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Transformação Digital: o que é, por que sua empresa deve investir?

Não precisa ser da área de TI (Tecnologia da Informação) para saber que a transformação digital já é uma necessidade no âmbito corporativo. Empresas em todo planeta já provam a importância desse investimento em tecnologia para assegurar sua competitividade no mercado. 

Transformação digital em empresas, grosso modo, descreve a reestruturação de processos gerais por meio da tecnologia para otimizar a sua produtividade. Ou seja, a organização absorve uma cultura digital visando melhorar o desempenho de suas atividades, ampliar o seu alcance comercial, fortalecer resultados, desenvolver o mindset organizacional, integrar setores, melhorar a comunicação, e assim por diante. 

Se você quiser saber mais sobre os benefícios da tecnologia, exclusivamente, para a gestão do capital humano, recomendamos a leitura deste artigo aqui.

Para entender a sua importância e vantagens de maneira geral para a empresa, continue acompanhando este post. Preparamos um resumo com as principais informações sobre transformação digital e separamos alguns cases de sucesso para inspirar o seu negócio. Boa leitura!

O que é transformação digital?

Há milhares de anos, o surgimento de novas tecnologias vem proporcionando transformações que estimulam a evolução da humanidade. Mais recentemente, surgiram recursos inteligentes como a internet, que incentivaram o começo de uma nova revolução, não mais analógica, mas digital. 

De maneira bem resumida, transformação digital é um fenômeno que incorpora o uso da tecnologia digital para inovar e melhorar processos em diversos âmbitos da sociedade moderna.

Do pedido de um lanche por aplicativo ao arquivamento inteligente de Big Data em ambiente híbrido, os nossos hábitos já são praticamente digitais. Essa transformação tornou diversas atividades cotidianas pessoais e profissionais mais ágeis, práticas, precisas e seguras. 

Vamos ver alguns exemplos? A transformação digital trouxe facilidades como: pedágio sem parada, cobrança gerais por aplicativo, telecomunicação, videoconferências, trabalho remoto, compartilhamento de dados, redes sociais, softwares de automação gerencial, contratação de serviços de transporte, ferramentas de organização pessoal, equipamentos com internet das coisas, previsões meteorológicas, serviços de streaming, dentre outros.

É incontável o volume de vantagens que essa revolução proporcionou. No entanto, ela também nos tornou dependentes e influencia diretamente a sobrevivências social e comercial de diversas pessoas e organizações.

Como a transformação digital afeta a realidade empresarial?

Como vimos a transformação digital acontece em todos os âmbitos da sociedade, inclusive no profissional. Podemos definir que para as empresas, a transformação digital é um processo de mudança estrutural em que a tecnologia assume o protagonismo da gestão

Ou seja, soluções tecnológicas mais modernas passam a integrar todos (ou quase todos) os aspectos de uma organização, intervindo nas rotinas e processos gerais, com o objetivo de otimizar sua produtividade e sustentabilidade competitiva.

Mas não se engane, não basta ter um bom site, estar ativo nas redes sociais ou empregar serviços em nuvem para viver a transformação digital. As aplicações tecnológicas devem potencializar a capacidade comercial do negócio, por isso exigem planejamento estratégico, mudança na cultura organizacional, reestruturação financeira e uma gestão altamente capacitada.

Vamos ver alguns exemplos? No caso do âmbito corporativo, a transformação digital trouxe drives compartilhados, automação operacional, ferramentas SaaS, inteligência artificial, business intelligence, chatbots, softwares de gestão em RH (Recursos Humanos), ferramentas de gerenciamento financeiro, mecanismos de comunicação a distância, divulgação publicitária on-line, e assim por diante.

A transformação digital em empresas é uma consequência de um planejamento inteligente, atual e estratégico, que enxerga oportunidades de crescimento em novidades tecnológicas.

Vale ressaltar que como essa evolução está diretamente ligada a capacidade competitiva do negócio do mercado, a não adoção ou emprego ineficiente de recursos digitais podem dizimar empresas de qualquer segmento, perfil ou tamanho. Em outras palavras, a transformação digital no ambiente corporativo é uma necessidade inevitável.

Por que é importante investir em transformação digital nas empresas?

Agora que você já sabe o que é transformação digital e como ela afeta as organizações, vamos explorar a importância desse fenômeno na realidade corporativa.

Como vimos, há alguns anos, a transformação digital já vem impactando a rotina e as atividades de empresas em todo mundo. E muitas desses impactos estão ligados a produtividade, rentabilidade, faturamento e sobrevivência.

Diante disso, é importante notar que as empresas devem adotar novas tecnologias para otimizar a sua oferta ao mercado, ou seja, melhorar as experiências dos clientes com a marca e reforçar o seu posicionamento. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Sirius Decision, atualmente, 67% da jornada de compra acontece em ambiente digital. Isso significa que seus aplicativos, site e redes sociais são a expressão da sua marca na rede e já são indispensáveis. 

Além disso, uma pesquisa da Gartner Research afirma que 74% das empresas observaram uma melhoria na experiência do cliente após implementar a transformação digital; a satisfação aumentou em 40% e a retenção em 38%.

Ou seja, o cenário digital já faz parte da rotina e da vida das pessoas, tornando a participação das empresas nesse ciclo uma exigência. Diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a importância de dominar o cenário digital se torna ainda mais escrachada. 

É importante pontuar também que os profissionais que compõem a organização precisam estar abertos às mudanças necessárias, afinal a magnitude da transformação digital na organização só será efetiva se o principal instrumento do negócio a fizer acontecer.

Quais os principais benefícios de uma transformação digital eficientes?

Confira a seguir, os principais benefícios da transformação digital no ambiente corporativo.

Processos mais eficientes

A transformação digital permite melhorar os processos internos de um negócio, tornando-os mais simples, rápidos, assertivos e econômicas. 

Ao adotar tecnologia gerenciais, em especial aquelas voltadas para a automação, as atividades ganham produtividade e a equipe motivação. Afinal, eles deixam de gastar energia com tarefas repetitivas e passam a dedicar seu tempo e capacitação em operações mais estratégicas.

Além disso, a automatização de processos permite monitorar, em tempo real, o andamento de todas as atividades do negócio. KPIs (Key Performance Indicator) e equivalentes são adotados para mensurar essa evolução, tornando a tomada de decisões mais fácies para possíveis ajustes e correções.

Praticidade na rotina

Outro benefício de empregar a transformação digital é a praticidade das relações envolvidas no cenário corporativo. 

Por exemplo, atividades que antes eram realizadas off-line passam a ser on-line sem dificuldades. Reuniões, treinamentos, notificações, comunicação entre setores de diferentes áreas, supervisão de atividades, cadastramento, admissões, demissões, dentre outros, são exemplos dessa reestruturação.. 

Não aproveitar essas facilidades que o ambiente digital oferece é retardar o próprio processo de evolução, por isso a implementação de recursos estratégicos deve ser estudada com prioridade.

Novos fluxos de receita

Com a transformação digital, é possível que a empresa encontre novos fluxos de receita capazes de potencializar os seus lucros.

Por exemplo, se uma loja física abre um e-commerce, um novo universo de potenciais clientes pode ser impactado. Ou se um chatbot é instalado em um site, o atendimento ao cliente pode ser otimizado ampliando as chances de conseguir novas receitas.

Ou ainda, se uma empresas adota diversas soluções interligadas, tais como softwares SaaS (vendidos como serviços por assinatura), CRM (Customer Relationship Management), automação de marketing digital, dentre outros, ela é capaz de entender as carências, demandas e preferências do seu público com mais precisão e oferecer soluções mais interessantes.

Vale ressaltar que os resultados desses investimentos estão diretamente ligadas a qualidade das estratégias traçadas no planejamento estratégico, adesão da cultura organizacional e capacidade gerencial.

Melhoria na experiência dos clientes

Outro benefício evidente da transformação digital para empresas é a melhoria no relacionamento com o público-alvo.

Por meio de soluções como a Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e Big Data, as organizações podem melhorar a experiência do cliente com a marca, tornando o atendimento cada vez mais personalizado e eficiente, melhorando as chances de fidelização e retenção. Em outras palavras, essas tecnologias são fontes de insights assertivos.

Essas tecnologias analisam dados e os transformam em ações de captação. Dessa forma, as áreas de marketing, vendas e desenvolvimento de produtos podem criar soluções e ações perfeitas para conquistar e fidelizar clientes.

Ademais, as empresas ganham divulgadores por meio de seus clientes, que fortalecem a sua imagem compartilhando qualidades organizacionais. E com isso, reforçam uma vantagem competitiva.

Quais os principais exemplos de empresas que souberam usar a transformação digital?

Para incentivar a transformação digital no seu negócio, preparamos uma lista com alguns cases de sucesso. Essas empresas adotaram novos processos digitais, de forma criteriosa e responsável, para otimizar a performance de seus negócios.Confira a seguir.

Nissan

A montadora japonesa Nissan vem investindo fortemente, nos últimos anos, em transformação digital. O seu local de trabalho já é totalmente digital e o foco é a unificação de suas unidades.

Para isso, ela direciona recursos para o emprego de sistemas ERPs (Enterprise Resource Planning), um moderno sistema integrado de gestão empresarial. Assim, dados podem ser enviados com segurança entre os processos, permitindo que as operações minimizem falhas e fortaleçam o rendimento geral. 

Víncula

A Vincula é uma multinacional brasileira que oferece dispositivos médicos relacionados à ortopedia, coluna, trauma e crânio maxilo facial. Sua transformação digital também merece destaque porque acelerou a alcance de níveis de qualidade e competitividade internacional.

Ela investiu em projetos de digitalização, segurança de dados, otimização de processos, atendimento, faturamento, cotação, agendamento, potencializando assim, sua produtividade na entrega de valor ao cliente e posicionamento no mercado.

ISS Brasil

A ISS Brasil é uma multinacional que atua com serviços de limpeza, suporte, propriedade, catering, segurança e gestão de instalações. Os seus primeiros passos para implementar a  transformação digital foram na área de Recursos Humanos.

Assim, recursos inteligentes foram empregados para melhorar a organização do setor. Problemas de controle de demanda, comunicação dos trabalhadores em campo com a matriz, lentidão operacional, processamento ineficiente, dentre outros, foram solucionados. 

WW

A WW é uma empresa global de nutrição, que desenvolve programas de emagrecimento e gerenciamento de peso. Ela estruturou sua transformação digital para otimizar o alcance da marca e estender um atendimento mais presente aos clientes.

Para isso, dedicou esforços para lançar mais produtos digitais e desenvolver softwares exclusivos, que tornassem possível a acomodação em nuvem de uma variedade de preferências técnicas para gerenciar a saúde de seus clientes constantemente.

Essas ferramentas oferecem conselhos nutricionais, receitas, informações calóricas, gerenciamento de metas de perda de peso, e assim por diante. 

Sprint

A operadora de telefonia norte-americana Sprint também merece destaque para sua transformação digital. O seu foco principal está na análise de dados, com o intuito de melhorar significativamente a experiência do cliente com a marca.

Dentre as principais ferramentas adotadas pela empresa, o software de código aberto Elastic Stack é o mais interessante. A ferramenta é capaz de gerar 50 TB de dados por logs, disparar e-mails, gerenciar um bancos de dados, avaliar o desempenho do site, dentre outros. 

Desta forma, a Sprint coleta dados essenciais para acompanhar o desempenho de suas transações, desde a navegação básica na rede até compras feitas por telefone. Esse acompanhamento é fundamental para identificar possíveis erros, o momento em que o cliente abandona uma compra e orquestrar planos de correção.

Sicoob Coopercredi

Por fim, vamos explorar a transformação digital da Sicoob Coopercredi, uma cooperativa de economia e crédito mútuo dos servidores municipais de São Paulo, Mauá e Ribeirão Pires.

O foco da empresa era buscar uma ferramentas de automação para mapear processos internos e estruturar estratégias organizacionais mais eficientes. Ao adotar recursos adequados para as suas demandas, a Sicoob Coopercredi conseguiu reduzir o tempo de solicitação de serviços e impressões de documentos, aumentar o rendimento das lideranças, potencializar a segurança de dados e controlar o fluxo operacional.

 Atualmente, os clientes estão interagindo com a empresa de novas maneiras e a sua experiência está influenciando fortemente as decisões de compra. Por isso, as organizações precisam estudar formas de incorporar novas tecnologias e atender essa demanda, de modo a impulsionar o seu crescimento no mercado e superar a concorrência.

A transformação digital oferece soluções que podem revolucionar a cadeia produtiva de um negócio, potencializando suas etapas estratégicas e corrigindo as menos eficientes. E assim, garantir o seu espaço no mercado competitivo.

 

E aí, gostou do artigo? Conseguiu entender a importância de investir em transformação digital? Se por um acaso você ainda tiver alguma dúvida, conta pra gente aqui nos comentários. A gente te ajuda a entender tudo sobre essa questão!

 

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