transformação digital de rh

Transformação digital no RH: dicas para uma mudança bem-sucedida

A transformação digital do RH já é um processo inevitável para qualquer empresa. Ela é definida como a integração da tecnologia digital em todas as áreas do empreendimento, resultando em mudanças fundamentais no funcionamento das mesmas.

Sendo assim, quando essas inovações são aplicadas ao setor de Recursos Humanos, temos uma pequena revolução na forma de operação e atuação deste departamento, que traz mudanças muito úteis para toda a empresa.

Neste artigo, você confere como realizar uma transformação digital no RH da sua empresa, com foco numa gestão proativa e facilitadora de processos. Confira!

Quais os benefícios da transformação digital no RH?

As empresas estão em constante evolução, e é necessário fazer integrações e transformações para fornecer soluções inovadoras. Para que uma organização seja bem-sucedida é necessário garantir que o objetivo da empresa seja alcançado.

O setor de RH precisa desenvolver talentos locais, avaliar as áreas com riscos e conhecer suas habilidades. Tudo isso é faz parte de uma estratégia clara de um bom RH digital. Além disso, um RH estratégico traz uma série de benefícios, como:

  • Fim de longas horas de trabalhos administrativos;
  • Aumento da precisão na análise de dados;
  • Integração entre o setor de RH e toda a empresa.
  • Gerenciamento completo da força de trabalho;
  • Aumento da eficiência e da agilidade para atender às necessidades de negócios em evolução;
  • Oferecimento de soluções inteligentes para os mais variados processos.

É importante dizer, ainda, que o RH digital impacta diretamente na gestão de pessoas, afinal, a transformação digital no RH agrega muito ao facilitar a integração de processos e setores, assim como dos profissionais de uma forma geral. Isso ajuda os colaboradores a aumentarem a sua satisfação e, consequentemente, sua produtividade no ambiente de trabalho

Vale ressaltar que, como mostra uma pesquisa realizada pela Deloitte, 73% dos colaboradores consideram a temática “RH digital” é algo importante a ser abordado na empresa. A pesquisa também aponta que 56% das empresas estão redesenhando seus programas de RH para aproveitar ferramentas digitais.

Dicas para realizar uma transformação digital no RH bem-sucedida

Agora que você já sabe algumas das principais vantagens de implantar uma transformação digital no RH em seu negócio, é necessário entender como fazer essa mudança de forma bem-sucedida.

Entre as dicas mais relevantes para realizar uma transformação digital no RH da sua empresa e tornar o setor ainda mais estratégico, destacamos:

1. Automação operacional

Alguns tipos de trabalhos operacionais são muito importantes para determinados departamentos e empresas. Porém, principalmente o setor de Recursos Humanos, automatizar muitas das tarefas existentes pode deixar os processos mais rápidos, práticos e com menos erros.

Ao invés dos funcionários usarem toda a jornada de trabalho realizando apenas um tipo de tarefa, a equipe que trabalha no RH pode usar alguns softwares que facilitam bastante determinados trabalhos operacionais como:

Essa é uma ação importante e que economiza a energia do departamento, além de otimizar o tempo usado para essas atividades.

2. Estabelecimento e acompanhamento de métricas

Todo setor de RH trabalha com o estabelecimento e o acompanhamento de métricas, e nem sempre elas são tão simples de serem mensuradas.

Com a transformação digital do RH, o setor pode recorrer a programas de computador que conseguem calcular taxas de rotatividade e produtividade, por exemplo, facilitando um dos processos mais emblemáticos para esses profissionais. O que faz uma grande diferença para o próprio departamento pessoal e também para o setor financeiro da empresa.

Leia também: RH e Financeiro: como e porquê integrar? [Passo a Passo]

3. Gestão da informação

Ter acesso às informações e se atualizar quanto às novidades e interações de colaboração entre indivíduos dentro e fora da empresa é muito importante para agregar valor e conhecimento.

Nesse contexto, a transformação digital no RH também ajuda na gestão de conhecimento e informações. Como por exemplo para entender questões que refletem na diversidade de formação das equipes, na mediação de experiências de aprendizagem, entre outros pontos essenciais dentro de uma empresa.

Tudo isso soma resultados ao empreendimento e aos profissionais que ali trabalham. É aí que podemos entender a transformação digital no RH como uma ferramenta que também é indispensável para a gestão da informação.

4. Controle da jornada de trabalho

O controle da jornada de trabalho é muito mais importante que muitas pessoas imaginam, especialmente para ajudar os colaboradores a terem equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, o que pode ser um desafio constante para as equipes de RH.

Vale ressaltar, ainda, que uma transformação digital completa nas empresas pode propor também novos modelos de trabalho, com mais conectividade e mobilidade, como no caso do home office. 

Contando com um RH estratégico, também é possível que a empresa mantenha o controle da jornada de trabalho de seus profissionais mesmo com a flexibilidade de horários ou fora locais tradicionais como escritórios.

5. Satisfação e engajamento dos colaboradores

Os profissionais de Recursos Humanos sabem o quão difícil é saber com precisão se os colaboradores estão felizes e satisfeitos com a empresa. Esses sentimentos podem depender de diversos aspectos, mas há alguns parâmetros que ajudam a medir tal satisfação e engajamento, como, por exemplo, a rotatividade e a produtividade dos funcionários.

A transformação digital no RH também pode contribuir muito para a coleta de dados mais efetivos. Isso quer dizer que a tecnologia pode ser responsável pelo auxílio na realização de pesquisas.

Leia em: Aprenda a estruturar um modelo de pesquisa de clima organizacional

Ao oferecer gráficos e coletas de dados mais precisos para facilitar o trabalho do departamento de Recursos Humanos, e para que empresa saiba como estão seus funcionários, a transformação digital do RH se torna parte fundamental para o bom funcionamento do negócio.

A Xerpa, é um sistema de gestão de Recursos Humanos que faz a gestão da ajuda nesse processo de automatizar sistemas operacionais da sua empresa, tornando as atividades mais fáceis e intuitivas. A ferramenta também confere mais controle ao RH, já que é um sistema que ajuda a resolver problemas e facilitar o dia a dia do setor.

Com o sistema Xerpay, é possível diminuir o tempo nos processos de admissão ou de desligamento de funcionários, além de otimizar em até 30% os custos do RH de uma empresa

Entre as principais funcionalidades do sistemas, você encontra:

  • Automação e agilidade na triagem de currículos;
  • Mecanismos de análise comportamental;
  • Facilidade no cruzamento de dados;
  • Avaliações das respostas dadas pelos candidatos durante a entrevista de emprego;
  • Análise e geração de dados sem erros, entre outras funções.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de realizar uma transformação digital no RH da sua empresa, e como fazer isso de forma bem-sucedida, entre em contato com a Xerpa e conheça as soluções que mais podem agregar ao seu negócio.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.