tipos de benefícios sociais nas empresas

Conheça 6 tipos de benefícios sociais nas empresas

Benefícios sociais são as vantagens e facilidades que a empresa promove para os seus colaboradores, podendo ser divididos em classificações diversas, como:

  • benefícios legais;
  • benefícios espontâneos;
  • benefícios monetários;
  • benefícios não-monetários;
  • benefícios assistenciais;
  • benefícios recreativos.

Existem diversos tipos de benefícios sociais nas empresas, e que vão muito além daqueles já previstos pelas leis trabalhistas, sabia?

Trata-se de um conceito relativamente moderno (datado de meados da década de 1940), quando pesquisadores identificaram um equilíbrio maior entre a qualidade de vida dos profissionais e o aumento de produtividade, motivação e engajamento.

Portanto, identificar as melhores opções, dentre tantos tipos de benefícios sociais nas empresas, é uma estratégia certeira para agregar mais valor à sua organização.

Quer saber mais a respeito? Então, conheça 6 tipos de benefícios sociais nas empresas, ao longo deste post, e veja como eles podem beneficiar a todos os envolvidos!

Qual é a diferença entre benefícios obrigatórios e sociais?

No geral, benefícios são as conveniências que uma empresa oferece, ao seu quadro de funcionários, gerando estímulos de acordo com os objetivos da própria organização.

Por exemplo: visando mais engajamento e integração entre as equipes, um benefício que pode ser oferecido é o acesso de todos da empresa a algum tipo de clube.

Para aumentar a fidelização e reter os talentos internos, por sua vez, alguns empreendimentos adotam os planos de previdência, as bolsas de estudos e outras opções entre tantos tipos de benefícios sociais nas empresas.

Inclusive, já existem estudos aprofundados a respeito disso. Pesquisa recente com 423 companhias apontou os 20 principais incentivos dados aos colaboradores.

Nessa lista estão os benefícios obrigatórios e também os sociais, sendo o primeiro tipo aquele que a empresa está obrigada a conceder com base na legislação trabalhista vigente.

Os benefícios sociais, por sua vez, são opcionais, e cujos diferenciais são desenhados com base nos objetivos da empresa — como citamos anteriormente —, mas também a partir do perfil médio dos colaboradores.

Afinal de contas, não faz sentido uma empresa conceder acesso a clubes, como exemplificamos anteriormente, se ninguém da empresa tem interesse nisso.

Quais são os tipos de benefícios concedidos?

Tomando como base a classificação desse diferencial oferecido, dentro de tantos tipos de benefícios sociais nas empresas, vamos começar segmentando todos eles. Ficando assim:

Benefícios legais

Aqueles que estão garantidos aos funcionários com base nas reivindicações sindicalistas e também nas leis trabalhistas, como:

Vale observar que são direitos que podem ser pagos pela própria companhia ou, ainda, por órgãos previdenciários.

Benefícios espontâneos

São os tipos de benefícios sociais nas empresas que incluem atrativos opcionais e voluntários da própria organização, como:

Benefícios monetários

Todo tipo de auxílio que envolva uma remuneração complementar ao colaborador, como algum tipo de gratificação (participação nos lucros, por exemplo) ou mesmo um auxílio à remuneração caso o profissional tenha que se afastar das atividades por muito tempo.

Benefícios não-monetários

Benefícios traduzidos em vantagens ou facilidades para os funcionários. Alguns exemplos disso:

Benefícios assistenciais

São os tipos de benefícios sociais nas empresas que reúnem algumas condições de segurança mediante imprevistos e emergências, como:

  • assistência médico-hospitalar;
  • assistência financeira;
  • reembolso na aquisição de medicamentos;
  • assistência educacional;
  • seguro de vida.

Benefícios recreativos

Condições de descanso, sossego e lazer para os funcionários, normalmente oferecidas por meio do acesso a clubes, colônias de férias e excursões programadas, entre outras atividades.

Quais são os impactos dos tipos de benefícios sociais nas empresas?

Com base nos atrativos acima mencionados, existem benefícios que se colhem de imediato e em curto prazo — tanto para os colaboradores quanto para a organização em si.

Entre as principais vantagens, podemos destacar as seguintes:

  • aumenta a satisfação coletiva dos colaboradores;
  • reduz o índice de rotatividade (turnover);
  • ajuda a espantar os motivos que geram o absenteísmo na organização;
  • eleva a lealdade do colaborador;
  • retém e atrai talentos para a empresa;
  • aumenta o bem-estar geral do funcionário;
  • gera mais produtividade;
  • trabalha, coletivamente, o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo;
  • aproxima e promove melhorias as relações dentro da empresa;
  • reduz a desmotivação individual ou coletiva.

Com isso em perspectiva, vamos conhecer os diferentes tipos de benefícios sociais nas empresas para, assim, inspirar você a implementá-los na sua rotina corporativa?

Que tal conhecer 6 tipos de benefícios sociais nas empresas?

Abaixo, a nossa lista com diversos tipos de benefícios sociais nas empresas para engajar os seus colaboradores:

1. Programas de bem-estar financeiro

O estresse financeiro tem crescido exponencialmente, dentro das empresas, que nada mais é do que o endividamento pessoal, de cada colaborador, que o acompanha em sua rotina.

Como consequência disso, o profissional não produz tão bem, concentra-se menos e fica mais desmotivado. E é aí que a empresa pode entrar com o programa de bem-estar financeiro.

São soluções práticas para orientá-lo a acabar com as dívidas, ter um planejamento econômico e aprender também a multiplicar a sua renda, não ficando um refém das próprias dívidas.

2. Adiantamento de salário

Também conhecido como pagamento on-demand, a modalidade permite que os profissionais recebam pelos dias de trabalho de acordo com as suas necessidades.

Isso faz com que a rigidez dos pagamentos mensais ou quinzenais seja dissolvida e o profissional tem mais liberdade para planejar o seu mês e evitar dívidas decorrentes da falta de dinheiro ao longo do mês.

3. Trabalho remoto

Horários flexíveis e a possibilidade de trabalhar de onde quiser são alguns dos tipos de benefícios sociais nas empresas que geram mais repercussão positiva.

Afinal, eles permitem que as pessoas tenham mais qualidade de vida, flexibilidade para construir a sua rotina e facilidades para trabalhar da maneira mais proveitosa possível.

4. Bolsas de estudo

O auxílio criado pela empresa gera um investimento na carreira dos seus colaboradores. Uma eficiente maneira de reter os talentos internos e lapidá-los para que, com o tempo, eles cresçam paralelamente ao desenvolvimento da empresa.

E essa atenção dedicada pela empresa se converte em uma fidelidade maior, o colaborador busca a ascensão interna e a reputação da empresa também cresce — o que promove a atração de talentos no mercado, interessados em trabalhar com vocês.

5. Programas de bem-estar e qualidade de vida

Aulas de yoga ou ginástica laboral na empresa são boas opções. Além disso, convém analisar as necessidades do seu quadro de funcionários para construir ações realmente eficazes.

Uma opção interessante é a elaboração de um grupo de caminhada ou planos flexíveis de academia e outras atividades físicas. Assim, a promoção da qualidade de vida é mantida, e de acordo com os interesses dos seus colaboradores.

6. Alimentação balanceada e gratuita

Que tal uma consulta periódica com nutricionistas para os colaboradores? Por meio de uma consultoria personalizada, eles montam um plano focado nos seus objetivos e necessidades.

Complementarmente, a empresa pode oferecer lanches gratuitos — como frutas e outras opções saborosas e nutritivas — para engajar os colaboradores a seguirem firmes nas metas estipuladas.

Só que os tipos de benefícios sociais nas empresas não ficam limitados às opções apresentadas neste artigo. Você pode qualificar ainda mais o nível de satisfação e bem-estar coletivo com muitas outras boas práticas!

E, para dar um passo certeiro nessa direção, aproveite para assinar a nossa newsletter (basta preencher o seu endereço de e-mail no canto inferior direito do nosso blog) e receber, em sua caixa de entrada, todas as nossas dicas e novidades!

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.