Tipos de testes psicológicos

7 tipos de teste psicológico para recrutamento e seleção | Benefícios e como aplicar

Escolher os candidatos certos para as vagas em aberto é essencial para manter uma empresa competitiva no mercado. Por isso, é fundamental que os processos seletivos sejam eficientes e bem estruturados. Entre as principais características de um bom recrutamento e seleção, uma das mais importantes é conhecer os tipos de teste psicológico que podem ser aplicados.

Esse tipo de teste avalia se o profissional se encaixa na empresa antes mesmo da contratação, o que ajuda a evitar prejuízos com turnover. Além disso, profissionais alinhados com a cultura da empresa são mais engajados e capazes de gerar resultados acima da média. Quer saber mais sobre o que é teste psicológico, quais os tipos e como aplicar? Continue lendo o artigo!

O que é teste psicológico?

Teste psicológico de empresas é um método de avaliação que permite identificar aptidões que não podem ser mensuradas na análise de currículos ou na entrevista.

Existem diversos tipos de teste psicológico, cada um deles desenvolvido para analisar características específicas.

Nas empresas, a etapa do teste psicológico é essencial para ter mais clareza sobre o nível de inteligência e traços de personalidade dos candidatos. Assim, é possível definir quais deles se encaixam melhor no ambiente e na rotina de trabalho da organização.

Vale lembrar que o teste psicológico de empresas é uma atividade que só pode ser aplicada por psicólogos. Por isso, certifique-se de ter uma pessoa com essa formação no setor de RH ou solicite a consultoria de um profissional especializado.

>> Produzimos um livro digital que apresenta um passo a passo para a produção de um planejamento de recrutamento e seleção assertivo. Clique aqui e acesse agora mesmo!

Quais são os principais tipos de teste psicológico no recrutamento?

São muitos os tipos de teste psicológico existentes, mas alguns deles são mais efetivos na hora de definir a contratação de um profissional. Confira a seguir os principais.

1. Teste Quati

O nome “Quati” é uma abreviação para Questionário de Avaliação Tipológica. O objetivo desse teste é compreender a personalidade da pessoa por meio de 6 perguntas, com 15 alternativas cada uma.

Dependendo do padrão de respostas dado para as situações apresentadas, é possível identificar:

  • se o candidato é mais introvertido ou extrovertido;
  • se toma decisões com base na razão ou na emoção, por exemplo.

Conhecer esses traços é importante para verificar o alinhamento do candidato às exigências da vaga e com a descrição do cargo.

Devido à sua natureza, esse teste psicológico de empresas também pode ser usado para avaliar promoções de cargo ou mudanças de área de profissionais já contratados.

2. Teste palográfico

Outro tipo de testes psicológico eficaz para descobrir traços de personalidade é o teste palográfico. Comum em avaliações psicotécnicas, ele pede que o candidato trace linhas paralelas em um folha de papel.

Os resultados são aferidos a partir das características das linhas desenhadas, como espaçamento e direção dos traços.

À primeira vista pode não parecer, mas esse teste é muito útil para identificar aspectos como:

3. Teste Atenção Concentrada (AC)

Entre os tipos de teste psicológicos para empresa, o Atenção Concentrada é o mais útil para medir o foco do profissional.

Em uma folha com vários triângulos de tamanhos diferentes, distribuídos de forma desordenada, o candidato precisa identificar imagens-modelo que ocupam um retângulo. Caso a pessoa fique nervosa ou prestando atenção ao que acontece ao redor, cumprir a tarefa fica muito mais difícil.

Esse teste pode ser aplicado em grupo ou individualmente, e é muito usado para cargos que exigem concentração total, como redatores e telefonistas.

4. Teste de Zulliger

Também conhecido como Teste Z, esse método foi criado por um oficial russo chamado Zulliger durante a Segunda Guerra Mundial. O intuito era descobrir quais homens estavam aptos ou não a participar do exército.

O teste psicológico consiste em apresentar aos candidatos imagens de manchas distribuídas em três pranchas de projeção. Por meio da interação com essas manchas é possível descobrir aspectos primitivos de:

  • personalidade;
  • afetividade;
  • relacionamento.

A finalidade não é descobrir características profundas, e sim avaliar se a pessoa precisa passar por um teste de personalidade mais aprofundado.

5. Teste de administração de tempo (ADT)

Como o próprio nome já diz, o teste ADT foi criado para descobrir se a pessoa é proativa e sabe realizar uma boa administração do tempo no trabalho.

São 96 questões distribuídas em 16 categorias, todas relacionadas direta ou indiretamente com a gestão das horas de trabalho.

Dessa forma, é possível saber com clareza qual é o nível de produtividade do candidato e quanto tempo ele desperdiça em suas atividades.

O teste psicológico também pode ser adaptado à dinâmicas de grupo, analisando simultaneamente a as técnicas de gerenciamento de tempo e a qualidade do trabalho em equipe.

6. Bateria de provas de raciocínio

A bateria de provas de raciocínio é um dos tipos de teste psicológicos mais frequentes nas organizações. É de grande utilidade para identificar se o perfil comportamental do candidato e da vaga estão em sintonia.

O teste consiste em uma série de questões de raciocínio lógico de diversos tipos, como imagens, padrões, sequências numéricas e simulações de situações reais.

Um resultado satisfatório indica que o profissional tem um perfil adequado para cargos de resolução de problemas em geral, revelando um traço forte da sua orientação vocacional.

7. Teste de Lipp

O estresse dos funcionários é uma das principais dificuldades enfrentadas por profissionais e empresas atualmente.

Por ser uma das principais causas de afastamento nas organizações, é importante identificar a predisposição ou ocorrência desse problema nos candidatos, a fim de evitar problemas futuros.

O Teste de Lipp foi criado justamente para descobrir como os profissionais lidam com situações estressantes, principalmente em cargos com alto nível de cobrança.

Sua aplicação é válida, mas lembre-se de que também é papel do RH implementar medidas para tornar o ambiente de trabalho menos estressante, aumentando, assim, a satisfação da equipe.

Aplicando o teste psicológico de empresas

Agora que você já conhece os principais tipos de teste psicológicos para recrutamento e seleção, que tal colocar o que aprendeu em prática?

Avalie quais são os tipos de testes psicológicos mais adequados às necessidades da sua empresa e não se esqueça de contar com um psicólogo especializado para aplicá-los. Assim os seus processos seletivos ficarão ainda mais completos!

Para completar o conteúdo, sugerimos que leia o artigo; “Guia | Como melhorar o recrutamento e seleção de uma empresa“. 

Uma plataforma de Recursos Humanos vai ajudar sua empresa a controlar de maneira mais eficaz todos os processos de RH do seu negócio. Com a Xerpa sua empresa terá acesso a benefícios como:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionado à questões legais e gestão de informação da empresa.

Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.