Transformação Digital: como tornar o seu RH estratégico?

O que é Transformação Digital?

Em termos gerais, definimos a transformação digital como a integração da tecnologia digital em todas as áreas de uma empresa, resultando em mudanças fundamentais na forma como as empresas operam e como elas fornecem valor aos clientes.

Nas empresas, até algum tempo atrás, o setor de RH (Recursos Humanos) era o último a receber essas transformações digitais. Mas, atualmente entende-se o quão importante é que esse departamento também sofra essas mudanças. Reflita.

  • Como você quer o RH dentro da sua empresa? Um RH com filas? Ou um quer que seus funcionários tenham as informação na palma da mão?Você busca uma gestão reativa ou proativa?
  • Você gostaria que seus funcionários sejam passivos ou protagonistas?
  • Você deve fazer feedbacks anuais ou feedbacks diários?
  • Você procura uma empresa com burocracias ou busca experiência?

 

Transformação Digital no RH

Nos últimos anos a transformação digital possibilitou que as equipes do departamento de Recursos Humanos deixem de gastar longas horas fazendo trabalhos administrativos, tenham menos erros com a administração de grandes planilhas e, ainda, possibilita a quebra a barreira entre o setor e a empresa, fazendo com que os dados coletados pela equipe sejam compartilhados, aumentando as chances de outros setores desenvolverem melhores métodos de trabalho e insights que aprimorem a produtividade dos seus colaboradores. Por isso, é tão importante que o RH também passe por uma transformação digital.

Abaixo listamos 5 passos para tornar o seu departamento de Recursos Humanos mais estratégico:

1- Automatização do operacional

Alguns tipos de trabalhos operacionais são muito importantes para determinados departamentos e empresas. Porém, principalmente o departamento de Recursos Humanos, executam muitas tarefas operacionais que podem ser automatizadas para deixar os processos mais rápidos, práticos e com menos erros. É aí que entra a transformação digital.

Ao invés dos funcionários usarem toda a jornada de trabalho realizando apenas um tipo de tarefa, o RH pode usar alguns softwares que facilitam muito determinados trabalhos operacionais como folha de pagamento, férias, benefícios faltas e outros. Essa é uma ação importante que economiza a energia do departamento e otimiza o tempo usado para essas atividades.

Resolva o caos do seu RH, folha de pagamento e gestão de ponto.

 

2- Estabelecimento e acompanhamento de métricas

Se o departamento realiza algum tipo de gestão, então ele possui alguma métrica. No caso do departamento de recursos humanos, essas métricas não são tão simples de mensurar. Com a transformação digital, o RH pode recorrer a programas de computador que podem calcular taxas de rotatividade e produtividade fazendo uma grande diferença para o próprio departamento e para financeiro da empresa.

Quer que o CEO da sua empresa reconheça o seu trabalho no setor de RH? Clique neste link e veja as métricas essenciais para apresentá-las à ele 😉 

3- Gestão da informação

Com o mundo produzindo conteúdo 24h horas por dia em diferentes meios de comunicação e redes sociais, muito conhecimento e informação pode ser obsoleta.

Ter acesso a informações e se atualizar quanto às novidades e interações de colaborações entre indivíduos dentro e fora da empresa é muito importante para agregar valor e conhecimento.

Nesse contexto, chega como tendência de RH a necessidade da gestão do conhecimento, da diversidade de formação e da mediação de experiências de aprendizagem, para somar resultados à empresa e ao profissional. É aí que entra a transformação digital e suas ferramentas indispensáveis para a gestão da informação.

 

4- Jornada e local de trabalho flexíveis

Ajudar os funcionários de uma empresa a terem equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é um desafio constante das equipes de RH. Quando pensamos na transformação como aliada, ela mostra que a conectividade e também a mobilidade que ela proporciona pode mudar esse desequilíbrio. É possível ter um controle e tornar a vida do profissional mais flexível sem que ele tenha horários fixos, diferente da jornada de trabalho tradicional.  

 

5- Satisfação e engajamento dos colaboradores

Os profissionais de Recursos Humanos sabem o quão difícil é saber com precisão o quão felizes e animados estão os colaboradores de uma empresa. Esses são sentimentos subjetivos e que podem depender de diversos aspectos.

Mas, há alguns parâmetros que podem ajudar e medir essa satisfação e engajamento, como por exemplo, a rotatividade a produtividade dos funcionários. A transformação digital do departamento também pode contribuir muito para a coleta de dados mais efetivos. Isso quer dizer que a tecnologia pode ser responsável pelo auxílio na realização de pesquisas.

Especialmente nas grandes empresas, essa tecnologia ajuda muito em todo o processo, e pode oferecer gráficos e coletas de dados mais precisos para facilitar o trabalho do departamento de Recursos Humanos, e para que empresa saiba como estão seus funcionários.

A Xerpa faz a gestão de Recursos Humanos da sua empresa ser mais fácil e intuitiva, dando mais controle a você com um sistema que resolve seus problemas. Saiba mais.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *