treinamento em realidade virtual

Treinamento em realidade virtual: exemplos de como aplicar e as tendências do setor

Por meio de simulações, o treinamento em realidade virtual pode criar um ambiente inteiramente dedicado ao aprendizado para os colaboradores. Com isso, propõe-se um modelo diferenciado para a absorção do conhecimento, o que pode facilitar o aprendizado e revolucionar a prática na sua empresa.

Indo além das possibilidades que o cinema apresentou, nos últimos anos, a tecnologia já possibilita o uso da realidade virtual no treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores, sabia?

Por meio de acessórios que possibilitem essa imersão de qualidade em um cenário interativo e inteiramente virtual, os colaboradores  participam de um treinamento em realidade virtual, onde aprendem, se divertem e são estimulados a engajarem cada vez mais, até que o conhecimento seja uma agradável consequência dessa interatividade.

Essa ideia é especialmente válida, quando ao treinamento em realidade virtual é aplicado em setores nos quais os riscos são elevados.

Como resultado, a tecnologia estabelece uma área segura para que os profissionais não sejam expostos a riscos desnecessários e, ainda, qualifiquem-se sempre mais.

Quer saber mais sobe o treinamento em realidade virtual? Continue, então, com esta leitura!

A treinamento em realidade virtual na construção civil

Como citamos acima, os setores com elevado risco são um dos mais propícios a receberem a realidade virtual no treinamento e desenvolvimento de profissionais.

Um exemplo disso: a construção de um ambiente virtual que simule as condições perigosas em um canteiro de obras. Com isso, por meio de testes, os profissionais vão ser submetidos aos rigores dessas circunstâncias, mas sem os perigos reais que podem acontecer diante desses cenários.

Confira alguns treinamentos e capacitação de funcionários que já têm sido aplicados, na construção civil, com essa tecnologia:

  • orientações para o colaborador aprender a identificar situações de perigo;
  • treinamento para o manuseio qualificado de empilhadeiras;
  • treinamentos focados no uso de andaimes;
  • treinamentos com enfoque nas responsabilidades de quem trabalha com ferro.

Para isso, são fornecidos óculos de realidade virtual que fazem a simulação ter uma imersão maior, na perspectiva dos trabalhadores.

Muito útil para reduzir os riscos e perigos para que os profissionais convivam com uma rotina de aprendizado.

Um uso criativo desse tipo de tecnologia

Que tal a consideração do uso de treinamento em realidade virtual, mas tendo como foco a conscientização ou mesmo o fim da discriminação no ambiente de trabalho?

Um exemplo recente disso foi pensado pela Universidade de Stanford, e do qual a NFL se colocou à frente de sua aplicação.

A ideia é colocar o usuário em um cenário no qual alguém de pele branca, e racista, começa a ofender ostensivamente a pessoa — cujo avatar é negro.

Esse tipo de situação “sinta na pele” ainda está em estágios iniciais de aplicação, mas já permite um deslumbre do que pode ser feito para que as pessoas se tornem mais e mais conscientes de que as diferenças são meras características, e não determinantes para uma opinião formada sobre o outro.

A realidade virtual no treinamento e desenvolvimento no setor médico

A medicina também tem sido beneficiada com a tecnologia de realidade virtual em treinamento de colaboradores. Afinal, os métodos aplicados são mais realistas e imersivos, mas sem a necessidade de fazer isso em um paciente.

Com o tempo, a realidade virtual vai possibilitar mais aprofundamento para os médicos e enfermeiros se especializarem sem que, com isso, o setor arque com muitas despesas. Sem falar, é claro, na possibilidade de tornar o aprendizado mais prático e engajado por meio de jogos virtuais.

O uso da tecnologia no varejo

O empreendedor varejista também pode usar o treinamento em realidade virtual, sabia?

O próprio Walmart, um dos grandes nomes do setor, já está fazendo uso desse tipo de solução.

No programa, os usuários são submetidos a cenários onde a tomada de decisão vai definir os rumos do jogo. Dependendo das escolhas, os profissionais vão entender, na prática, as consequências de suas escolhas.

Assim, quando enfrentarem a situação real, já vão ter uma série de aprendizados para que a decisão seja a mais assertiva possível.

O potencial do treinamento em realidade virtual é imenso

Pelo que vimos, a tecnologia tem aplicações distintas, mas amplas e aproveitáveis para uma imensidão de setores produtivos do mercado.

Como ainda estão sendo elaboradas novas possibilidades de aplicação para a realidade virtual, podemos destacar que os limites estão bem distantes, ainda.

Além da realidade virtual em treinamento, existem diferentes tipos de tecnologia para auxiliar o dia a dia da empresa, seja no treinamento e capacitação de colaboradores, na admissão de funcionários, processos seletivos, controles de folha de pagamento e muito mais.

A Xerpa é uma plataforma de Recursos Humanos que usa a tecnologia para oferecer benefícios como:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionado à questões legais e gestão de informação da empresa.

Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

E se você quer ficar por dentro do que o mercado está fazendo, nessa direção, em busca de novas ideias para aplicar no RH da sua empresa, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e para seguir-nos no Instagram, no Twitter e no LinkedIn! Assim, você vai ficar sabendo em primeira mão todas as nossas dicas e novidades sobre a qualificação do seu setor de RH!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.