Entenda por que a terceirização de serviços é boa para a sua empresa

terceirizacao de servicos

A terceirização de serviços é um recurso no qual uma empresa transfere para terceiro a responsabilidade na contratação e manutenção da relação jurídica mantida com os funcionários. Ou seja, trata-se da delegação de determinadas atividades para outra pessoa jurídica para que essa cumpra com a execução das tarefas laborativas dentro do seu negócio.

A empresa que deseja terceirizar serviços internos deve realizar a contração de um prestador que tenha expertise no desenvolvimento da atividade. Atualmente, a legislação autoriza a contratação de serviços terceirizados para qualquer atividade desenvolvida dentro da organização, sejam elas atividades-meio ou atividades-fim.

Alguns empresários acreditam que a terceirização é um processo complexo e que pode gerar problemas sérios na execução das atividades internas. Entretanto, esse pensamento tem mudado e a terceirização vem sendo cada dia mais aceita, inclusive no momento atual em que a legislação ampliou as possibilidades no âmbito dos serviços que podem ser contratados nessa modalidade.

Neste artigo, você vai entender quais são os benefícios que um processo de terceirização pode oferecer para a sua empresa, como por exemplo a redução de custos e a simplificação da estrutura administrativa. Além disso, vai ter acesso a dicas de alguns cuidados que a empresa deve ter antes de investir nesse processo. Continue a leitura e descubra!

 

Redução de custos

A primeira vantagem é a que atrai maior interesse dos empresários: a redução de custos. É sabido que os encargos trabalhistas, resultantes da correta aplicação da legislação pátria, oneram significativamente as empresas, causando muitas vezes um impacto negativo no próprio desenvolvimento das atividades.

Por meio da terceirização, a relação entre o custo e o benefício é positiva para o equilíbrio financeiro da empresa. Isso porque envolve custos inferiores aos necessários para a formação de uma equipe e para a execução das atividades dentro da organização empresária.

Além disso, a terceirização garante maior previsibilidade para o caixa da empresa, já que não há despesas extraordinárias com ações trabalhistas, rescisões e férias. Esses montantes já estão inclusos no valor mensal repassado para a empresa terceirizada.

Além dessas questões, também é válido ressaltar que empresas especializadas terceirizadas podem oferecer profissionais que detêm maior conhecimento técnico, permitindo ganho de produtividade e, consequentemente, ganho financeiro para a empresa.

Em se tratando de custos, outra questão importante é que a terceirização desobriga a empresa contratante de seguir Convenções Coletivas específicas, o que também representa uma redução significativa nos custos.

Por fim, outra redução indireta de custos diz respeito à diminuição da estrutura do Departamento de Recursos Humanos. Isso tem como causa o fato de a terceirização ocasionar redução na demanda de contratações, demissões e gerenciamento de folhas de pagamento e benefícios pagos aos profissionais.

 

Otimização do tempo

A otimização de tempo é uma vantagem interessante relacionada ao processo de terceirização. Isso porque a terceirização permite a otimização do tempo dos gestores e dos próprios profissionais, uma vez que diversas atividades operacionais passam a ser realizadas pelas empresas que prestam os serviços.

Por exemplo, o gestor não precisa dedicar parte do seu tempo à realização de entrevistas preliminares com candidatos à determinada vaga, já que a empresa terceirizada é que realizará todo o processo de contratação.

Nesse sentido, esses profissionais como gestores e diretores podem focar o exercício de suas funções em área mais estratégicas para o negócio. Isso que permite melhora na tomada de decisões e, consequentemente, nos resultados.

Vale destacar que a empresa precisa ter em mente que a terceirização deve ser monitorada. Entretanto, o tempo dedicado a isso é muito menor se comparado a situações e demandas envolvidas em uma contratação direta.

 

Priorização dos investimentos

O fato de uma empresa eleger a contratação de atividades terceirizadas permite maior priorização de investimentos para organização. Isso porque a terceirização reduz a necessidade de gastos com treinamentos e qualificação de profissionais, já que essa tarefa se torna uma responsabilidade da terceirizadora.

Isso dá à empresa a possibilidade de priorizar seus investimentos. Assim, pode privilegiar o uso de seus recursos para estratégias que estejam focadas no crescimento e desenvolvimento do negócio.

 

Construção de parcerias proveitosas

Outra vantagem interessante resultante do processo de terceirização é a condição de construir parcerias produtivas para a empresa.

A escolha e o estreitamento da relação com uma empresa que ofereça serviços técnicos especializados pode representar uma decisão estratégica importante para o negócio. Por meio de parcerias e apoios mútuos, as duas empresas ganham força no mercado e criam elementos que possibilitem o crescimento mútuo.

 

Simplificação da estrutura administrativa

Essa é uma vantagem bastante evidente quando se fala em benefícios da terceirização. É natural que a empresa, ao contratar funcionários terceirizados, garanta a facilidade na organização e o gerenciamento do controle de custos, otimizando investimentos e evitando problemas relacionados a práticas administrativas, impasses e até mesmo questões jurídicas.

 

Foco na contratação de especialistas

Outro benefício interessante, e que é o calcanhar de aquiles de muitas organizações, é a contratação de profissionais especialistas.

A terceirização permite a contratação de funcionários mais qualificados e experientes. Essa circunstância garante a melhora na qualidade dos serviços e menores riscos de contratação de profissionais que não vão trabalhar de forma eficiente e produtiva.

Isso acontece porque as empresas de terceirização costumam investir em treinamentos e no fornecimento de profissionais que se destaquem em seus mercados de atuação, com habilidades e conhecimentos técnicos específicos.

Muitos empresários enxergam na terceirização um processo de profissionalização e especialização das atividades.

Antes de terceirizar uma atividade, é importante que a empresa realize uma análise completa do negócio, verificando a viabilidade e os benefícios que esse tipo de contratação pode oferecer no dia a dia da organização.

Além disso, é necessário que o empresário tenha em mente que a contratação deve estar em total conformidade com a lei, evitando a caracterização de uma ilicitude na terceirização. Qualquer incompatibilidade com legislação vigente poderá tornar a empresa responsável pelo pagamento de possíveis despesas trabalhistas.

Dessa forma, antes de realizar qualquer contratação, pesquise a respeito da empresa de terceirização, verifique a existência de demandas trabalhistas e analise com o seu setor de finanças se os preços praticados são compatíveis com o mercado.

Antes de firmar um contrato de terceirização de serviços, é imprescindível conhecer a legislação aplicável. Uma recente alteração na Consolidação das Leis Trabalhistas mudou as regras aplicáveis à terceirização. Aprofunde o assunto acompanhando este artigo a respeito das mudanças trazidas pela lei de terceirização.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *