Transformando sonhos em objetivos

Transformar sonhos em objetivos: 8 passos para alcançar as suas metas

É inegável que todos nós temos sonhos. Seja construir uma carreira de sucesso, encontrar alguém para compartilhar a vida ou fazer aquela viagem para o exterior, os sonhos são uma forma de nos mantermos motivados a fazer as tarefas do dia a dia e almejar conquistas maiores.

No entanto, é essencial saber como transformar sonhos em objetivos para tirá-los do campo irreal e torná-los palpáveis, permitindo-os fazer uma real diferença em nossa vida.

Porém, precisamos dizer que essa não é uma tarefa fácil. Muitas vezes o trabalho é moroso e exige muito comprometimento para que as idealizações sejam trazidas para o papel. 

Sabendo disso, aqui neste artigo detalharemos todos os passos para transformar sonhos em objetivos, confira-os:

  • Entenda quais são as suas prioridades;
  • Transforme seus sonhos em metas plausíveis;
  • Coloque a mão na massa;
  • Encontre meios de se manter motivado;
  • Acompanhe o seu próprio processo;
  • Evite a procrastinação;
  • Não tenha medo em alterar o seu planejamento;
  • Tente pensar em seu sonho dentro de um contexto maior.

Com eles você aprenderá não apenas a transformar sonhos em objetivos, mas também novas maneiras de realizá-los. Desse modo, viverá uma vida muito mais leve e focada em suas metas pessoais. Continue acompanhando e descubra tudo o que precisa para tirar os sonhos do papel!

Diferenças entre sonhos e objetivos

Até aqui, com toda a certeza você já percebeu que transformar sonhos em objetivos é uma tarefa necessária para quem deseja ter uma vida cheia de realizações. Porém, você sabe qual é a real diferença entre esses dois propósitos? Confira abaixo e entenda mais! 

Sonhos 

O sonho se trata de um desejo muito intenso de viver, realizar ou obter determinada experiência. Comumente ele se trata de um reflexo da personalidade do indivíduo, a qual se expande em uma meta que engloba seu perfil e compreende grandes momentos de sua vida.

Normalmente os sonhos não são específicos e se tratam de vislumbres gerais sobre possibilidades de vida. Por exemplo, uma viagem ao exterior, mas sem detalhes sobre datas, hospedagem, passagens e pontos turísticos detalhados. 

Além disso, geralmente o sonho se trata de algo a longo prazo, sem uma perspectiva exata de quando acontecerá. É como uma meta quase que inalcançável, a qual o indivíduo pensa em realizar, mas não trabalha, de fato, por ela. 

Objetivos

Os objetivos, por sua vez, ficam dentro de um campo muito mais prático e possuem metas a curto, médio e longo prazo. Além disso, eles costumam ser idealizados já com um caminho para que sejam alcançados, bem como uma série de ações que serão necessárias para ele se torne real. 

Ou seja, um objetivo trata diretamente de fatores como:

  • Quando;
  • Onde;
  • Como;
  • Quanto tempo durará;
  • Qual será o custo necessário;
  • Preparativos necessários.
  • Passos a serem dados, além de muitos outros pontos. 

Como você pode perceber, quando um sonho é transformado em objetivo ele se torna mais passível de ser realizado, porque sai do campo das ideias e passa a integrar o dia a dia do indivíduo. 

Esse, por sua vez, trabalha de modo a realizá-lo integralmente, vivendo uma rotina mais motivada.

Quer descobrir novos meios de manter a sua motivação para as tarefas diárias lá em cima? Confira aqui mais neste artigo! Luz, câmera, motivação: 7 filmes de liderança e motivação para assistir agora!

Transformar sonhos em objetivos: 8 passos para realizar suas metas

Agora que você já sabe a diferença entre sonhos e objetivos, já conseguiu perceber que transformar o primeiro no segundo é uma tarefa que pode te ajudar bastante ao longo da sua trajetória de vida, tornando-a mais leve e muito mais feliz. 

Sabendo disso, aqui neste artigo criamos 8 passos simples para você trazer para a prática em sua rotina, transformando seus sonhos em objetivos e tirando-os do papel. Continue acompanhando e confira tudo sobre como transformar sonhos em objetivos e nunca mais dê desculpas para não tirar aquela ideia que tanto deseja do papel!

1. Entenda quais são as suas prioridades

Quando falamos sobre sonhos, não é incomum começarmos a divagar e pensar nas mais diferentes realidades que gostaríamos de viver. Esses desejos, por mais intensos e fervorosos que sejam, não devem se tornar uma motivação para que façamos nossas atividades reais e palpáveis. 

Nesse sentido, é muito importante ter em mente quais são seus maiores sonhos e o principal motivo pelo qual eles devem receber uma atenção tão grande. Desse modo, você conseguirá separar o que faz parte da sua imaginação daquilo que realmente é real, cabível e pode ser realizado a curto, médio e longo prazo. 

Para isso, encontre aquele sonho que te deixa mais feliz e te dá uma perspectiva positiva, o qual realmente tem capacidade de transformar sua trajetória depois de acontecer. 

Assim, não adianta sonhar em ganhar na loteria, pois não há nada de concreto que possa fazer para que isso aconteça. Nesse sentido, é muito mais viável sonhar em abrir o seu próprio negócio.

Quando esse sentimento for descoberto, você conseguirá trazê-lo para o mundo real e transformá-lo em uma meta, seguindo para o segundo passo de como transformar sonhos em objetivos.

2. Transforme seus sonhos em metas plausíveis

Tendo em mente o seu principal sonho é chegada a hora de trazê-lo para o campo prático. Ou seja, entender qual será o caminho tomado para que ele aconteça e realmente se torne real.

Neste ponto é preciso entender que transformar sonhos em objetivos é um processo que deve ser dividido em etapas. Em outras palavras, compreender qual trajetória deverá ser percorrida até que o objetivo final seja alcançado, dividindo-a em pequenos propósitos. 

Em exemplo, uma viagem para Paris. Para que ela seja transformada em metas e, consequentemente, em um objetivo, é bacana separá-la em pequenas divisões a serem conquistadas. Alguns pontos interessantes seriam:

  • Obtenção do passaporte; 
  • Compra das passagens aéreas;
  • Criação de um roteiro de passeios; 
  • Reserva de hospedagem;
  • Aluguel de um carro para locomoção na França. 

Em grande parte dos casos as metas giram em torno de perspectivas financeiras, tendo em vista que o custo é o principal empecilho para a realização de sonhos na atualidade. 

Sendo assim, ter essas pequenas metas também é bacana para quem precisa economizar, pois elas funcionam como um incentivo para reduzir os custos de rotina e ajudam no processo de transformar sonhos em objetivos.

3. Coloque a mão na massa 

Um objetivo só pode ser considerado palpável quando realmente se está trabalhando para alcançá-lo. Nesse cenário, para transformar sonhos em objetivos é muito importante não apenas elaborar um planejamento, mas trazê-lo para a prática com afinco. 

Para isso, foque em suas pequenas metas e no que é necessário para cumpri-las. Caso seja adquirir aquele valor a mais, tente encontrar uma segunda fonte de renda e poupar mais o salário, evitando gastos necessários e seguindo rigorosamente o seu planejamento financeiro. 

Se a sua meta não contemplar o campo financeiro e sim atitudes práticas, como uma mudança de vida, tente não esperar pelo próximo dia ou a próxima semana para começar o projeto. Inicie hoje mesmo e sempre tenha em mente o seu sonho final, para que possa lembrá-lo em momentos de desmotivação. 

4. Encontre meios de se manter motivado 

Todos nós enquanto seres humanos precisamos de uma motivação para realizar nossos projetos. Caso contrário, tendemos a abandoná-los pela metade, sem nunca finalizar e alcançar o verdadeiro propósito. 

Sendo assim, ao transformar os seus sonhos em objetivos é fundamental adquirir junto com eles um formato de motivação.

Cada pessoa possui suas próprias características nesse sentido, motivando-se em um padrão diferente, por fatores diversos. 

Portanto, encontre aquilo que faz renascer em você a sua vontade de bater suas próprias metas e de se superar em momentos de crise. 

Pode ser uma foto, uma música, um filme, um livro, uma conversa… O que é importa é que esse seja um ponto para se reencontrar consigo mesmo e lembrar o porquê de estar desprendendo um esforço tão grande. 

5. Acompanhe o seu próprio processo 

Quando falamos no início sobre transformar sonhos em objetivos e metas, tratamos sobre a subdivisão de um grande ideal em pequenos alvos, de modo a tornar cada vez mais plausível o alcance total desse propósito. 

Nesse sentido, é muito importante que depois de ter em mente quais serão suas metas a curto, médio e longo prazo, você saiba também qual o rendimento dentro desse período e o quão perto tem chegado delas. 

Ou seja, não basta apenas realizar os trabalhos, mas mensurá-los para entender se serão suficientes para alcançar o sonho final no tempo estipulado. 

Essa gestão de metas pode ser feita das mais diversas maneiras, desde o uso de itens mais práticos, como indicadores financeiros, até sentimentos, como a sua satisfação ao alcançar uma pequena meta. 

O que importa é que os propósitos estabelecidos não acabem se desconectando em meio a correria do dia a dia, nem percam seu sentido durante a luta para conquistá-los. 

Com o acompanhamento do seu objetivo você entenderá o quão produtivo tem sido e também aprenderá a olhar para si mesmo com mais compaixão, o que é muito importante para se manter conectado consigo e com os seus ideais.

6. Evite a procrastinação 

Esse com toda a certeza é um dos principais pilares quando se trata de transformar sonhos em objetivos. Isso porque ele está diretamente ligado ao descolamento do mundo das ideias e a trazida das metas para a prática, independentemente do quão difíceis elas sejam. 

Quando falamos de um sonho, tratamos sobre algo distante e inalcançável. Ou seja, não lutamos por ele e não estamos necessariamente procrastinando sua realização, porque ela não é, de fato, um propósito real.

No entanto, quando transformamos um sonho em objetivo estamos tornando-o um campo integrante da nossa rotina de trabalho, de estudos e de todos os outros âmbitos possíveis. 

Ou seja, ao não levarmos sua realização a sério e com tanto afinco quando deveríamos, acabamos deixando de lado uma parte importante de nossa vida e também deixamos de conquistar metas alcançáveis.

Nesse sentido, sempre que se sentir desmotivado, lembre do tópico anterior e evite cair na procrastinação, nem que seja apenas por um dia. Desse modo, não haverá riscos de acabar se desconectando das suas metas e deixando de enxergá-las como algo importante para a sua evolução.

7. Não tenha medo em alterar o seu planejamento 

No início, ressaltamos o quanto é importante ter um planejamento de metas para transformar sonhos em objetivos. Afinal, é por meio da construção desse plano que você poderá entender mais sobre o que precisa fazer para viver as experiências que tanto deseja. 

No entanto, muitas vezes ocorrem imprevistos no caminho, os quais precisamos contornar para continuar mantendo a vida nos eixos. Problemas com a família, com o carro ou com o salário são apenas alguns exemplos que sempre exigem um replanejamento de ações para os próximos meses. 

Sendo assim, caso ocorra algo não desejado com você, não se preocupe em adiar sua próxima meta por um mês ou dois. O que importa é manter-se conectado com o objetivo final, de modo a não desanimar por conta dos imprevistos. 

Além disso, procure não se deixar abater caso o incidente seja grande o suficiente para mudar completamente o período ou o modo como você realizará o seu sonho. O que realmente importa é que o caminho para que ele seja esteja alcançado já está sendo construído e isso se revelará um diferencial gigante a curto, médio e longo prazo. 

8. Tente pensar em seu sonho dentro de um contexto maior 

Uma das respostas mais comuns quando tratamos sobre transformar sonhos em objetivos é que, depois que a meta total é atingida, as coisas acabam perdendo o sentido, já que “não há mais pelo que lutar”.

Esse pensamento, de fato, é bem comum, mas pode ser evitado com o entendimento de um contexto bem simples: o seu sonho não é apenas um simples momento e sim todo o contexto da sua vida. Ou seja, um reflexo do seu perfil, suas características e personalidades, enquadrados em uma perspectiva que mudará a sua trajetória. 

Nesse sentido, sempre que lembrar-se do seu sonho, tente se lembrar também do porque ele é tão importante para você. Com essa atitude, evitará se sentir desmotivado e ainda passará por todas as etapas de maneira muito mais saudável, pensando em si mesmo acima de todos os bens materiais e imateriais. 

Dicas finais para tirar os sonhos do papel!

Como você pode perceber, transformar sonhos em objetivos se trata de um processo grande, o qual na maioria das vezes não é nem um pouco fácil. É necessário disciplina e determinação para se manter sempre focado nas metas, bem como um real esforço para que elas possam ser realizadas. 

 

No entanto, com todas essas dicas com certeza você já está preparado para tirar seus sonhos do papel e viver as experiências que sempre sonhou. Sendo assim, se deseja continuar por dentro dos melhores conteúdos, nos siga nas redes sociais! Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn! Por lá estamos sempre postando materiais atualizados para você que deseja criar uma rotina com muito mais energia e qualidade de vida!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.