Top 7 benefícios inusitados que irão motivar seus funcionários

Benefícios são regalias e vantagens concedidas pelas organizações a seus funcionários. Constituem, geralmente, facilidades e vantagens em determinados tipos de serviços, os quais visam suprir algumas necessidades e preferências dos colaboradores. É um tipo de estratégia utilizada pelas organizações que buscam, em contrapartida, alcançar maior produtividade e fidelidade de seus empregados.

Os benefícios têm a finalidade de agregar à remuneração dos colaboradores de uma empresa, sendo formas indiretas da compensação total. Os pacotes de benefícios e programas de incentivo têm, cada vez mais, ganhado força entre as empresas que estão percebendo sua importância para os negócios.

Eles podem ser considerados uma ferramenta estratégica eficiente para a gestão dos Recursos Humanos das empresas que visam se manter no mercado que está cada dia mais competitivo. Os benefícios atuam, portanto como verdadeiros atrativos para reter talentos dentro da organização.

O pacote de benefícios pode contar com diversas opções de acordo com as preferências dos funcionários. Há diferentes modelos que oferecem, desde itens básicos, como plano de saúde e seguro de vida, até aqueles mais modernos, os chamados pacotes de benefícios flexíveis, que contam com cursos de idiomas, planos de academia, atividades de lazer e outras opções que têm chamado a atenção dos funcionários e beneficiado as empresas com a expansão de seus negócios.

 

Benefícios: importantes para a cultura organizacional

Ao investir em benefícios de forma planejada é possível atender, ao mesmo tempo, às necessidades dos funcionários e ser viáveis financeiramente para organização, criando, assim uma cultura organizacional baseada em benefícios.

Ela representa uma estratégia eficiente para auxiliar as organizações a manterem seus profissionais preparados e motivados, tornando-se verdadeiros parceiros, que “vestem a camisa da empresa”. Isso é extremamente importante, pois atualmente, a maioria dos profissionais estão sempre em busca de melhores oportunidades.

O cenário tornou-se bem diferente do que era há dez anos, em que grande parte das pessoas almejava construir uma carreira sólida em uma única empresa. Agora, na medida em que uma nova organização oferece condições mais vantajosas, o profissional tende a trocar de emprego mais facilmente.

Portanto, é fundamental realizar uma implementação eficiente de benefícios. Para isso, cada empresa precisa traçar seus pacotes de acordo com o perfil de seus funcionários e das suas atividades.

Os benefícios são capazes de satisfazer os objetivos individuais, econômicos e sociais dos profissionais para que seja possível proporcionar uma vida pessoal, familiar e de trabalho mais tranquila e produtiva a todos. Além disso, possuem grande poder de atração na hora da contratação e retenção de talentos na empresa, que passa a se beneficiar gradativamente com uma equipe mais preparada e ágil.

O oferecimento de benefícios ainda traz vantagens que vão além da contratação. Conforme os funcionários passam a ter boas condições de trabalho dentro da organização, ele se torna mais satisfeito e motivado. E isso, naturalmente, reflete em produtividade e comprometimento para a empresa.

 

Top 7 benefícios inusitados que irão motivar seus funcionários

Grande parte das empresas já se deu conta de que é necessário oferecer mais do que um bom salário para manter suas equipes produtivas e capacitadas. Reter profissionais de alto nível exige o oferecimento de condições ideais de trabalho, plano de carreira, pacotes de benefícios flexíveis, entre outras vantagens.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Page Personal em 2016, 57% dos profissionais ativos no mercado consideram um pacote de benefícios um ponto crucial na hora de avaliar uma oportunidade de emprego.

Entretanto, há uma grande diferença entre o que as empresas costumam incluir em seus pacotes e o que realmente agrada os funcionários. Portanto, o grande desafio da maioria das organizações é justamente saber quais são as melhores opções que farão realmente a diferença para motivar seus empregados, podendo ser um diferencial na hora de uma contratação.

Dessa forma, é necessário refletir sobre quais benefícios oferecer. Para ajudar sua empresa a tomar uma decisão, separamos o Top 7 Benefícios inusitados que irão agradar todo o seu time. Confira a seguir:

 

Benefício 1 –  Horário Flexível

O novo perfil de profissional que está se consolidando no mercado atual busca, cada vez mais, por horários de trabalho flexíveis por adotarem estilos de vida totalmente diferentes do padrão tradicional que as empresas estão acostumadas.

Portanto, não ter um horário fixo para entrar ou sair do serviço tem sido um dos grandes diferenciais de benefícios e que ainda é adotado por poucas empresas.

Aquelas empresas que já adotaram essa opção passaram a perceber que muito mais vantajoso do que manter todos os seus funcionários trabalhando em horário comercial, é ter e manter um rendimento de alta qualidade de serviço prestado.

Muitos profissionais que se dedicam em suas funções em outros horários têm apresentado grande melhora em seu rendimento, pois está totalmente dedicado, sem preocupações externas.

Essa maior flexibilidade resolve questões burocráticas de forma fácil, o colaborador passa a não precisar negociar possíveis faltas ou folgas com o RH para resolver problemas pessoais, ele apenas troca seu horário, podendo desenvolver todas as suas tarefas sem complicações.

 

Benefício 2: Educação Financeira

O incentivo educacional é muito importante para as empresas, por meio disso, os profissionais continuam estudando e atualizando seus conhecimentos para que possam sempre aprimorar suas habilidades e, assim, desenvolver melhor suas tarefas dentro do ambiente de trabalho. Portanto, é essencial oferecer alguma oportunidade de elevar o conhecimento de seu time.

Aulas sobre educação financeira pode ser, então, um benefício inusitado que irá trazer grandes benefícios para a sua empresa, pois, como já sabemos, aqui no Brasil pouco se é ensinado na escola sobre os cuidados necessários para se ter com as finanças pessoais na vida adulta e trata-se de um assunto de importância vital para qualquer profissional, independente de sua área de atuação.

Por isso, oferecer esse benefício para funcionários pode ajudá-los a aprender melhor como lidar com suas finanças pessoais, passando a economizar mais e a ficar mais seguros em relação a sua condição financeira.

 

Benefício 3 – Academia e vale cultura

Outra grande opção que se destaca entre as empresas que oferecem os melhores benefícios a seus funcionários está Saúde e Lazer. O perfil do trabalhador se transformou, os funcionários não buscam mais apenas por questões básicas, como plano de saúde, eles querem se manter saudáveis e desenvolver atividades voltadas para o bem-estar.

Atualmente o oferecimento de planos com academias para que os colaboradores possam praticar atividades físicas tem sido mais atrativo do que um plano de saúde, por exemplo.

O vale cultura também entra nessa mesma questão, o novo colaborador não quer mais se preocupar apenas com o trabalho e o pagamento de suas contas. Ele está em busca de novas experiências culturais.

Para incluir o vale cultura no pacote de benefícios de sua empresa, é possível oferecê-lo de diferentes formas:

  • Distribuir uma quantidade de ingressos de cinema, teatro ou shows mensalmente;
  • Oferecer um cartão de crédito pré-pago com valores pré-estabelecidos que poderão ser gastos para assistir apresentações culturais ou na compra de livros.

 

Benefício 4 – Creches internas à empresa

Oferecer um espaço dentro da própria empresa, onde os funcionários possam deixar seus filhos com segurança é um dos melhores benefícios para aqueles colaboradores que são pais.

Ter um local dentro do mesmo ambiente de trabalho é uma grande vantagem, principalmente para mulheres que acabaram de retornar da licença maternidade, pois essa é uma alternativa que facilita a rotina da colaboradora por permitir que ela tenha maiores chances de checar como os filhos estão durante o dia e, em alguns casos, amamentar quando as crianças ainda são de colo.

 

Benefício 5 – Convênio com estabelecimentos próximos ao trabalho

Muitos trabalhadores não conseguem voltar para casa no horário de almoço por morarem muito longe do trabalho e acabam passando todo o dia na empresa. Portanto, oferecer convênios com estabelecimentos próximos ao local de trabalho pode ser um grande diferencial.

A rotina do colaborador se torna, assim, mais fácil com esse tipo de comodidade e praticidade.

Por isso, descontos em lojas, restaurantes, academias, escolas e outros estabelecimentos comerciais que ficam geograficamente próximos ao escritório são ótimos benefícios para você adotar em sua empresa.

 

Benefício 6 – Trabalho Home-office

Além de muitas empresas oferecem a opção de flexibilidade de horários, uma outra alternativa é o trabalho integral ou parcial – alguns dias da semana – em Home-office.

Disponibilizar essa opção é um benefício que seduz muitos profissionais e vem se tornando comum no Brasil.

Para muitas empresas, ele ainda é inviável, mas dependendo das atividades desenvolvidas pelo colaborador, pode apresentar grandes economias e vantagens para a corporação.

Uma das principais vantagens dessa prática para as empresas é poder contar com profissionais capacitados, mas que residem em outras cidades ou estados, sem precisar arcar com despesas extras como: moradia e transferências, por exemplo.

Enquanto isso, para os funcionários que trabalham em Home-office, é possível ter o conforto de trabalhar em casa, sem precisar se preocupar em enfrentar trânsito e ainda podendo administrar seu tempo de maneira mais conveniente.

 

Benefício 7 – Folgas mensais

Oferecer uma sexta-feira de folga, de forma integral ou parcial, a cada mês para os funcionários já é uma prática comum em empresas americanas. Diversos estudos indicam que a maioria dos colaboradores ficam ansiosos com a chegada do final de semana conforme a sexta-feira se arrasta e acabam se tornando improdutivos, sendo incapazes de acompanhar o seu ritmo de trabalho normal depois do almoço da sexta-feira.

Por isso, algumas empresas passaram a adotar essa medida para controlar o nível de produtividade de seus colaboradores. Então, uma opção para essa questão é oferecer uma sexta-feira de folga no mês (mas não uma folga coletiva).

Para controlar esse benefício, o RH precisa gerenciar qual área da empresa irá folgar em determinado dia e, assim distribuir os colaboradores por data para não deixar a empresa parada naquele dia e gerar prejuízos.

 

Os tipos de benefícios existentes que podem agradar seu público interno são muitos, portanto cabe ao RH estar sempre atento para entender quais são as preferências e perfis dos colaboradores. Portanto, é importante ouvir e realizar pesquisas para encontrar as melhores soluções. Ao desenvolver um plano estruturado de benefícios que seja capaz de atender as necessidades do funcionário, aumentando sua motivação, a empresa só tem a ganhar!

E a sua empresa, já trabalha com algum pacote de benefícios? A Xerpa oferece facilidade para gerenciar e escolher seus benefícios. Confira aqui.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *