Talentos digitais: você sabe como atraí-los para sua empresa?

As mudanças trazidas pela tecnologia e a consequente mudança de comportamento das pessoas gerou a necessidade de adaptação das empresas, que precisaram ajustar o seu posicionamento no mercado. Com isso, as organizações têm se adaptado a esta nova realidade, investindo na contratação de profissionais mais alinhados ao mercado digital. É justamente dentro desse contexto que surgem os talentos digitais.

São talentos digitais todos profissionais com competências tecnológicas de alto nível, ou seja, com capacidade de análise profunda e avançada. Esses profissionais se destacam pelas habilidades de oferecer soluções rápidas e eficientes em função do seu alto poder de adaptação e da crescente vontade de aprender.

Esses talentos estão sendo cada vez mais procurados pelas empresas, uma vez que são extremamente importantes no contexto tecnológico e na atual realidade do mercado, que tem se tornado cada vez mais automatizado e digital.

Desenvolvemos este artigo com o objetivo de auxiliá-lo na tarefa de atrair talentos digitais para a sua empresa. Quer saber como? Continue a leitura deste post e descubra!

 

Saiba identificar um talento digital

Antes de pensar em começar a colocar em prática qualquer estratégia de atração de talentos digitais para sua empresa, você precisa conhecer muito bem esse perfil de profissional.

Para começar, a dica é conhecer as principais características desses novos profissionais. A primeira dessas características é a forma como os talentos enxergam a transformação digital: uma revolução.

 

A revolução digital

Os talentos digitais vislumbram a transformação digital como uma grande revolução e sua mentalidade está focada em trazê-la para o seu trabalho. Focando suas energias em fazer parte dessa grande mudança.

Isso significa que o talento que você está buscando para a sua empresa vai exercer a sua função com foco essencial nessa transformação digital, pensando em soluções e resultados voltados para esse conceito revolucionário.

Uma das grandes vantagens dessa característica é que esses profissionais costumam criar uma base para essa transformação. Desta forma, eles auxiliam na diminuição da distância com a concorrência e inovam na apresentação de modelos de trabalho e de métodos que permitem reduzir riscos e aproveitar oportunidades digitais.

 

Foco no cliente

A segunda característica dos talentos digitais é que, na prática, eles começam essa transformação com foco no cliente. Isso significa que o seu foco, em um primeiro momento, é o de proporcionar novas experiências aos clientes, cada vez mais completas e dinâmicas.

 

Desenvolvimento das habilidades

Outra característica extremamente importante dos talentos digitais é que eles não se cansam de aprender. Estão sempre buscando desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, estão bastante atentos ao que acontece no mercado.

Se você buscar um profissional como esse, é importante ter em mente que ele vai se destacar por estar constantemente em busca de algo novo. Estará atento ao mercado digital e às suas soluções.

Aliás, isso é importante, pois, se você busca um talento digital, deve ter em mente que deverá investir constantemente em cursos, treinamentos e no seu desenvolvimento pessoal. Como uma mente inquieta, ele precisa disso para se sentir engajado e motivado dentro da empresa.

 

Crie um desafio

Agora que você já conhece um pouco sobre o perfil e as características de um talento digital, é chegado o momento de começar a colocar suas estratégias em prática para atração desse profissional para a sua empresa.

Dessa forma, o primeiro passo é criar um desafio. Por exemplo, o desafio pode ser a automatização das tarefas, mudando completamente a forma como o trabalho vem sendo desenvolvido dentro da empresa. Esse pode ser um desafio que vai atrair a atenção do talento digital para a sua empresa.

O segredo é oferecer um ambiente desafiador para os funcionários. O contexto cria uma oportunidade para que o colaborador combine seus conhecimentos técnicos com a busca de soluções que atendam ao desafio proposto pela empresa.

 

Foque na oferta de emprego

Após o estabelecimento de um desafio, o segundo passo é o foco na oferta de emprego. Sua empresa deve divulgar a vaga de uma forma pouco usual, como “uma vaga de emprego com um propósito”.

Explique que a oferta de emprego visa proporcionar aos candidatos uma oportunidade de trabalhar em algo que vai mudar a empresa. O trabalho dele impactará na sociedade como um todo.

Esse é um diferencial que atrai muito a atenção de talentos digitais, já que a suas características são voltadas para essa necessidade de “mudar o mundo”.

Mas lembre-se, a oferta de emprego deve ser real e deve estar alinhada a um objetivo desafiador. Para isso, antes de atrair esse talento para a sua empresa, você deve alinhar os objetivos e focar em colocá-los em prática.

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Defina uma proposta salarial convincente

O passo seguinte é a definição da proposta salarial a ser ofertada para esse talento digital. Para chegar a um valor convincente, avalie os praticados no mercado e esteja aberto ao aumento nessa proposta para atrair um profissional que se adeque ao seu negócio.

Lembre-se de que o custo é um fator importante! Mas, muitas vezes a escassez de profissionais no mercado é outro fator extremamente impactante. Em muitos casos, vale a pena investir mais. Principalmente se o impacto da nova contratação trouxer bons resultados para a empresa.

 

Realize um processo de recrutamento curto

Após estabelecer as linhas gerais da contratação e lançar a vaga para o mercado, invista em um processo de recrutamento curto. Além de criar uma experiência positiva nos candidatos, isso mostrará que a sua empresa é ágil e totalmente alinhada ao perfil do talento digital.

Como candidatos digitais são altamente procurados pelo mercado, se você realizar um processo de recrutamento muito demorado, corre o risco de perder o profissional para o concorrente.

Além disso, vale destacar que os profissionais que não forem contratados para a vaga devem, obrigatoriamente, receber um retorno e um feedback. Isso impacta positivamente na imagem da sua empresa para o mercado.

 

Invista no apoio de um especialista

Se você quer encontrar um talento digital, precisa conhecer esse perfil de profissional e deve preparar um plano alinhado às características e objetivos desse candidato.

Para ajudar nisso, uma dica é que você busque o auxílio de um consultor/especialista que tenha expertise na busca de profissionais com essas características.

A ausência de demanda desses profissionais torna a busca mais difícil. Dessa forma, contar com o apoio de um consultor pode fazer toda a diferença no momento de realizar a busca. A empresa acerta na contratação do profissional mais alinhado às suas necessidades.

 

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