Toda e qualquer empresa necessita de um bom planejamento financeiro para conseguir se sustentar no mercado. Para ajudar nesse desafio existem vários tipos de orçamento empresarial que têm como principal função permitir que a empresa tenha maior controle sobre os recursos financeiros

Devido aos diferentes tipos de orçamento empresarial, as empresas optam por aquele que mais de adéqua as suas necessidades e particularidades. Podemos destacar entre os tipos de orçamento empresarial, o orçamento flexível, fixo, contínuo e ajustado. 

Cada um determina uma série de objetivos distintos e oferece vantagens em sua implantação. Neste artigo vamos trazer 7 tipos de orçamento empresarial e falar sobre as diferenças entre eles. Confira!

Orçamentos empresariais: Conheça 7 tipos

Toda empresa tem suas necessidades e obrigatoriedades. Entretanto, um ponto é crucial para todas seja ela pequena, média ou grande no mercado, trata-se do orçamento empresarial.

Por meio dele a empresa tem um controle maior do seu cenário financeiro e consegue não só analisar de forma mais assertiva o seu presente, mas também prever o futuro. Seguindo uma linha onde a saúde financeira é a principal base desse planejamento.

Existem inúmeros tipos de orçamento empresarial e nesse artigo elencamos 7 deles para você conheça e escolha o que mais se identifica com a realidade financeira da sua empresa.

São eles:

  • orçamento estático;
  • orçamento variável;
  • orçamento contínuo;
  • orçamento ajustado;
  • orçamento base zero;
  • orçamento do planejamento estratégico;
  • orçamento incremental.

Confira abaixo as principais diferenças entre esses tipos de orçamento empresarial e suas vantagens.

 

Orçamento estático

Entre os tipos de orçamento empresarial, o estático é aquele que não sofre alterações ao longo do processo. O que se define inicialmente em recursos é seguido à risca até o final, sem mudanças até o próximo planejamento orçamentário.

É comumente utilizado em funções administrativas de pequenas empresas. E tem como principal premissa destinar-se a apenas uma atividade ou ação.

Nos tipos de orçamento empresarial ele é escolhido, pois permite à empresa uma percepção rápida de possíveis erros. Facilitando correções e contribuindo com decisões mais assertivas e direcionadas.

 

Orçamento variável

O orçamento fixo surgiu na Alemanha na década de 70 e pode ser utilizado em qualquer área da organização, independentemente da sua atividade. 

É um dos tipos de orçamento empresarial que está intimamente interligado aos custos variáveis e fixos da organização para que possa ser construído.

Assim a empresa tem um controle maior e mais amplo sobre o negócio. Podendo prever melhor os custos das mais variadas atividades da empresa. 

No orçamento variável, a organização consegue se programar para qualquer tipo de desajuste e realizar seu orçamento de maneira mais eficaz. Já que consegue assim calcular a produção do seu maquinário, dos colaboradores e computadores.

 

Orçamento contínuo

Nos tipos de orçamento empresarial, o contínuo é feito normalmente para cobrir um ano dentro do planejamento. Contudo, ele permite uma revisão constante do plano de negócios, seja de forma mensal, trimestral ou semestral.

Assim, é possível mensurar o que vem dando certo e o que não, permitindo ajustes e alterações no orçamento da empresa ao longo do processo, conforme suas necessidades. 

Ele é bastante utilizado por empresas que necessitam invariavelmente de rapidez nas tomadas de decisão e na projeção de novos orçamentos com base nos resultados.   

 

Orçamento ajustado

Dentro das características dos tipos de orçamento empresarial, temos o orçamento ajustado que, se destaca principalmente pelo seu alto grau de flexibilização relacionado a mudanças.

Assim como o orçamento contínuo, a empresa acompanha de perto o que dá lucro e o que dá despesa, sendo que tudo se torna passível de mudanças quando necessário. 

Normalmente as revisões ocorrem mensalmente o que permite alterações no orçamento inicial e original.

 

Orçamento base zero

O orçamento base zero demanda mais tempo para ser elaborado. Isso porque se inicia literalmente do zero, com novas metas e objetivos, deixando de lado dados históricos.

Por esse motivo, ele é bastante utilizado em casos de reestruturação de empresas. Os orçamentos são baseados nas prováveis despesas de todos os projetos, processos e atividades futuras. 

Eliminam-se também projetos que estejam fora do planejamento e dos objetivos pré-determinados pela empresa. 

 

Orçamento do planejamento estratégico

Ao que se refere aos tipos de orçamento empresarial, o de planejamento estratégico é aquele define toda a estrutura para a construção do orçamento anual. Com isso diminuem-se os riscos e a tomada de decisões equivocadas.

Diante do orçamento de planejamento estratégico vários cenários são colocados em discussão para que qualquer possibilidade possa ser vislumbrada e analisada.

Seja para mensurar a criação de novos produtos, abertura de novas unidades da empresa, projetando quais as consequências de cada uma das decisões. Normalmente por meio dele a empresa consegue estabelecer metas e objetivos mais claros para cada setor.

 

Orçamento incremental

Se o orçamento base zero não se utiliza de dados históricos e antigos, o orçamento incremental faz o contrário. Ele se baseia numa análise de dados de períodos anteriores para criar projeções futuras.

Como o orçamento incremental se alinha com os objetivos da direção, não são necessários dados detalhados de cada área. Permitindo assim, maior rapidez e agilidade na construção desse modelo de orçamento.

Outro ponto a se destacar é que os gestores também não se engajam completamente no processo, já que é uma área determinada quem terá o poder de decisão para aprovar ou reprovar o orçamento. 

Dessa forma, os gestores têm maior tempo para se dedicar aos objetivos que lhe cabem na sua área. Esse modelo é bastante utilizado por empresas que estão iniciando um planejamento orçamentário. Ele é considerado simples e fácil de ser planejado e executado.

O planejamento orçamentário e o sucesso da empresa

O planejamento orçamentário de uma empresa é crucial para o sucesso. Organizações que se planejam conseguem não só organizar seu presente, mas prever o futuro.

É extremamente necessário que diante de tantos tipos de orçamento empresarial as empresas definam um modelo para seguir. Isso porque tendo uma base fica mais fácil organizar o passo a passo para o crescimento da organização.

E sabemos bem que cada passo depende de uma avaliação financeira constante sobre custos, gastos e possibilidades de investimentos.

Dentro dos tipos de orçamento empresarial a empresa pode ter uma visão mais macro do que está acontecendo e principalmente ser mais assertiva em suas decisões orçamentárias.

Quer se tornar um expert sobre o mercado de RH e gestão? Siga a Xerpa nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn) que te ajudamos com as melhores dicas e conteúdos do mercado para contribuir com o crescimento da sua empresa