tecnicas-de-gestao-de-pessoas

5 técnicas de gestão de pessoas para otimizar os resultados da sua equipe

Um ambiente de trabalho agradável estimula o desenvolvimento profissional e criativo e uma relação saudável entre os colaboradores. Ainda reforça valores e objetivos compartilhados que podem ser requisitos decisivos para o sucesso de uma organização. Por isso, o setor de Recursos Humanos (RH) deve estar em constante busca por melhores técnicas de gestão de pessoas.

Gestão de pessoas é a área que atende as necessidades das relações interpessoais no local de trabalho e realiza a manutenção do clima organizacional.

Liderados pelo setor de RH, as técnicas de gestão de pessoas podem ser implementadas em todos os setores da empresa para motivar, reter e captar talentos. E desta forma otimizar os resultados de toda organização.

Se você quiser saber mais como as atividades de gestão de pessoas interferem na lucratividade da empresa, recomendamos a leitura do artigo: Como aumentar a lucratividade por meio da gestão de pessoas”.

Para te ajudar a entender melhor a importância da área para a qualidade e eficiência do trabalho, preparamos este post com todos os detalhes das cinco principais técnicas de gestão de pessoas. Confira a seguir e potencialize o rendimento da sua equipe. Boa leitura!

O que é Gestão de Pessoas?

gestao-pessoas-empresas

Gestão de Pessoas pode ser entendido como um conjunto de técnicas que motiva, treina e desenvolve o capital humano de uma empresa. Por meio da administração do comportamento interno, elas são capazes de potencializar a qualidade de vida no local de trabalho e aumentar a produtividade da equipe.

Seu caráter estratégico permitem que as lideranças de todos os setores identifiquem os verdadeiros potenciais de cada funcionário e canalizem seus talentos e ambições.

Ou seja, mais do que direcionar, as técnicas de gestão de pessoas buscam encontrar o melhor em cada colaborador. Ao treinar a equipe e delegar as tarefas de acordo com as competências e habilidades individuais, a equipe otimiza seu rendimento e melhora os resultados da empresa como um todo

Além disso, conhecendo a fundo a força de trabalho é possível identificar também os pontos fracos de cada um e corrigi-los o quanto antes. Algumas das principais tarefas da área são:

  • relacionamento interpessoal;
  • desenvolvimento profissional;
  • cultura organizacional;
  • estímulo da comunicação;
  • trabalhos de motivação;
  • trabalho em equipe;
  • planejamento e participação;
  • flexibilidade e liderança.

Importância das técnicas de gestão de pessoas para as empresas

Os colaboradores são uma das principais ferramentas de valor de uma organização, por esse motivo priorizar a sua qualidade de vida no ambiente de trabalho é uma medida fundamental.

Empresas que negligenciam essa demanda podem sofrer com quedas na produtividade, altas taxas de turnover, absenteísmo, baixa motivação, falta de concentração, dentre outros.

Por isso, implementar técnicas de gestão de pessoas é fundamental para assegurar a satisfação e o bem-estar dos colaboradores. 

Na busca de soluções imediatas, muitas organizações promovem ações que trazem uma felicidade pontual a sua força de trabalho.

Contudo, manter esse estado de plenitude pode ser um desafio se as ofertas de melhora não forem constantes. Justamente por essa razão, soluções pontuais não são a melhor opção de gerenciamento.

As técnicas de gestão de pessoas, que vamos abordar detalhadamente mais adiante, são pensadas estrategicamente para construir um cenário duradouro.

Além de manter a harmonia nas relações interpessoais, elas ainda possibilitam a criação de um ambiente estimulante e respeitoso, reforçando o diferencial do papel de uma boa liderança.

5 principais técnicas de gestão de pessoas

Confira a seguir as cinco principais técnicas de gestão de pessoas para otimizar os resultados da sua equipe de profissionais.

1) Feedbacks estruturados

Uma das técnicas de gestão de pessoas mais eficaz é a cultura de feedbacks estruturados, ou seja, que seguem uma metodologia. É responsabilidade do gestor informar sua equipe sobre o andamento do trabalho, trazer esse posicionamento de maneira personalizada, periódica e profissional.

É importante que o colaborador perceba o interesse do gestor nas suas atividades. Por isso, é indispensável que a liderança:

  • mapeie o papel de cada colaborador;
  • tenha seus prazos de execução;
  • posicione o seu ponto de vista;
  • aponte as principais qualidades;
  • corrija as falhas;
  • ensine.

Ou seja, transformar o momento do feedback em um encontro educativo e motivacional. Esse é o diferencial.

2) Estabelecimento de metas 

Com metas claras e um sistema de reconhecimento meritocrático bem definido, os colaboradores se motivarão a realizar suas atividades de maneira mais eficiente e rápida.

Um diferencial é estabelecer recompensas criativas, em que o estímulo competitivo gere uma integração saudável e divertida no ambiente de trabalho. 

Para esta técnica de gestão de pessoas, os gestores deverão se atentar a propor metas atingíveis e que estimulem a proatividade dos colaboradores. 

3) Premiação por desempenho

Além de oferecer recompensas criativas, é essencial dar premiações para funcionários em dinheiro. A monetização é uma das técnicas de gestão de pessoas que estimula o compromisso e a responsabilidade do colaborador. Por isso, é uma prática estratégica.

Alguns exemplos são:

  • aumento salarial;
  • bônus;
  • inclusão de uma taxa anual fixa;
  • aumento na porcentagem da PLR (Participação nos Lucros e Resultados);
  • viagens custeadas, dentre outras opções.

A recompensa em dinheiro por um trabalho bem-feito pode ser o estímulo que faltava. 

4 ) Gestão de conflitos

Uma das técnicas de gestão de pessoas mais desafiadora é a mediação de conflitos, já que as relações interpessoais podem gerar atritos de interesse, opiniões ou crenças.

Os gestores deverão encontrar soluções que funcionem para a maior parte dos envolvidos e que não deixe ruídos ou mal estar. Todo problema que envolva os colaboradores exigirá empatia, paciência e flexibilidade. Por isso, as lideranças deverão ser objetivas.

5) Desenvolvimento de carreira

Por fim, o desenvolvimento do plano de carreiras. Seja por meio da oferta de treinamentos, workshops, palestras ou cursos de capacitação, a identificação de áreas de crescimento profissional e a oferta de desenvolvimento são ótimas formas de motivar a sua força de trabalho.

Além disso, demonstra que os gestores se importam com o futuro de cada membro da equipe, estimulando a sua lealdade.

Estas são as cinco principais técnicas de gestão de pessoas que a sua empresa precisa se atentar para começar a otimizar a produtividade da equipe.

Com uma boa administração dessas iniciativas, todos os setores da organização podem ser beneficiados e os resultados coletivos potencializados.

Dica bônus: ofereça salário sob demanda

Todos nós temos o desafio de lidar com o salário do mês e nem sempre é possível chegar com ele até o fim, tendo que recorrer ao cheque especial e suas altas taxas de juros.

O salário sob demanda é uma nova tendência entre as empresas internacionais que a Xerpa trouxe para o Brasil com a criação do Xerpay.

Com esse recurso permite que seus colaboradores antecipem parte de seus salários quando quiserem, de forma simples e instantânea.

Fale com um especialista para conhecer mais sobre o Xerpay e entenda por que ele será um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa.

Legal, né? Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o post: O que é Xerpay: saiba como funciona o app de pagamento sob demanda.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.