O clima organizacional se explica como uma série de fatores que influenciam diretamente no comportamento e na motivação dos profissionais. E os tipos de clima organizacional variam em cada empresa, já que cada uma possui sua própria cultura, expectativas, perfis e etc.

Sendo assim, fatores como o ambiente, cenário econômico, estrutura e as relações interpessoais é que definem os tipos de clima organizacional de uma empresa.

Aliás, empresas que conseguem manter um bom clima organizacional possibilitam caminhos para atrair e reter talentos. E sem dúvida tendem a obter mais sucesso no mercado.

Portanto, qualquer influência negativa nos tipos de clima organizacional pode gerar conflitos, problemas de comunicação interna e principalmente insatisfação profissional.

Neste artigo falaremos sobre os três tipos de clima organizacional e de que forma eles podem influenciar positivamente ou negativamente no dia a dia da empresa. Confira!

Tipos de clima organizacional

O clima organizacional tem o poder de impactar tanto positivamente como negativamente as empresas. Influenciando de maneira satisfatória, em um ambiente que seja propício para o crescimento dos profissionais, ou de maneira negativa, aumentando a taxa de turnover.

E cada empresa possui seu próprio tipo de clima organizacional que é definido pela cultura, perfil de seus profissionais, ambiente e etc. Conheça abaixo quais são os 3 tipos de clima organizacional:

  1. Clima organizacional bom;
  2. Clima organizacional médio;
  3. Clima organizacional ruim.

Cada um desses tipos de clima organizacional tem total impacto sobre o engajamento, desempenho e resultados da empresa.

Clima organizacional bom

Entre os tipos de clima organizacional, o considerado bom é o mais almejado pelas empresas. Neste cenário, vive-se um ambiente propício tanto para reter os talentos como para atrair bons profissionais no mercado.

Nesse caso, os profissionais se sentem como peça fundamental na empresa e principalmente possuem uma boa perspectiva de crescimento profissional. Assim, trabalham mais dispostos e engajados, contribuindo com os objetivos da empresa.

E para alcançar esse cenário, a empresa precisa criar estratégias para valorizar a sua equipe. Buscando sempre alternativas para que o ambiente de trabalho seja completamente favorável.

Seja oferecendo benefícios financeiros, como bons salários e extras, como dando constantes feedbacks e mantendo uma relação de confiança com cada profissional.

Clima organizacional médio

Esse tipo de clima organizacional pode ser uma prévia do mau momento que sua empresa está vivendo.

Empresas que se contentam em viver na média, costumam possuir uma equipe que não se dedica tanto. O perfil mais adequado nesse caso é de profissionais que fazem as coisas mais por obrigação do que por estarem engajados com os objetivos da empresa.

Se funcionários começaram a sair e pessoas que demonstram insatisfação com o modo de gestão implantado é o momento de rever o dia a dia da empresa.

Identificando esses problemas, é preciso agir com rapidez para estancar a insatisfação e a morosidade do seu ambiente. Se for necessário peça ajuda de profissionais externos especializados em gestão organizacional.

Clima organizacional ruim

Turnover constante, brigas, fofocas e uma imagem péssima no mercado. Dos tipos de clima organizacional, sem dúvida esse é o que mais afeta negativamente a empresa em todos os sentidos.

A  todo momento é possível ver profissionais insatisfeitos e com o desejo de sair. A relação entre o gestor e sua equipe é péssima e eles vivem em pé de guerra, sem conseguir entrar em um acordo entre feedbacks e cobranças.

Externamente a empresa é mal falada por ex-funcionários e sua imagem fica totalmente corroída no mercado. Há ruídos na comunicação e poucas vezes há um entendimento sobre o que é o melhor a ser feito.

Com um clima organizacional ruim, o ambiente se torna tão nocivo que é impossível reter talentos e atrair bons profissionais no mercado.

Importância do clima organizacional

“Clima organizacional é o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas” (Idalberto Chiavenato).

O clima organizacional é um tema complexo e apesar da sua subjetividade tem um poder de influência real sobre as pessoas.

Sendo assim, estar ciente dos impactos do clima organizacional contribui para que os gestores encontrem estratégias para melhorar o desempenho da equipe.

Portanto, é crucial que as empresas mensurem os tipos de clima organizacional, com suas devidas variações. Seja de cultura ou até mesmo de estrutura da empresa, para que assim os gestores saibam o que está realmente impactando diretamente nos resultados.

O que influencia o clima organizacional?

Alguns pontos são essenciais para determinar os tipos de clima organizacional e principalmente fazer com que todos estejam engajados com o trabalho. Conheça alguns deles abaixo:

Trabalho em equipe

Quando a equipe trabalha unida, qualquer problema se torna menor, tamanha a disposição de todos em ultrapassá-lo. Pois assim, cada pessoa usa suas habilidades e expertises para que as metas sejam alcançadas de maneira mais simples.

Feedback constante

Quanto mais o gestor participa da relação com sua equipe, maiores as chances deles terem um bom relacionamento profissional.

Sempre que há um apoio do líder nas tarefas, a relação com os subordinados é melhor, já que todos caminham na mesma direção.

Confiança na equipe

Quando gestor e equipe confiam um no outro o trabalho tende a fluir mais facilmente. Deixando assim, o ambiente de trabalho menos pesado.

Isso porque quando há de fato confiança entre as partes todos dão o seu melhor e trabalham pelo mesmo objetivo.

Valorização profissional

Sem dúvida a valorização profissional tem impacto em cada um dos tipos de clima organizacional.

Por um lado empresas que valorizam seus profissionais tendem a engajá-los completamente com seus objetivos. E por outro, quem pouco se preocupa com a valorização da sua equipe tende a perder facilmente seus profissionais para a concorrência.

Um bom ambiente

Um dos grandes sucessos das empresas é conseguir manter um bom ambiente de trabalho.

Organizações com um ambiente nocivo aumentam a rotatividade e perdem dinheiro constantemente com processos de admissão e demissão.

Entretanto, se o ambiente é sadio, com uma comunicação assertiva, a produtividade é maior e mais satisfatória.

E qual a importância da pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional nada mais é do que uma ferramenta estratégica que possibilita a empresa medir o índice de satisfação dos funcionários.

Com ela é possível identificar problemas de relacionamento, de insatisfação e desarmonia no ambiente.

Sendo assim, é possível criar estratégias para mudar o cenário problemático da empresa. Melhorando, dessa forma, o ambiente e tornando a equipe mais engajada e eficiente na execução das tarefas.

A pesquisa de clima organizacional pode ser aplicada de várias formas. A mais comum é através de um questionário com perguntas que englobam temas como o relacionamento da equipe, relação com o gestor, ambiente de trabalho, estrutura e etc.

Por que a minha empresa precisa entender os tipos de clima organizacional?

Identificar os tipos de clima organizacional na sua empresa é essencial para promover o alto rendimento da equipe. Se a insatisfação está alta, o turnover aumenta e consequentemente os resultados são afetados.

Em contrapartida, se a sua empresa zela pelo bom relacionamento entre os funcionários e gestores, seu clima organizacional com certeza será propício para reter talentos. E consequentemente atrair bons profissionais no mercado.

Por isso, é essencial que a empresa esteja sempre mensurando o nível de satisfação dos seus colaboradores. Aplicando pesquisas de clima organizacional, recebendo e oferecendo feedbacks constantes e principalmente tendo uma avaliação rotineira dos resultados.

O mercado se mostra cada vez mais competitivo e empresas que investem em estratégias para manter um bom clima organizacional se diferenciam das outras. Dando assim, um passo a frente para evoluírem diariamente.

Já assinou a nossa newsletter? Assine hoje mesmo e não perca mais nenhum dos nossos  conteúdos sobre gestão de pessoas e RH.

Conheça a Xerpa, uma plataforma de Recursos Humanos eficiente que pode ajudar muito a gestão de pessoas e de desempenho da sua empresa.

Com o nosso sistema você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

A Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.