teste de atenção concentrada

Teste de Atenção Concentrada: o que é, quais as vantagens e desvantagens?

Quem trabalha com Recursos Humanos (RH) sabe que uma das etapas mais decisivas de qualquer processo de recrutamento e seleção são os testes, e que nem todos são capazes de avaliar genuinamente as características subjetivas do candidato. Por isso, o uso de ferramentas e instrumentos para este fim é uma estratégia diferencial. Entre as soluções está o teste de atenção concentrada.

O teste de Atenção Concentrada ou teste AC, assim como o próprio nome sugere, é um tipo de teste psicológico que identifica a capacidade da pessoa de se manter atento e concentrado em diversas situações, principalmente sob pressão, por um determinado período de tempo.

Usado em processos de recrutamento e seleção por profissionais de Recursos Humanos, o teste de atenção concentrada é uma ferramenta que avalia características cognitivas.

Para conhecer a fundo a metodologia do teste de Atenção Concentrada, acompanhe este post e potencialize a qualidade das avaliações da sua equipe. Boa leitura!

O que são testes psicológicos de RH?

Testes psicológicos são usados como técnicas de recrutamento e seleção e ferramentas de avaliação de características humanas, que podem estar relacionadas a aptidões diversas como a personalidade ou a inteligência.

Por meio deles, a equipe de Recursos Humanos é capaz de identificar as facilidades ou dificuldades do candidato como:

  • trabalhar em equipe;
  • falar em público;
  • se relacionar;
  • liderar;
  • reagir a situações específicas;
  • usar o raciocínio lógico;
  • buscar soluções inovadoras;
  • empregar a inteligência emocional e assim por diante.

Em outras palavras, suas tendências comportamentais e intelectuais são avaliadas para validar a compatibilidade com a vaga ofertada em questão.

Leia também: O que é Fit Cultural e como fazer esse tipo de avaliação no processo seletivo da empresa?

Os testes psicológicos de RH auxiliam o recrutador a entender melhor o perfil do candidato, pois consideram características que metodologias como a entrevista e a análise curricular não são capazes de apontar. Por exemplo, a subjetividade e os valores sociais do indivíduo.

Por isso, o teste de atenção concentrada traz mais assertividade e segurança ao processo seletivo.

Essas ferramentas avaliativas trabalham com metodologias diversas que mudam conforme o objetivo do teste.

Portanto, seja qual for o cargo, a aplicação exige experiência e capacitação da equipe de Recursos Humanos.

O que é teste de Atenção Concentrada?

Teste de Atenção Concentrada ou teste AC é uma avaliação psicológica usada por recrutadores em processos seletivos para medir a capacidade do candidato em se manter atento e concentrado.

Envolvendo principalmente situações de pressão, em que o tempo de execução do teste é contabilizado, o candidato, que pode estar sozinho ou em grupo, deve se dedicar a reconhecer e identificar imagens específicas.

Em uma folha, sequências de símbolos muito parecidos são apresentadas, geralmente são tipos de triângulos.

Tendo como base 3 deles, o candidato deve ser capaz de assinalar todas as vezes que as equivalências dos 3 elementos aparecerem nas sequências apresentadas.

A correção se dá pelo número total de acertos, que pode refletir compatibilidade ou não as exigências cobradas para o cargo e/ou a cultura organizacional da empresa.

É importante se atentar que o teste AC é fundamental para conhecer traços mais íntimos do candidato, já que aborda suas habilidades cognitivas.

Contudo, o candidato  deverá estar em condições mentais e físicas adequadas para que os resultados sejam seguros.

Como aplicar o teste de Atenção Concentrada?

Confira a seguir algumas dicas importantes para aplicar o teste de Atenção Concentrada com eficiência.

1. Defina um local apropriado

Antes de mais nada é importante que o local de aplicação do teste de Atenção Concentrada seja adequado.

Uma vez que será avaliada a concentração do candidato, é essencial que o ambiente permita que ele mantenha o foco no teste.

Quaisquer interferências externas poderão comprometer os resultados, entre elas:

  • iluminação;
  • temperatura;
  • barulho, dentre outros.

2. Potencialize a análise com testes complementares

O mercado vem exigindo talentos cada vez mais dinâmicos, proativos, flexíveis, com boa liderança; e somente a realização do teste de Atenção Concentrada pode não ser suficiente para identificar todas essas qualidades.

Por isso, atrelar testes psicológicos complementares para avaliar outras características interessantes é uma decisão estratégica.

3. Garanta a exatidão do teste acalmando o candidato

Entrevistas e testes podem gerar certo nervosismo ou ansiedade, por isso é importante que o candidato se sinta tranquilo para não comprometer a avaliação. Portanto, busque transmitir a ele calma e segurança.

O candidato precisa entender que o teste de Atenção Concentrada é apenas uma das etapas do processo seletivo e que, neste momento, não é algo definitivo com respostas absolutas.

Com ele tranquilo, o trabalho do RH ganha mais segurança e qualidade.

Quais as vantagens do teste de Atenção Concentrada?

Agora que você já sabe o que é o teste de Atenção Concentrada, confira a seguir suas principais vantagens em processo de recrutamento e seleção:

  • identifica o perfil genuíno do candidato;
  • possibilita a formação de equipes alinhadas às metas do negócio;
  • prevê o comportamento do candidato diante situações diversas;
  • identifica o nível de interação do candidato com a equipe;
  • favorece a manutenção do clima organizacional;
  • diminui as taxas de rotatividade de pessoal ou turnover;
  • aumenta a produtividade.

Quais são as desvantagens do teste de Atenção Concentrada?

Confira também as desvantagens o teste de Atenção Concentrada:

  • não pode ser aplicado como único indicador psicológico do candidato;
  • problemas pessoais podem comprometer os resultados do teste;
  • a análise pode gerar apenas resultados pontuais.

Essa metodologia permite que os processos de recrutamento e seleção da sua empresa sejam inovados, buscando avaliar muito mais do que a capacidade técnica do candidato, mas também as suas qualidades íntimas e subjetivas.

Em outras palavras, aplicar o teste de Atenção Concentrada é uma solução eficiente para assegurar contratações mais assertivas e proveitosas da sua empresa.

Realizado com responsabilidade e coerência, o teste de AC gera dados essenciais para a aprovação ou eliminação de um candidato, por isso o setor de RH deve estar sempre atento.

Vale ressaltar que existe a necessidade de alinhá-lo a outros testes para recrutamento e seleção, o que exigirá qualificação por parte dos recrutadores.

Agora que você sabe o que é o teste de Atenção Concentrada e os principais benefícios para a organização, implemente-o na rotina do seu RH!

E aí, gostou? O setor de RH da sua empresa conhece ou realiza o teste de Atenção Concentrada? Conta pra gente nos comentários!

Xerpay é um aplicativo que permite que os colaboradores antecipem parte de seus salários quando quiserem de forma simples e instantânea. Acredite, os benefícios para a empresa também são muitos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.