tecnologia para as empresas do futuro

6 tendências de tecnologia para as empresas do futuro

Existem diversas tendências de tecnologia para as empresas do futuro, e muitas delas têm a ver com a sua organização, independentemente do setor em que ela atue. Isso porque a transformação digital permite o uso de tecnologias personalizáveis, que se adaptem às suas necessidades, e não o contrário.

 

Existem diversas tendências em tecnologia para as empresas do futuro. São elementos em comum entre as grandes marcas e as startups que chegam em elevado grau de competitividade no mercado, e que podem ajudar a sua empresa a figurar nessa seleta lista.

Com base nisso, pergunte-se antes de seguir com esta leitura: minha organização investe em tecnologia?

Independentemente da decisão que tenha vindo a partir da sua resposta, este post vai facilitar a sua vida — e de todos os colaboradores, por consequência. Isso porque nós reunimos, ao longo deste post, 6 tendências de tecnologia para as empresas do futuro!

Confira, e descubra como essas soluções tecnológicas têm tudo para impulsionar a sua marca entre os grandes nomes do seu setor de atuação!

As 6 tendências de tecnologia para as empresas do futuro

Abaixo, destacamos algumas das soluções que podem fazer a diferença na otimização do trabalho de sua empresa — e não apenas do setor de RH. Avalie quais podem fazer parte da sua rotina corporativa!

 

1. Automatização de processos

Hoje em dia, é possível delegar às tecnologias boa parte das tarefas do seu fluxo que não são, necessariamente, etapas analíticas ou estratégicas.

Imagine, por exemplo, que você pode automatizar alguns processos da sua admissão. Assim, os seus especialistas de RH correm menos riscos de errar, na atividade, e agilizam toda a atividade.

Essa é uma boa tecnologia para as empresas do futuro: entender o que pode ser automatizado, no fluxo, e transformar esse tipo de solução em um colaborador a mais, sem que aumente-se o quadro de funcionários.

 

2. Inteligência artificial

Até como um complemento ao que discutimos acima, podemos falar da inteligência artificial logo na sequência. E tudo porque ela é uma grande tecnologia para as empresas do futuro.

Afinal de contas, esse advento tecnológico permite que os sistemas digitais “aprendam” com o tempo. Por exemplo: ao identificar as métricas de produtividade da sua equipe, o sistema pode:

  • apontar onde os elementos estão causando carências na produtividade;
  • otimizar o processo de trabalho a partir de tarefas que são também digitalizadas.

Na indústria, a inteligência artificial aplicada nos sistemas e equipamentos tem contribuído para que o maquinário atue com mais eficiência e com um número reduzido de recursos (seja energia ou matéria-prima).

Para o RH, a tecnologia para as empresas do futuro pode valorizar as métricas monitoradas e, com o tempo, ajudar no mapeamento de dados que vão ajudar na tomada de decisão.

Que não fiquem dúvidas para você: a inteligência artificial pode avaliar, ao longo de algumas avaliações de desempenho, quais são os elementos em comum entre os colaboradores de uma equipe, e permitir insights para que o RH diagnostique eventuais situações problemáticas (como o aumento do absenteísmo de uma equipe em particular).

 

3. O Omnichannel

Dados integrados são elementos comuns, na aplicação do Big Data — uma tecnologia das empresas do futuro que já foi amplamente discutida e difundida por aqui, e que trataremos logo abaixo —, e se apresentam com solidez no conceito de Omnichannel.

Para o setor de atendimento, a tecnologia tem sido considerada em conjunto com a inteligência artificial para promover melhorias contínuas no serviço automatizado (como o call center sem a interação com um atendente).

Você pode fazer uso desse tipo de tecnologia para as empresas do futuro na sua organização também. Trata-se de uma maneira eficaz de usar o tráfego de dados para obter, cada vez mais, insights valiosos para uma tomada de decisão efetiva.

 

4. Computação em nuvem

Você tem um software de gestão, processos de admissão digital ou lida com outras soluções que se integram a outros sistemas de sua empresa? Então, você já deve fazer uso dessa tecnologia para as empresas do futuro: a computação em nuvem.

Afinal, trata-se de uma maneira de manter toda a sua propriedade intelectual em um ambiente seguro, 100% digital e com mais mobilidade e flexibilidade para a sua empresa.

Conhecida também como cloud computing, a tecnologia agrega para que as organizações possam ter mais controle e segurança sobre os seus dados esse expandirem sem altos investimentos em infraestrutura.

Não à toa, modelos de negócio contemporâneos, como o home office, são valorizados com essa tecnologia para as empresas do futuro. Basta ter um sistema de acesso para que esse colaborador acesse os dados necessários de onde estiver, e a qualquer hora.

 

5. Big Data e Analytics

Acima, destacamos a importância do Big Data na tecnologia para as empresas do futuro, e aí está o elemento-chave para tanto desenvolvimento.

Por meio dela, sua empresa consegue compilar, organizar e analisar todo o tráfego de dados gerados — interna ou externamente.

Isso facilita na análise de métricas, agiliza a tomada de decisão e contribui ativamente com o planejamento de novas estratégias para a sua organização.

Não à toa, o Big Data é um dos grandes aliados do marketing digital, sendo o diferencial para avaliar tantos bytes em tão pouco tempo para os ajustes de campanhas. Para a sua empresa, a tecnologia não é exceção.

Softwares de gestão, por exemplo, trabalham rapidamente com esse volume intenso de informação. É por isso que essas soluções têm tanto apreço entre os especialistas do setor: é capaz de revolucionar todo o RH, minimizando os trabalhos burocráticos e agregando mais valor estratégico aos seus profissionais.

 

6. Realidade aumentada (AR)

Se vamos falar de tecnologia para as empresas do futuro, a realidade aumentada (e também a realidade virtual) tem lugar cativo entre as principais soluções. Tudo porque as suas aplicações têm sido ainda consideradas — estando longe, ainda, de entender os limites de uso para elas.

Hoje em dia, elas já ajudam a simular ambientes e situações para o treinamento de colaboradores, por exemplo. Assim, consegue-se oferecer um meio mais qualitativo para absorver os conteúdos e gerar mais segurança aos colaboradores (especialmente, aqueles que lidam com situações de risco).

 

Agora que você já está por dentro dessa tecnologia para as empresas do futuro e tantas outras, que tal ampliarmos esta discussão? Para isso, use o campo de comentários deste post, logo abaixo, e conte pra gente quais tecnologias de ponta a sua empresa já faz uso ou planeja utilizar em curto e médio prazo!

 

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