treinamento de onboarding

Como construir um treinamento onboarding eficaz? 7 etapas para receber um novo colaborador!

O treinamento de onboarding tem sido cada vez mais relevante dentro das empresas porque aumenta o engajamento do profissional desde antes do colaborador ter o seu primeiro dia de trabalho.

Além disso, o treinamento onboarding consiste em facilitar a familiaridade do profissional com a nova rotina, promovendo significativas melhorias nesses primeiros dias.

Para tanto, um bom treinamento de onboarding pode ser feito por meio de:

  • um plano de ação detalhado;
  • monitoramento das etapas do processo;
  • criação de um manual;
  • mentores;
  • feedbacks.

Só que isso tudo só pode ser realizado quando existe um alinhamento de interesses, expectativas e objetivos entre a liderança de cada departamento e o setor de RH da empresa.

É por isso que ao longo deste post vamos:

  • abordar esse trabalho em equipe;
  • mostrar o passo a passo de como montar um treinamento de onboarding diferenciado.

Confira!

O que é treinamento onboarding?

O treinamento onboarding nada mais é do que uma ação estratégica e direcionada a um objetivo específico de treinamento corporativo.

No geral, ele é aplicado para facilitar a integração de novos funcionários com toda a organização bem como:

  • com a nova rotina;
  • e os seus colegas de trabalho.

Benefícios do treinamento onboarding

O objetivo do treinamento onboarding é fazer com que os novos colabores enfrentem menos obstáculos e adversidades ao tentarem absorver as novas atividades.

Esse modelo de treinamento também pode ser usado para:

A seguir vamos apresentar um passo a passo de como criar um treinamento de onboarding. Em seguida vamos listar alguns dos principais erros que as empresas tendem a cometer ao planejá-lo e executá-lo.

Como construir um treinamento onboarding em 7 passos

Abaixo, reunimos algumas dicas de como construir um treinamento onboarding que podem ajudar na composição de um treinamento:

  • preciso;
  • alinhado aos valores da empresa;
  • que atenda às expectativas dos profissionais recém-contratados.

Continue lendo e anote nossas dicas!

1. Crie um plano de ação e um checklist

Lembre-se de resgatar os valores institucionais da empresa ao planejar o treinamento de onboarding.

O que é importante que os profissionais saibam?

Quais são os comportamentos e atitudes esperados?

Como a sua marca se porta diante dos mais diversos assuntos?

Monte um check-list que vai ajudar a compor o treinamento, de maneira que ele seja:

  • objetivo;
  • transparente;
  • criativo.

Isso tudo ajuda a aproximar a empresa do funcionário e gerar uma empatia e familiarização maiores em pouco tempo.

2. Prepare o local de trabalho para receber o novo funcionário

É preciso que sua empresa se prepare para receber os novos colaboradores. Para isso é importante preparar o local de trabalho:

  • adequando os móveis;
  • organizando as senhas de acesso;
  • criando endereço de e-mail;
  • confeccionando crachá;
  • indicando um computador para trabalho, entre outros acessórios e equipamentos.

Nessa fase também é importante comunicar aos outros membros da empresa sobre a chegada do novo profissional. Isso facilita a integração.

Com esse check-list, fica difícil esquecer qualquer coisa antes de recebê-lo para o primeiro dia de trabalho.

3. Acompanhe todas as etapas do processo

O setor de RH tem participação central no treinamento de onboarding. Cabe à sua equipe de recursos humanos o acompanhamento de todas as etapas dessa fase.

Concentrando a tarefa dentro do setor de RH fica mais fácil monitorar o processo como um todo e identificar melhorias para tornar todo o treinamento mais ágil e assertivo.

4. Saia do lugar-comum

Experimente fugir das mesmas ações que parecem dizer algo diferente, mas só mudam de roupagem.

Com um treinamento de onboarding personalizado e diferenciado é possível que as informações apresentadas sejam retidas com mais facilidade.

Por exemplo, o uso da gamificação no onboarding é uma estratégia lúdica e divertida, que cria situações nas quais os participantes interagem como em um jogo.

Por meio desse modelo de treinamento o processo fica mais interativo garantindo uma maior e melhor assimilação das informações compartilhadas. Aprender de maneira divertida é uma coisa rica em múltiplas camadas.

As dinâmicas em grupo também são boas opções para o onboarding.

5. Crie um manual

Um manual didático, objetivo e claro pode ser uma maneira interessante de transmitir informações aos colaboradores.

Além disso ele pode servir como material de consulta ao longo dos dias, afinal no onboarding são muitas informações compartilhadas juntas e algumas podem acabar se perdendo.

O manual é um material de apoio ao onboarding. Ele reúne informações técnicas que o funcionário irá precisar recordar com o passar dos dias.

Sempre à mão, pode ser uma maneira rápida e assertiva de fazê-lo inteirar-se mais a respeito de tudo o que acontece ao seu redor.

O manual deve ser adaptável para diferentes cargos e também em níveis hierárquicos. Quanto mais personalizado, melhor.

6. Estabeleça mentores

A mentoria é uma boa maneira de garantir que o profissional recém-contratado saiba a quem recorrer diante de uma dúvida. Além dos profissionais do RH, delegue uma pessoa para acompanhar o treinamento onboarding desse nvo colaborador.

O sistema de mentoria ajuda o funcionário a criar vínculo mais rápido, garantindo uma integração rápida e eficiente com a empresa e seus processos.

Além disso, a figura do mentor é acolhedora, em um ambiente ainda desconhecido.

Para colocar essa etapa em prática, indicamos que leia o artigo; “Como desenvolver um programa de orientação na empresa?”. 

7. Obtenha feedbacks

Por fim, atente-se à importância da cultura do feedback para o treinamento de onboarding.

Assim que o processo de onboarding for finalizado reúna-se com os participantes e entenda o que eles acharam do processo e se suas expectativas foram cumpridas.

Busque captar quais foram as maiores dificuldades dos novos colaboradores e o que eles acham que não fez diferença no treinamento de onboarding.

Deixe aberto um espaço para que os funcionários compartilhem seus próprios comentários e opiniões sobre o treinamento.

Esse material vai ajudar a garantir que o treinamento de onboarding seja otimizado para os próximos processos seletivos.

Se você tem dúvidas sobre como realizar essa etapa do treinamento onboarding, indicamos que acesse o artigo; Como fazer feedback com funcionários: 7 passos – você pode estar fazendo isso errado!”. 

Vale a pena também, assistir ao vídeo abaixo e ampliar suas referências sobre a cultura de feedbacks.

Quais são os erros de onboarding mais comuns?

Criar um processo de onboarding traz muitos benefícios para a empresa, entretanto, para garantir que você vai tirar o melhor de cada uma dessas vantagens é preciso organizar um planejamento de treinamento com objetivos bem definidos.

Sem um bom plano, o objetivo de aproximar o novo funcionário da realidade da empresa pode falhar. Nesses casos o treinamento apenas consumiria o tempo das pessoas envolvidas sem alcançar os resultados esperados.

Entre os problemas que podem ser gerados por erros cometidos durante o treinamento de onboarding estão:

  • ausência de um senso de pertencimento, afastando os colaboradores dos pilares institucionais da organização;
  • excesso de informações, o que dificulta a absorção das ideias, conceitos e atividades;
  • excesso de tecnologia e recursos, o que impede a pessoa de aprender a manejá-las a tempo;
  • trabalho genérico e pouco personalizado, criando um estranhamento com o que é transmitido no treinamento de onboarding e o que a empresa realmente espera dos seus funcionários.

Para evitar problemas como os listados acima, volte ao nosso checklist com o passo a passo de como criar um treinamento onboarding e siga cada etapa com seriedade e com o apoio de gestores de cada setor e do RH.

Com isso, finalizamos o nosso artigo, mas isso não significa que a discussão sobre o assunto tenha chegado ao fim. Se você ainda está em busca de mais ideias para promover um onboarding diferenciado para a sua empresa, continue conosco. Temos um artigo que oferece ainda mais dicas para você melhorar esse processo na sua organização!

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