5 tipos de premiações para funcionários para adotar na sua empresa

tipos-de-premiacoes-funcionarios

Umas das formas mais eficientes para atrair e reter talentos é oferecer diferentes tipos de premiações para funcionários. Com isso, o colaborador se sente valorizado, aumenta a produtividade e as chances de perdê-lo para um concorrente se tornam muito menores.

É importante ter em mente que as obrigações de salário e remuneração são conceitos diferentes.

Salário é o valor financeiro fixo pago mensalmente ao funcionário. Já remuneração é todo o pacote de recompensas que o trabalhador recebe pelo serviço prestado – salário, benefícios, comissões e outros tipos de bonificações para funcionários.

Pensando nisso, listamos neste post os cinco melhores tipos de premiações para funcionários. Os métodos a seguir podem tornar a sua empresa mais atrativa para os melhores profissionais do mercado. Confira!

Tipos de prêmios para funcionários

1. Salário indireto

Salário indireto é o nome dado ao pacote de benefícios oferecido pela empresa.

As bonificações mais comuns são vale-transporte, vale-refeição, convênio médico e assistência odontológica. Porém, há outras possibilidades, como vale-alimentação, cesta básica, auxílio creche e previdência privada, por exemplo.

Esse sistema de bonificação para funcionários representam, muitas vezes, uma parcela considerável da remuneração total do colaborador. Por isso, a empresa deve ser bastante criteriosa ao defini-los, oferecendo vantagens que sejam realmente relevantes para a vida do colaborador.

2. Cursos e treinamentos

Oferecer cursos e treinamento corporativo é uma ótima forma de demonstrar apoio ao desenvolvimento profissional do funcionário. Isso ajuda a motivar o trabalhador e cria identificação com a organização.

Além disso, é uma grande vantagem para o capital humano da própria empresa, já que os conhecimentos adquiridos poderão ajudar o colaborador a vencer dificuldades práticas e entregar melhores resultados no dia a dia.

Muitos workshops e seminários possuem taxas de inscrição com valores muito altos. Portanto, oferecer esses eventos como tipos de prêmios para funcionários abre a eles uma oportunidade que provavelmente não teriam por conta própria.

O investimento em cursos e especializações pode, inclusive, representar ganhos financeiros para a empresa no futuro, já que um funcionário melhor preparado com certeza se tornará mais lucrativo.

3. Remuneração variável

Além do salário fixo, é possível oferecer incentivos financeiros ligados à conquista de resultados e metas. Este método de remuneração é chamado remuneração variável e tem vantagens e desvantagens.

Alguns exemplos desse tipo de premiação para funcionários são comissões por venda, participação nos lucros da empresa e bônus por meta superada.

Existe também um método chamado sugestão premiada, que bonifica o funcionário pela apresentação de ideias que possam mudar o rumo do negócio.

Como são bonificações variáveis, o funcionário não pode contar sempre com ela, pois o recebimento está vinculado ao cumprimento da meta.

Porém, trata-se de uma ótima alternativa para empresas que buscam ser disruptivas e inovadoras ao pensar como pagar prêmios para funcionários .

4. Premiações por desempenho

Os prêmios atrelados ao desempenho não precisam ser necessariamente financeiros. É muito comum empresas darem viagens internacionais com tudo pago aos seus principais destaques no ano, por exemplo.

Jantares, passeios, troféus e brindes são outros tipos de premiações para funcionários oferecidos por diversas organizações. Reconhecimento não-financeiro, como o prêmio de funcionário do mês, também faz muito sucesso entre os colaboradores.

Para que essas políticas de premiação para funcionários não causem problemas, é preciso que seus critérios sejam muito transparentes e bem definidos. Isso evita questionamentos dos outros funcionários sobre o merecimento da pessoa beneficiada.

5. Participação acionária

A participação acionária é um sistema de bonificação para funcionários complexo, mas que pode ser vantajoso tanto para a empresa quanto para o funcionário.

Nesse modelo, os colaboradores passam a ser coproprietários da empresa, já que recebem uma parte de suas ações. Dessa forma, quanto mais a empresa cresce, melhor é a recompensa financeira.

A empresa, por sua vez, constrói com o funcionário relação de longo prazo, como foco em parceria e comprometimento.

Como o profissional também é acionista da organização, a orientação para resultados se torna naturalmente muito maior, solidificando a cultura organizacional.

Essas foram as nossas dicas sobre tipos de premiações para funcionários. Gostou? Confira mais conteúdo neste post: Programas de incentivo: um guia para motivar seus colaboradores.

Está em busca de uma plataforma de Recursos Humanos eficiente para sua empresa? Conheça a Xerpa, o melhor software para RH do Brasil!  

Com o nosso sistema você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

A Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *