Saber como aplicar as técnicas de gerenciamento de tempo faz com que a sua produtividade aumente, sem falar nas possibilidades de adquirir minutos valiosos para a realização de tarefas sem a afobação de entregá-las no último minuto. Uma questão valiosa individual e coletivamente, dentro de uma empresa.

 

Conhecer boas técnicas de gerenciamento de tempo significa que você sabe como fazer seu trabalho de maneira mais eficiente e rápida.

O lado oposto da moeda, por sua vez, destaca o quanto você pode estar desperdiçando dias inteiros entre distrações, pânicos com os prazos se aproximando e frustrações pelo tempo hábil que ficou para trás.

Por isso, é importante que você saiba como implementar técnicas de gerenciamento de tempo. E não apenas para si, mas para compartilhar com todo o resto da sua organização.

Para que você ganhe um empurrãozinho na direção certa, preparamos este post! A seguir, vamos destacar para você algumas boas técnicas de gerenciamento de tempo. Confira, e inspire-se nessas sugestões!

 

Como limitar as distrações do dia a dia?

No seu dia a dia, as pessoas tendem a interromper aquele momento em que você prometeu ter mais produtividade? E isso pode acontecer presencialmente, com aquele amistoso toque no ombro ou por meio de notificações por e-mail ou no celular.

Se isso acontece constantemente, essas pequenas distrações afetam seriamente a sua produtividade. Em média, essas interrupções podem tomar de até 23 minutos do seu dia — entre a interrupção e o momento de focar novamente na atividade.

Piora: quando o assunto da interrupção exige uma carga emocional maior, você leva ainda mais tempo para recuperar a concentração no que fazia. Só que é possível esquivar-se do problema com o uso de algumas técnicas de gerenciamento de tempo, como:

  • ao navegar na internet, policie-se para limitar a quantidade de guias abertas no seu navegador. Quanto menos abertas, mais fácil será a manutenção da sua concentração;
  • desative, momentaneamente, as notificações por e-mail e aplicativos de mensagens instantâneas;
  • procure guardar o telefone em uma distância segura — como o interior da gaveta da sua mesa;
  • crie pequenas recompensas, como a consulta ao e-mail somente após a conclusão de uma tarefa mais rápida.

Você sabia que, em média, uma pessoa verifica seu telefone 78 vezes ao dia? Agora, divida isso dentro da sua rotina. Imagine a quantidade de tempo que você perde só com essas checagens que, muitas vezes, são desnecessárias?

Convenhamos, entretanto: o único vilão dessa história não são as interrupções pequeninas da rotina. A seguir, vamos avaliar outras técnicas de gerenciamento de tempo que vão ajudar você nas mais diversas situações!

 

Quais técnicas de gerenciamento de tempo aplicar na rotina corporativa?

Boas técnicas de gerenciamento de tempo podem ser potencializadas quando estão alinhadas aos valores da empresa. Assim, é possível buscá-las no dia a dia, como uma natural consequência da rotina.

Por exemplo: empresas que valorizam a agilidade — sem o aumento exponencial de erros — está estimulando a produtividade e, ao mesmo tempo, combatendo a procrastinação. Para tanto, a organização deve ter tais valores amplamente difundidos na rotina.

Outras ações que podem ser implementadas você confere logo abaixo!

 

Avalie a sua missão

Empresas que pregam e praticam os seus pilares institucionais têm mais chances de usar isso em seu benefício no processo seletivo e, também, no treinamento dos seus colaboradores.

 

Desenvolva uma visão

Aqui, vale observar a importância de saber o que o seu projeto significa em todo o fluxo de trabalho. Se você atrasa a entrega de algo, como ficam as etapas posteriores? O quanto você impacta na produtividade e no bem-estar de outras pessoas?

 

Defina metas

Se, mesmo assim, você tem problemas em conduzir a rotina sem interferências, crie pequenas metas. A ideia da recompensa, citada anteriormente, é uma boa pedida.

Para isso, fragmente uma tarefa grande em etapas. Digamos, por exemplo, que você demoraria 2 horas para finalizá-la. Assim, ao dividi-la em 3 partes iguais de 40 minutos, você pode se recompensar com 5 minutos de descanso assim que finalizada cada uma delas.

 

Planeje o seu dia de trabalho

Finalizado o dia de trabalho, que tal dedicar uns minutos extras em planejar o dia seguinte? Essa é uma das mais valiosas técnicas de gerenciamento de tempo porque você antecipa a rotina, e consegue dedicar as atividades com base no seu tempo livre.

Como resultado disso, os imprevistos são menores e você tem a oportunidade de, inclusive, dedicar alguns minutos para distrair-se já que você calculou efetivamente o que deve ser feito, e em quanto tempo.

 

Evite tarefas supérfluas e desnecessárias

Sua equipe tem muitas reuniões semanais e poucas delas são, de fato, produtivas? Então, mapeie novamente a rotina.

Assim, você pode erradicar as tarefas que roubam o seu tempo produtivo — e o da sua equipe —, dedicando-se exclusivamente em atividades que rendam mais.

Enquanto isso, essas reuniões abandonadas podem ser substituídas por e-mails ou assimiladas em outras reuniões, mas com menos tempo. Assim, a rotina é mantida e sem interferir na sua produtividade.

 

Não exagere

Pode parecer um irônico, mas faz sentido: não seja exclusivamente produtivo. Em pouco tempo, o corpo e a mente vão se esgotar, e o estresse pode dominar o seu raciocínio e bom senso.

Portanto, dedique espaços, no dia, para uma pausa, uma respirada, um café etc. E só então volte a focar na atividade principal.

A ideia, aqui, está na facilidade em manter os hábitos muito bem inseridos em sua rotina para compreender quando é hora de trabalhar e quando você pode se permitir um descanso.

 

Que tal mudar agora mesmo os seus hábitos?

E então, deu para entender como você pode aplicar essas técnicas de gerenciamento de tempo na sua rotina?

No entanto, vale dizer que você não precisa se limitar a elas para agregar mais concentração, foco e produtividade aos seus dias.

Para tanto, gostaríamos de convidar você a curtir a nossa página do Facebook e também em seguir-nos no Instagram, Twitter e LinkedIn. Assim, você vai saber em primeira mão todas as nossas dicas e novidades para melhorar, qualitativamente, o seu ambiente de trabalho!