Inscreva-se

Tudo o que você precisa saber sobre os tipos de benefícios para funcionários
Benefícios

Tudo o que você precisa saber sobre os tipos de benefícios para funcionários

Investir no colaborador com alguns tipos de benefícios é uma estratégia das empresas para motivar seus profissionais em busca de resultados.  

Quer se destacar no mercado? Adote uma boa política de benefícios! Neste artigo falaremos sobre os principais tipos de benefícios que as empresas podem adotar para valorizar e motivar seus colaboradores. Você sabia que existem benefícios obrigatórios e opcionais? Confira quais são.

 

O reconhecimento profissional

Adotar uma política de benefícios pode até deixar o custo de um funcionário mais caro. Porém, esse investimento pode trazer resultados para sua empresa, gerando profissionais mais motivados.

Ao incorporar na sua empresa tipos de benefícios diferenciados, você aumenta as chances de reter seus talentos e atrair bons profissionais do mercado. Quando você valoriza seus colaboradores, com certeza eles pensarão milhares de vezes antes de mudar de emprego.

Além disso, em um mercado tão competitivo, as empresas que se diferenciam são aquelas que buscam alternativas estratégicas para motivar sua equipe.

Recomendamos que, além de acompanhar esse conteúdo, baixe esse eBook gratuito. Nele, você entenderá formas de motivar os colaboradores e reter talentos! Responda o formulário e receba:


Para você ficar por dentro do mercado e saber o que a sua empresa pode oferecer para se destacar, preparamos uma lista com os benefícios obrigatórios e opcionais. Confira!

 

Benefícios obrigatórios

Perante a lei, existem alguns tipos de benefícios que são obrigatórios para os empregadores que trabalham no regime CLT. Confira alguns eles:

  • FGTS;
  • 13º salário;
  • Férias remuneradas;
  • Vale-transporte;
  • Adicional noturno.

 

Fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS)

O FGTS se encaixa nos tipos de benefícios obrigatórios para a empresa. Há um desconto de 8% da remuneração do colaborador, que é depositado a uma conta bancária.

Esse dinheiro poderá ser utilizado na compra de um imóvel, demissão ou em condições que a lei prevê. Apenas nesses casos citados é que o colaborador pode sacar o benefício.

 

13º salário

Dentre os tipos de benefícios obrigatórios está o décimo terceiro, que é um salário adicional que o colaborador recebe anualmente.

Tem direito ao benefício os profissionais com carteira assinada (trabalhadores temporários, rurais, domésticos, aposentados e pensionistas).

Essa gratificação salarial é paga no mês de dezembro, podendo ser dividida em duas parcelas. A primeira parcela deve ser paga entre o dia 1 de fevereiro e 30 de novembro e a segunda parcela até 20 de dezembro.

O décimo terceiro está estipulado pela Lei No 4.090:

Art. 1º – No mês de dezembro de cada ano, a todo empregado será paga, pelo empregador, uma gratificação salarial, independentemente da remuneração a que fizer jus.

  • 1º – A gratificação corresponderá a 1/12 avos da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço, do ano correspondente.
  • 2º – A fração igual ou superior a 15 (quinze) dias de trabalho será havida como mês integral para os efeitos do parágrafo anterior.
  • 3º – A gratificação será proporcional: (Incluído pela Lei nº 9.011, de 1995)

 

Férias Remuneradas

Todo colaborador pela lei da CLT tem o direito de tirar férias remuneradas pelo período de 30 dias. Nesse caso, ele receberá adiantado o salário de suas férias mais 30%.

 

Vale transporte

O vale-transporte é um dos tipos de benefícios que se encaixa na obrigatoriedade da lei. Diante disso, a empresa antecipa um valor para o colaborador custear seu deslocamento de casa para a empresa.

Segundo a lei, o colaborador tem um desconto de 6% do seu salário. O resto dos gastos é coberto pela empresa.  

 

Adicional noturno

O adicional noturno é um acréscimo ao salário dos profissionais que, cujo expediente é no período noturno. Explica-se por noturno, os trabalhos executados entre 22h de um dia até 5h do dia seguinte.

 

Benefícios opcionais

Para ir além dos benefícios obrigatórios, algumas empresas adotam os opcionais para agradar seus colaboradores.  E é através de uma estratégia de política de benefícios que é possível atrair mais profissionais e reter mais talentos.

Entre os principais benefícios opcionais adotados no mercado atual estão:

  • Assistência saúde e odontológica;
  • Vale-alimentação;
  • Vale-cultura;
  • Trabalho home-office;
  • Vale-viagem
  • Salas de convivência
  • Bolsas de estudo.

 

Assistência Saúde e odontológica

Dos tipos de benefícios, um dos que mais atrai os colaboradores são os relacionados à assistência saúde. Ter um plano de saúde atualmente, em um cenário de sistema público caótico, é um grande diferencial.

A grande maioria dos profissionais valoriza esse tipo de benefício e é uma maneira da empresa conquistar a equipe e ter bom destaque no mercado.

Um plano de saúde privado pode gerar maior tranquilidade ao bem-estar do colaborador e da sua própria família.

Algumas empresas também oferecem assistência odontológica. Esse benefício funciona de forma parecida ao da assistência saúde, mas serve exclusivamente para tratamentos dentários.

 

Alimentação

Um dos maiores gastos que temos diariamente é com alimentação. Então, um valor a mais oferecido pela empresa neste quesito já é um diferencial. E esse benefício pode ser concedido de duas formas: vale-alimentação e vale-refeição.

O vale-refeição é um valor dado pela empresa para bancar a alimentação do colaborador em locais que fazem parte da rede estabelecida pela empresa. Esse valor mensal pode ser gasto em padarias, lanchonetes e restaurantes.

O vale-alimentação também está ligado a um valor fornecido pela empresa para gastos com gênero alimentício. Mas nesse caso, esse benefício só pode ser gasto em supermercados, açougues e estabelecimentos que ofereçam insumos ou ingredientes para refeições.

 

Home-office

81% dos brasileiros gostariam de trabalhar de casa ou de um lugar alternativo. Esse dado foi publicado em 2017 pela pesquisa de Flexibilidade no Mercado de Trabalho, da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e o Ibope.

Além disso, a pesquisa revelou também que 73% das pessoas desejariam poder escolher o horário de chegar e sair do trabalho.

Apesar de parecer uma opção difícil e até fora da realidade em muitos casos, o home-office aparece como uma boa alternativa. Esse é um dos tipos de benefícios que pode dar maior qualidade de vida e engajamento dos profissionais.

Uma pesquisa da Sap Consultoria – Home Office 2016 – revelou ainda que o home-office pode mudar o cenário de resultado das empresas. Podendo aumentar em:

  • 87% a otimização dos processos internos;
  • 89% a atração de colaboradores;
  • 85% a retenção de talentos.

A lei da CLT inclusive sofreu alguns ajustes no que diz respeito ao colaborador que trabalha em home-office:  

Art. 75-D. As disposições relativas à responsabilidade pela aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada à prestação do trabalho remoto, bem como ao reembolso de despesas arcadas pelo empregado, serão previstas em contrato escrito.

Vale-Cultura

Como tipos de benefícios válidos, está o vale-cultura. Com esse benefício, o empregado recebe um valor a mais para gastar com seu lazer (cinema, teatro, shows e etc). Assim, o colaborador não precisa comprometer seu salário com esse tipo de gasto.

Inclusive é possível até que a empresa deduza 1% do valor de seu imposto, com esse investimento para bem-estar dos seus colaboradores.

Confira o que diz a lei 12.761/2012 em seu artigo 10.

Art. 10.  Até o exercício de 2017, ano-calendário de 2016, o valor despendido a título de aquisição do vale-cultura poderá ser deduzido do imposto sobre a renda devido pela pessoa jurídica beneficiária tributada com base no lucro real.

Vale-Viagem

Algumas empresas inovam em seus benefícios como a Epic Systems. Essa empresa de software de saúde oferece um período sabático de quatro semanas para quem completa cinco anos na empresa.

E tem mais, ela banca a viagem de seu colaborador com direito a acompanhante.

Que tal valorizar os colaboradores que estão a mais tempo na sua empresa com esse tipo de iniciativa

 

Salas de convivência

Além de estimular a relação entre os colaboradores, uma sala de convivência pode funcionar como espaço de descanso, relaxamento e bem-estar.

O Google, por exemplo, oferece aos colaboradores um espaço com sala de sinuca, videogame e permite até que os empregados levem o cachorro para o trabalho.

Esse benefício oferecido pela empresa pode motivar os colaboradores. Investir em um ambiente acolhedor e aconchegante, pode influenciar positivamente no desempenho dos profissionais.

 

Bolsas de estudo

“Reconhecimento é a melhor forma de estimular alguém” – Mário Sérgio Cortella

Dar a oportunidade do colaborador crescer profissionalmente, não só permite a ele evoluir, mas também pode oferecer a sua empresa um profissional mais capacitado para realizar as tarefas.

Dessa forma, alguns tipos de benefícios oferecem aos profissionais bolsas de estudos para cursos, treinamentos e especializações. Algumas empresas bancam integralmente as formações e outras de maneira parcial.

Como disse Mário Sérgio Cortella a melhor forma de estimular seu colaborador é reconhecendo seu trabalho. Invista nele e assim tenha a possibilidade de ter um profissional mais preparado e engajado com seus objetivos.

 

A Política de Benefícios

O salário, sozinho, pode não ser suficiente em um mercado tão volátil. É importante sempre estar atento às necessidades dos seus colaboradores e oferecer benefícios que engajem a equipe.

Encontrar alternativas para deixar os profissionais mais felizes é o que diferencia as empresas e os setores de RH no mercado.

Quem busca não só pensar no lado profissional da equipe, mas também em agradá-los no lado pessoal, possui colaboradores mais produtivos e dispostos.

“Ser feliz é uma das obrigações do mundo líquido atual” – Leandro Karnal.

E de fato esse precisa ser o objetivo de gestores e do setor de RH! Manter seus colaboradores felizes e motivados são fundamentais nesse cenário.

 

Gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe seu comentário abaixo e interaja conosco!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *