Termos técnicos de RH: 47 expressões mais utilizadas [Glossário]

termos-tecnicos-de-rh

Para saber as tendências e as expressões clássicas do setor, reunimos um compilado com os principais termos técnicos de RH. Um apanhado útil para veteranos do setor e também para quem está nos primeiros passos do trabalho com o desenvolvimento dos recursos humanos de uma empresa.

O setor de RH avança em uma velocidade impressionante e, com isso, novos termos ganham destaque no  glossário de RH. Quem se distrai pode ter a impressão de que está ouvindo outro idioma.

Isso não é inteiramente mentira. Afinal de contas, muitos dos termos técnicos de RH fazem uma combinação interessante do português, siglas e palavras em inglês.

>> Que tal ter à mão, então, um glossário completo para você não se perder mais nesse vasto oceano de termos técnicos de RH? É só seguir com esta leitura — e aproveite para salvar o link nos seus favoritos ou baixar o PDF do arquivo através desse link ????

Principais termos técnicos de RH

Abaixo, o nosso completo glossário de RH vai de A a Z.  Prepare-se para dominar todas as definições de termos técnicos de RH mais importantes da área. Confira!

0 — 9

#1. 5S

Este termo técnico de RH se baseia em cinco palavras japoneses:

  • seiri;
  • seiton;
  • seiso;
  • seiketsu;
  • shitsuke.

Na ordem, são os cinco “senso” que a empresa deve desenvolver para obter uma performance melhor. Traduzindo-se em senso de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina.

#2. 5W2H

Aqui, a sigla pega emprestado uma série de termos em inglês:

  • What?
  • Who?
  • When?
  • Why?
  • Where?
  • How?
  • How much?

Respectivamente, em português, estes termos técnicos de RH traduzem-se em:

  • O quê?
  • Quem?
  • Quando?
  • Por quê?
  • Onde?
  • Como?
  • Quanto custa?

O termo é usado para seguir uma série de parâmetros — as questões — para avaliar a possibilidade de investir ou planejar algo.

A

#3. Absenteísmo

Este é um dos termos técnicos de RH clássico e refere-se às ausências e faltas de colaboradores no expediente.

#4. ASAP

Sigla para o termo em inglês as soon as possible, que significa “o mais rápido possível”. Normalmente, é um vocabulário de recursos humanos usado para criar um senso de urgência nos colaboradores.

#5. Autoavaliação

Outro clássico entre os termos usados em recursos humanos. Significa que os próprios profissionais realizam as suas avaliações.

#6. Avaliação 90 graus

Outro dos termos técnicos de RH relacionado a uma prática de gestão usada para avaliar o desempenho dos colaboradores de maneira hierárquica do gestor para o subordinado, apenas.

#7. Avaliação 180 graus

Avaliação em que o subordinado não avalia, mas é avaliado também por outros envolvidos, como os clientes e os colegas de trabalho.

#8 Avaliação 360 graus

Aqui, todos participam da avaliação — quem é avaliado tem a chance de avaliar também.

B

#9. B2B ou BTB

Um dos termos técnicos de RH emprestados do marketing. É a sigla para Business to Business, que denota a ação comercial entre empresas. Ou seja: quando o cliente não é o consumidor final.

#10. B2C ou BTC

Sigla para Business to Consumer, que destaca a ação comercial de uma empresa que atue diretamente para o consumidor final.

#11. B2E

Sigla para Business to Employee, um meio de marketing focado internamente, na promoção do engajamento dos colaboradores.

#12. Benchmarking

Um dos termos usados em recursos humanos bastante usados quando se fala da avaliação interna dos processos, e também da concorrência, a fim de melhorar os seus próprios meios, produtos e fluxo de trabalho.

#13. BI

Muitos termos técnicos de RH vem de outras área como esse que abrevia o conceito de Business Intelligence, uma área focada na compilação e análise de dados para agilizar e qualificar a tomada de decisão.

#14. Brainstorming

Encontro que tem como principal objetivo a promoção de ideias — uma “chuva de ideias”, em tradução literal,  para um dos mais populares termos técnicos de RH.

#15. Break even point

É o ponto de produção ou venda que uma empresa atinge para, então, tornar o seu negócio lucrativo.

#16. Burnout

Estresse avançado, configurando-se no esgotamento físico e mental do profissional. Este é um dos termos técnicos de RH bastante em alta, por causa da crescente discussão sobre saúde mental no trabalho.

C

#17. C2C

Ou Customer to Customer, que é a venda realizada de um cliente para outro cliente.

#18. CEO

Um dos termos técnicos de RH mais usados no meio corporativo, que destaca o Chief Executive Officer, o diretor-geral de uma empresa — o maior cargo na hierarquia organizacional.

#19. Clima organizacional

São os valores e atitudes esperados de um colaborador dentro da organização.

#20. Coach

Termo técnico de RH para o profissional que trabalha na orientação e condução do desenvolvimento pessoal e/ou profissional dos seus clientes — que, por sua vez, são conhecidos como coachees.

#21. Coaching

Refere-se ao processo de aprendizado e desenvolvimento oferecido pelo coach.

#22. Compliance

Conjunto de medidas e normas que promovam o desenvolvimento de um negócio a partir das suas próprias diretrizes. Isso facilita o diagnóstico de eventuais desvios ou inconformidades.

#23. Cultura organizacional

São os pilares institucionais seguidos pela empresa, e que são aplicados em sua rotina.

D

#24. Downsizing

Redução dos níveis hierárquicos dentro da empresa com o objetivo de absorver etapas e, assim, facilitar a tomada de decisão.

#25. Dumping

Termo técnico de RH para a prática desleal de empresas que comercializam as suas soluções por preços muito abaixo do praticado no mercado com o único propósito de eliminar a concorrência.

E

#26. E-commerce

Comércio eletrônico.

#27. E-learning

Modalidade de ensino a distância por meio da internet e outros meios eletrônicos.

#28. Empowerment

Refere-se à delegação de autonomia e autoridade aos colaboradores para que tomem as decisões e assumam mais responsabilidades.

#29. Endomarketing

Marketing interno que visa a conscientização e motivação dos colaboradores.

#30. E-procurement

Automatização dos processos da empresa, seja de compra ou venda.

#31. E-recruitment

Modalidade de uso das ferramentas online para o recrutamento e seleção de profissionais. Um dos termos usados em recursos humanos com a chegada das soluções tecnológica no setor. 

#32. ERP

Softwares que integram os setores da empresa.

F

#33. Feedback

Outros dos termos técnicos de RH muito utilizado para se referir ao processo de avaliação do desempenho de um colaborador, seja em determinado período ou em decorrência de uma atividade específica.

H

#34. Headcount

É a quantidade de profissionais em uma equipe ou empresa.

#35. Headhunter

Profissional que tem como sua principal função a identificação de talentos do mundo corporativo, unindo-os às empresas contratantes.

#36. HR Business Partner

É o profissional de RH autônomo que presta serviços para uma empresa — normalmente, o headhunter tem essa função também.

I

#37. Intrapreneur

Empreendedores internos. Os profissionais que atuam na coordenação de negócios como se fosse uma empresa independente.

K

#38. KPI

Sigla para Key Performance Indicators, usada para medir o nível de desempenho de algo, de acordo com os objetivos da empresa.

M

#39. Mentoring

É a mentoria de uma pessoa — normalmente, veterana ou com mais competências e habilidades — que acompanha um profissional novato.

N

#40. Networking

Aumento da sua rede de relacionamentos para obter novas parcerias e oportunidades comerciais, além de divulgar o seu nome no mercado.

O

#41. Onboarding

É o trabalho de orientar e capacitar os colaboradores recém-contratados, para que assimilem rapidamente a cultura e estrutura da empresa.

#42. Outsourcing

Obtenção de recursos humanos de maneira externa.

P

#43. PDCA

Sigla para os termos em inglês:

  • Plan: planejamento;
  • Do: executar:
  • Check: verificar;
  • Act: agir.

Trata-se de um método que foca na melhoria de processos.

#44. Performance Management

Refere-se à elaboração e manutenção de um sistema de avaliação de desempenho e feedbacks de uma empresa.

S

#45. Stock options

Modalidade oferecida para que o próprio colaborador adquira ações da empresa — comumente, por um preço abaixo do que é praticado no mercado.

T

#46. Turnover

Outro dos termos técnicos de RH clássicos, caracteriza-se no índice de admissões e demissões em um determinado período.

W

#47. Workaholic

Profissional que tem o vício em trabalhar demais.

E aí, o que achou dos termos técnicos de RH explorados neste artigo? Clique aqui e baixe o glossário com todos os termos agora mesmo! Conte-nos também se você sentiu falta de alguma palavra, para que possamos continuar expandindo o vocabulário de recursos humanos!

Conheça também os recursos do software da Xerpa e como você pode automatizar uma série de processos da sua equipe de RH. Com a Xerpa sua empresa terá acesso a benefícios como:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionado à questões legais e gestão de informação da empresa.

Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar