivaDiferente do que falamos anteriormente, os resultados da organização subirão!

 

Como o RH pode atuar para melhorar a situação?

O setor de Recursos Humanos é responsável por realizar a gestão de pessoas da empresa. Portanto, é o aliado essencial para combater a desmotivação dos empregados.

Esse setor acompanha o desenvolvimento de cada um dos colaboradores. O RH seleciona, gere e guia os empregados na direção de seus objetivos dentro da empresa, além de proporcionar seu bem-estar e qualidade de vida.

Assim, pode administrar e motivar a equipe, garantindo a produtividade e resultados, além de manter os interesses da organização e dos colaboradores alinhados.

Algumas ações do RH que podem melhorar a motivação dos funcionários são:

 

O que é treinamento para motivar funcionários?

O treinamento motivacional é um programa baseado em metas futuras, focando em desenvolver as habilidades dos profissionais e promover seu engajamento no trabalho.

Seu objetivo é manter os empregados motivados à medida que a empresa estimula seu potencial de crescimento e de produtividade.

Ao adotar um treinamento para motivar funcionários, a empresa pode contar com diversos benefícios, como:

 

Como ele pode ajudar os funcionários?

Esse tipo de treinamento traz vantagens não apenas para os negócios, mas também para a qualidade do trabalho dos profissionais.

No desenvolvimento do treinamento, é necessário identificar as demandas, defeitos e qualidades de cada um. Por isso, alguém que conheça o cenário dos trabalhadores deve auxiliar e ser o responsável pela motivação.

Dessa forma, será possível ajustar as falhas nessa rotina e encontrar as suas origens. Ao final do treinamento para motivar funcionários deve ser encontradas soluções que se encaixem no ambiente de trabalho e melhorem a vida dos funcionários.

Logo, os colaboradores contarão com um ambiente mais saudável para se trabalhar, tornando-se mais felizes, motivados e engajados em seus trabalhos.

 

Como implementar esse tipo de treinamento?

Primeiramente, para executar um treinamento para motivar funcionários de sucesso, é preciso definir 5 passos:

  1. estabelecer o público-alvo, ou seja quais funcionários ou setores estão mais desmotivados e demandam treinamento;
  2. elaborar um cronograma e defina quais serão as metas e objetivos;
  3. escolher a metodologia utilizada, seja vídeo aulas, dinâmicas em grupo, entre outras;
  4. determinar qual será o profissional mais adequado para ministrar o treinamento;
  5. promova a interação dos participantes.

Explicamos melhor essa passo a passo logo abaixo!

 

1. Conheça o público-alvo

Apenas conhecendo bem a equipe, a empresa entenderá o real motivo para a desmotivação.

Assim, será possível construir um treinamento impactante e que tenha realmente um significado para o time.

Portanto, o primeiro passo do treinamento motivacional de sucesso é a empatia do treinador. Ele deve se colocar no lugar dos colaboradores  para tentar enxergar o mundo por meio dos olhos dessa pessoa.

 

2. Defina os objetivos do treinamento

Outro passo muito importante do treinamento para motivar funcionários é a definição de objetivos claros, como por exemplo aumentar a produtividade da equipe, melhorar o clima interno, entre outros.

Desse modo, será possível passar uma mensagem objetiva e certeira aos participantes.

 

3. Escolha a melhor metodologia

A empresa deve escolher qual a melhor forma de realizar um treinamento para motivar funcionários. Há diversas metodologias disponíveis, o RH pode auxiliar nessa escolha por meio de seu conhecimento sobre os funcionários.

Dependendo do nível de escolaridade, idade e cargos dos empregados, eles podem preferir vídeos aulas, alguns podem aproveitar mais o conteúdo por meio de palestras. Enquanto outras ainda podem optar por dinâmicas em grupos.

O organizador do treinamento deve saber qual a abordagem adequada, caso contrário a atividade se tornará cansativa e não será proveitosa.

 

4. Escolher o melhor especialista

Caso a organização não tenha nenhum colaborador adequado para ministrar o treinamento para motivar funcionários, é possível contratar uma empresa especializada.

Ministrar um treinamento exige bastante preparo e dedicação, principalmente porque isso influencia diretamente no treinamento. Portanto, busque um profissional em uma empresa especializada em treinamentos.

O profissional escolhido deve ser uma pessoa comunicativa e que desperte a empatia dos participantes.

 

5. Promova a interação dos funcionários

Os resultados do treinamento para motivar funcionários apenas serão positivos se os colaboradores participarem de fato.

Por isso, é fundamental estimular a participação do público. Isso ajudará os funcionários a desenvolverem suas competências e contribuírem para que os processos internos da empresa realmente melhorem.

 

É importante ter em mente que não é preciso gastar muito para realizar um bom treinamento para motivar funcionários.

Muitas vezes, as empresas desistem por acreditarem que irão ter altos custos, mas as consequências de um time desmotivado podem ser muito mais altas.

Portanto, acompanhe de perto e ofereça treinamentos sempre que necessário. Assim, você estará direcionando a todos para que trabalharem de forma mais produtiva e melhor.

 

Esse conteúdo ajudou você a entender melhor sobre a motivação dos funcionários? Então siga a Xerpa no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn!

 

 

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.