Mercado de Trabalho: conheça as principais tendências de RH para 2021

tendências de rh para 2021

O ano de 2020 trouxe muitas mudanças para o mercado de trabalho. Algumas delas previstas e, outras, feitas de acordo com a necessidade — como o aumento exponencial do home office motivado pela pandemia do coronavírus.

Até por isso, conhecer as principais tendências de RH para 2021 podem ajudar a garantir mais controle para o seu negócio e flexibilidade para se aprimorar às mudanças e transformações do setor.

Com um planejamento antecipado, você consegue fazer os eventuais ajustes com menos imprevistos e obstáculos no caminho. E, claro, com total alinhamento dos funcionários e menos custos com isso.

A seguir, vamos falar das seguintes tendências de RH para 2021 no mercado de trabalho:

  1. Home office permanente
  2. Pacote de benefícios flexível
  3. Treinamentos on-line como uma das tendências de RH para 2021
  4. Flexibilidade no ambiente de trabalho
  5. Automatização dos processos
  6. Responsabilidade social
  7. Gamificação
  8. Recrutamento e seleção
  9. Salário sob demanda

E aí? Conseguiu identificar boas tendências para o seu negócio? Então, siga com a leitura abaixo e inspire-se em antecipar o planejamento para o ano seguinte com as nossas ideias!

1. Home office permanente

Muitas organizações identificaram o home office como uma solução não temporária, em decorrência do coronavírus, mas definitiva. É o home office permanente que parece ter chegado para ficar, permanentemente.

Afinal, gestores e funcionários perceberam de imediato os benefícios dessa prática, como a redução de custos operacionais, a autonomia e flexibilidade para montar a rotina e a qualidade de vida aprimorada sem a necessidade de deslocar-se para um local de trabalho distante, entre outros fatores.

Vale evitar, contudo, a pressa em sua implementação. Por exemplo: para superar os desafios de realizar reuniões à distância, conte com ferramentas específicas para isso — como o Zoom, que cresceu 30 vezes durante a pandemia — e desenvolva toda uma política focada no home office.

Soluções assim se consolidam como algo em longo prazo, e não apenas pelo imediatismo da situação. E todos podem se beneficiar disso.

2. Pacote de benefícios flexível

Os benefícios corporativos para home office podem ser de grande valia para a sua organização em busca das principais tendências de RH para 2021. Tudo porque eles se alinham e demonstram atenção às principais preocupações dos funcionários, hoje em dia.

Especialmente, aqueles de gerações mais jovens, como a Z e também os millennials.

Acontece que a popularização do trabalho remoto interferiu justamente na oferta de benefícios. Alguns exemplos disso:

  • terapia online;
  • vale-alimentação no lugar do vale-refeição — ou apenas em complemento, já que o vale-refeição pode ser usado para deliveries, por exemplo;
  • custeio da internet e outros serviços necessários para o trabalho, como luz;
  • substituição do vale-transporte por outro benefício.

Vale apontar, ainda, que a empresa pode cuidar de outros aspectos necessários à realização de um bom trabalho à distância. Para isso, recomendamos a leitura de outro artigo nosso, que lista os itens necessários para elaborar um kit home office para os seus funcionários!

3. Treinamentos on-line como uma das tendências de RH para 2021

As soluções digitais estão com tudo no horizonte do mercado de trabalho. Agora, estamos falando especificamente do fundamental trabalho de treinamento e desenvolvimento capitaneado pelo RH.

Só que, aqui, necessitamos de auxílio tecnológico que permita a sua implementação e efetiva absorção da parte dos participantes.

Seja para o aprimoramento de alguma habilidade, capacitar os colaboradores ou melhorar outros indicadores de desempenho, como a motivação e o engajamento, é possível fazer isso à distância.

Novas tecnologias são usadas para garantir a sua efetiva aplicação. Primeiramente, por meio de ferramentas simples de comunicação, como o já citado Zoom, mas também existem as plataformas de EAD (ensino a distância) que têm se aprimorado constantemente ao longo dos anos. Algumas das mais populares são:

  • Udemy;
  • Enap;
  • Sebrae;
  • Coursera;
  • Alura.

Bom se adiantar, porque o uso combinado de estratégias presenciais com ferramentas tecnológicas estão entre as grandes ações implementadas pelas empresas do futuro, sabia?

4. Flexibilidade no ambiente de trabalho

Além do trabalho à distância, a flexibilização dos moldes de trabalho também cresceram como uma das grandes tendências de RH para 2021. O mercado de trabalho convive, agora, com a necessidade de tirar a rigidez da rotina. Isso pode ocorrer por meio de um horário personalizado, por soluções que também prezam pela qualidade de vida dos colaboradores ou, simplesmente, por um alinhamento dos benefícios com o perfil médio dos profissionais.

A questão é que as ideias inflexíveis têm menos espaço, nos corredores corporativos. Algo que tem se mostrado especialmente importante para atrair e reter os talentos de gerações mais recentes, como a geração Z — que já é grande parte da força de trabalho atual, inclusive.

É possível também desconstruir a hierarquia vertical de trabalho. Uma interessante tendência que já criou raízes e não parece ser uma moda passageira, não.

Para isso, a flexibilização consiste em dar mais autonomia, liberdade e poder de gerenciamento aos colaboradores. Assim, a liderança atua mais como um elemento de inspiração e orientação enquanto os seus subordinados se desenvolvem de múltiplas maneiras.

Vale observar o quanto isso pode evoluir, em médio prazo, para a construção de um quadro de funcionários repleto de líderes e a maior parte deles apoiada por um senso de pertencimento da empresa onde trabalha.

5. Automatização dos processos

Sistema de automação podem fazer toda a diferença para o RH, atualmente. Afinal, eles ajudam a:

  • desburocratizar o setor com a automatização dos processos;
  • organizar todo o departamento, exigindo menos espaço físico para a documentação da papelada e incluindo-a em arquivos digitais que são salvos na nuvem;
  • gerar uma empresa mais móvel, já que todas as informações do setor podem ser acessadas de qualquer lugar, e a qualquer hora;
  • estabelecer insights a partir da análise de indicadores de desempenho e de relatórios gerados automaticamente.

É o Big Data e outras tecnologias somadas que se traduzem em soluções multifacetadas para o desenvolvimento não apenas do setor de recursos humanos da sua empresa, mas da organização como um todo.

6. Responsabilidade social

A responsabilidade social é algo crescente em nosso mundo cada vez mais globalizado. O brasileiro, inclusive, está cada vez mais antenado e adepto às marcas que defendam causas sociais.

Estabelecer esse parâmetro, contudo, não deve ser algo apenas estratégico para impulsionar a reputação da empresa. Pelo contrário: deve ser algo alinhado aos pilares institucionais da organização e que sirva de estímulo também ao perfil dos seus funcionários.

Como resultado, essa missão vai se estender à oferta de seus produtos ou serviços e também na maneira com a qual a marca se posiciona no mercado. Isso tudo agrega valor, mas, também, resultados. Algo que beneficia a todos os envolvidos.

7. Gamificação

Além dos já citados treinamentos à distância, algo que pode fazer toda a diferença para o crescimento da empresa, no geral, é o uso aprofundado da gamificação.

Nós fizemos um post completo sobre o assunto — aproveite para dar uma conferida assim que finalizar esta leitura!

Mas vale considerá-la entre as grandes tendências de RH para 2021 por algo simples: a gamificação funciona. Ela pode ser usada para treinamentos, recrutamento e seleção, com objetivos motivacionais e também para agregar resultados às equipes a partir de metas e prazos.

Tudo isso, é claro, com uma atmosfera educacional, instrutiva e que divirta ao mesmo tempo em que estimula os profissionais a trabalharem de acordo com a estratégia.

8. Recrutamento e seleção

Como mencionamos o assunto acima, vale a pena citá-lo entre as grandes tendências de RH para 2021. O mercado de trabalho está de olho em inovações focadas em recrutamento e seleção porque:

  • ajuda a compor assertividade à escolha dos recrutadores;
  • minimiza, com isso, os gastos desnecessários com elevados índices de turnover;
  • aproxima a empresa de profissionais realmente alinhados com o perfil da organização;
  • reduz o ciclo total para uma nova contratação.

Ou seja: são dados que se convertem em resultados expressivos para a empresa em curto, médio e longo prazo. Pois profissionais satisfeitos com as empresas tendem a ficar por mais tempo. E isso é de grande valia para a organização e também para o profissional.

Até por isso, aí vai a nossa grande dica: fique de olho também nas tendências em recrutamento. Elas podem servir como uma verdadeira bússola para guiar a sua empresa à assertividade plena nos futuros processos seletivos!

9. Salário sob demanda

Por fim, temos que falar sobre o salário sob demanda como uma das grandes tendências de RH para 2021.

E sabe por quê? Por meio desse benefício, as pessoas adquirem mais autonomia para lidarem com as suas contas pessoais, podendo acessar o salário de dias já trabalhados quando bem quiserem.

Isso agrega mais personalização ao planejamento financeiro delas e evita que, diante de uma necessidade emergencial, elas recorram a alternativas custosas, como o cheque especial.

Quando essa opção se torna uma necessidade corriqueira, as dívidas aumentam e o estresse financeiro bate à porta. Algo que é danoso para o indivíduo e também para a empresa de diversas maneiras.

Confira um pouco mais a respeito do salário sob demanda no vídeo a seguir:

Que tal, então, planejar-se de maneira rápida e efetiva para gerar mais bem-estar financeiro aos seus profissionais? O RH pode inovar rapidamente por meio de soluções de salário sob demanda, vale então saber mais sobre o assunto e garantir pleno alinhamento ao que os seus colaboradores mais necessitam!

 

Agora é hora de reunir-se com os seus colegas de trabalho, para definirem juntos quais serão as tendências de RH para 2021 que vocês vão começar a desenvolver para a sua empresa! Enquanto isso, vocês podem se beneficiar de mais dicas sobre o mercado de trabalho e para o crescimento da sua organização de uma maneira ainda mais facilitada: basta curtir a nossa página no Facebook, e seguir-nos no Instagram, Twitter e LinkedIn para ficar por dentro de todas as nossas novidades em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar