Como colocar em prática um treinamento corporativo eficiente?

A alta competitividade vivida pelas empresas no mercado atual tem exigido delas, cada vez mais, uma alta performance para que continuem crescendo e consigam acompanhar suas concorrentes. Nesse cenário, é fundamental que elas contem com profissionais capacitados e bem treinados, o que tem estimulado uma cultura corporativa de treinamentos.

Muitas empresas no Brasil já perceberam a necessidade de investir na busca de conhecimentos para aumentar a competitividade e se diferenciar no mercado. E é por esse e outros diversos motivos que a realização de treinamentos corporativos passou a ser uma estratégia importante para os negócios.

A realidade das empresas se transformou, mais do que apenas oferecer bons salários e conjunto de benefícios flexíveis, é importante que os colaboradores contem com recursos e conhecimentos suficientes para que consigam desenvolver suas tarefas com máximo desempenho e no menor tempo possível, além de desenvolver habilidades que permitam melhorar e otimizar processos.

Levar em conta o desenvolvimento de cada membro de seu time é essencial para que a empresa consiga ter um retorno maior na qualidade e rendimento de seus serviços e relação com seus clientes.

Para que isso se torne real, é necessário que sua empresa busque sempre incentivar o treinamento e desenvolvimento de cada funcionário, fornecendo recursos e materiais necessários para a educação corporativa.

 

O que é treinamento corporativo?  

Os treinamentos corporativos são um conjunto de aulas e práticas de educação que visam aprimorar as habilidades de uma pessoa de acordo com o trabalho que ela desenvolve em sua função. Eles podem ser direcionados a qualquer um, independente de seu cargo – desde funcionários que trabalham na linha de frente de produção até aqueles que ocupam cargo de liderança.

Essa capacitação pode ser de natureza técnica ou comportamental, além de ter diversas finalidades, como o melhoramento da comunicação interpessoal das equipes, atualização profissional, ensinamento de novas habilidades e até para o aprendizado de novas ferramentas que serão inseridas na rotina de trabalho

Além disso, podem ser desenvolvidos pela própria empresa, ser ministrado por especialistas contratados ou, quando não presencial, ser feito a partir de uma plataforma da internet.

Uma equipe bem treinada é capaz de aumentar a produtividade, inovar em suas atividades e conseguir fechar mais negócios para a organização. Além disso, os benefícios proporcionados não são apenas para a empresa, os funcionários aprovam esse tipo de ação e se tornam mais motivados com suas tarefas.

Quando a possibilidade de realizar treinamentos é oferecida para o profissional, ele passa a perceber a sua importância para a organização em que trabalha, encarando a oportunidade como uma chance de crescer profissionalmente.

Os objetivos da educação corporativa deve ser sempre trazer meios inovadores para melhorar as habilidades pessoais para que o funcionário desenvolva melhor seu trabalho individual, mas acima de tudo, que aprimore suas capacidades para trabalhar em equipe.

Assim, o programa de treinamentos deve ser preparado para aprimorar algumas competências, como o relacionamento interpessoal, delegação de tarefas, condução de reuniões, gestão de pessoas, preparação de feedbacks, técnicas de apresentação, entre outras habilidades que sejam fundamentais para seus funcionários conseguirem entregar melhores resultados em suas tarefas.

 

Como planejar e realizar um treinamento  de sucesso?

Há diversas empresas no mercado que são especializadas em dar treinamentos corporativos. Elas já possuem uma base estruturada com um conjunto de práticas, teorias e aplicações específicas que já foram testadas e aprovadas pelo mercado.

Normalmente, oferecem mecanismos como vídeoaulas, dinâmicas em grupo, apresentação de trabalhos e simulação de cenários de crises e outras situações em que o funcionário precisa estar preparado para vivenciar em seu trabalho.

Entretanto, muitas empresas preferem cursos exclusivos que sejam focados e personalizados para que seu time seja especializado em seu perfil de negócio. Portanto, é responsabilidade do departamento de recursos humanos definir qual será é o modelo mais interessante para sua empresa em determinada situação.

Para que o RH monte um bom treinamento, deve pensar em como adaptar essa estratégia na realidade de sua empresa e entender que é necessário um bom planejamento de execução. Portanto, o primeiro passo é estudar quais são os objetivos que a empresa visa atingir.

A partir disso, é necessário realizar pesquisas para entender seu público, no caso os funcionários. Você deverá fazer um questionário com toda a empresa para responder uma série de perguntas, como para qual setor será direcionado? Quais as atividades desenvolvidas por esse time? Qual o perfil demográfico e comportamental? Quais são as carências e necessidades desses profissionais? Como um treinamento irá ajudá-los?

Esses questionamentos são essenciais para entender o que o “público-alvo” precisa e definir os detalhes do treinamento, as ferramentas que serão utilizadas, sua abordagem e qual o melhor tipo de conteúdo para ser trabalhado com cada um.

Após definir as necessidades dos colaboradores, é preciso descobrir as da empresa. Essa tarefa se resume em levantar as últimas falhas cometidas pela corporação, verificar documentos com avaliações de desempenho dos últimos meses, realizar pesquisas de clima e, principalmente, considerar a avaliação de satisfação dos clientes.

A partir dessas informações, você conseguirá ter uma visão geral da corporação e, assim, propor treinamentos mais direcionados e estruturados que serão capazes de ajudar a empresa a conquistar maiores resultados.

Depois de definir as necessidades do grupo que passará pelo treinamento, é necessário estabelecer metas específicas a serem alcançadas, como por exemplo, em “x” meses, o departamento de vendas deverá aumentar o número de negócios fechados em “y”%.

Os objetivos estabelecidos devem ser levantados após identificar as necessidades da empresa e deficiências do grupo analisado. Além disso, precisam ser metas reais e possíveis de serem cumpridas. No entanto, busque sempre traçar desafios cada vez maiores, para que a equipe esteja sempre em busca de se superar.

O próximo passo é relacionar as necessidades e metas já levantados para definir quais os assuntos que devem ser abordados durante a capacitação para estruturar um treinamento de sucesso. Por exemplo, se um dos objetivos é aumentar as vendas, é preciso buscar temas, como “x práticas e argumentos eficientes para convencer clientes”  e exemplos bem-sucedidos de outras empresas. Dessa forma, é possível alinhar os temas às metas esperadas e ter mais chance de alcançá-las.

Após a parte teórica definida, é a hora de você pensar na prática do treinamento. Definir como será executado sem tirar os funcionários por muito tempo de seus afazeres, se as aulas serão presenciais ou pela internet, quais tecnologias serão usadas, qual será o tempo que o colaborador deverá se dedicar, se poderão criar seu próprio modo de estudo ou se deverão cumprir um cronograma fixo.

Após decidir o melhor caminho, é importante mensurar o tempo de duração dos cursos e os custos da sua realização para a empresa. O RH deve estar ciente dos valores que serão gastos com essa atividade, pois para garantir o real sucesso do treinamento, os valores não podem trazer prejuízos financeiros para a  empresa.

É sempre importante buscar meios rentáveis para os negócios. Uma opção de treinamento que tem sido muito aplicada pelas empresas para garantir uma maior economia é o ensino à distância por meio de plataformas onlines. Além de reduzirem gastos, eles oferecem benefícios, como uma maior flexibilidade de horários para os alunos e a facilidade de atualização de seus conhecimentos.

 

Caso de sucesso para se inspirar

Um case de sucesso de treinamentos que vale a pena se inspirar é o criado pela empresa Tigre, que é referência na venda de soluções para construções. A realização de treinamentos para capacitar os profissionais que vendem seus produtos sempre foi uma preocupação da corporação.

Para que isso fosse possível, a Tigre colocou em prática seu projeto de cursos onlines para preparar seus colaboradores. Assim, criou a plataforma MundoTigre em que é possível selecionar duas opções, se você é um profissional da construção cívil ou um gestor.

Ela oferece programas de relacionamento, agenda com os próximos treinamentos e uma série de outros benefícios para que o profissional se torne um especialista.

 

E a sua empresa, já possui um programa de treinamentos eficiente? A Xerpa pode te ajudar nessa missão.

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