tabela financeira

Como usar tabela financeira para controlar o orçamento?

Quem tem o hábito de temer a chegada das contas e dos seus respectivos prazos de vencimentos necessita urgentemente, de uma tabela financeira para lidar com os compromissos econômicos.

Afinal de contas, essa ferramenta pode fazer toda a diferença no seu dia a dia, contribuindo com o monitoramento efetivo de suas despesas à medida que os seus objetivos financeiros são estabelecidos.

Daí, a importância em contar com bastante planejamento. A tabela financeira pode ajudar na composição e manutenção do orçamento familiar, evitando que as armadilhas financeiras interpelem seu caminho.

Quer saber mais a respeito? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber a respeito do assunto e também vamos discutir:

  • Por que organizar-se e ter mais educação financeira?
  • O que é uma tabela financeira?
  • Quais são as vantagens em controlar as despesas?
  • Como montar uma tabela financeira?

Tudo pronto? Então, vamos lá!

Por que se organizar e ter mais educação financeira?

Primeiramente, esse hábito de poupar e controlar os gastos não deve ser feito somente por quem está no vermelho e digladia todos os dias com o fechamento das contas pessoais. A disciplina financeira é algo elementar para atingir os seus objetivos financeiros.

Um exemplo: quem procura sair do aluguel para adquirir um imóvel próprio deve traçar uma série de metas para que, gradativamente, o seu planejamento financeiro saia do papel e seja executado, mês após mês.

O mesmo vale para outras situações que envolvam mais, ou menos cifras do que as necessárias para comprar uma residência. O ponto é que, por meio de uma tabela financeira você tem acesso a um controle mais preciso e confiável,  para que as despesas não ultrapassem o limite estabelecido para cada período.

Além disso, você passa a entender melhor a sua relação — e a de sua família — com a renda mensal. E isso ajuda a evitar compras por impulso, desperdícios e prejuízos de toda espécie. Tudo porque vocês vão ter uma relação melhor com as despesas, o orçamento e os planos em curto, médio e longo prazo.

Se você tem interesse em saber um pouco mais sobre esse assunto, antes de seguirmos de maneira definitiva para o tema da tabela financeira, aproveite para conferir o post completo que fizemos sobre educação financeira, e como praticá-la no dia a dia!

O que é uma tabela financeira?

Vamos começar a entender o conceito de tabela financeira: estamos falando de uma ferramenta que compila, armazena e atualiza-se com base nos seus gastos e renda mensal.

É, portanto, um elemento de organização financeira e que facilita o diagnóstico, monitoramento e controle do seu orçamento para que ele nunca seja extrapolado. O que, por consequência, evita que você e a sua família encarem dívidas custosas em curto, médio e longo prazo.

Não se trata de algo recente e idealizado junto com a Era Digital — afinal de contas, existem muitos aplicativos que facilitam o uso de uma tabela financeira, atualmente. Antes das planilhas, essa ferramenta era usada em caderninhos, blocos de anotação ou qualquer outro meio que permitisse uma rápida visualização de sua situação financeira.

Mas, sem dúvidas, o acesso às ferramentas digitais permitiu uma facilidade ainda maior para garantir o pleno controle de suas finanças. 

Quais são as vantagens em controlar as despesas?

Já exploramos as características positivas, mas vale o reforço. Com a tabela financeira, você aproxima-se de uma rotina mais conveniente e imune a imprevistos que podem colocar as suas contas em xeque. Alguns deles, nós vamos destacar logo abaixo, veja só quais são:

  • compreensão do seu fluxo financeiro, permitindo maior entendimento para onde os seus recursos são direcionados ao longo do mês;
  • redução de custos, garantindo mais economia e também dinheiro a mais para a realização dos seus objetivos;
  • facilidade para investir o seu dinheiro, uma vez que a economia pode despertar o interesse em valorizar o seu patrimônio de maneira contínua;
  • cumprimento de metas. Afinal de contas, nada melhor do que uma tabela financeira para acompanhar a evolução (ou regressão) dos objetivos propostos entre as despesas e o orçamento dos familiares;
  • planejamento financeiro. Pois esse é o ponto chave para entender o quanto é possível economizar, gastar e investir para alcançar as suas metas sem imprevistos no percurso.

Viu só como existem aspectos para lá de interessantes ao investir na composição de uma tabela financeira personalizada para as suas necessidades, características e objetivos?

Pois então, vamos ver quais são os melhores meios de obter sucesso nessa empreitada financeira?

Como montar uma tabela financeira?

Como destacamos, você pode montar a sua tabela financeira de maneira personalizada, fazendo com que a planilha se adapte a você, e não o oposto.

Dessa maneira, você pode ter um controle mais preciso e prático de suas movimentações financeiras e identificar, em tempo hábil, eventuais ajustes a serem realizados no seu planejamento financeiro e também nas despesas, caso seja necessário.

Para ajudar, nós reunimos algumas tabelas financeiras que são referência, no mercado financeiro, e que podem facilitar todo o processo de composição. Resta a você, em seguida, o único trabalho de acompanhar os custos e apontá-los na sua planilha.

Vale lembrar que você mesmo pode personalizar a sua tabela financeira de acordo com os seus objetivos e necessidades. Por exemplo: para sair das dívidas de acordo com os juros praticados mês após mês pelas instituições das quais você está inadimplente.

 

Portanto, é possível usar a tabela financeira independentemente das necessidades que a sua rotina imponha ao seu orçamento familiar. E se você quiser ir além nas dicas vistas neste post, aceite o nosso convite e curta a nossa página no Facebook! Aproveite, e siga-nos também no Instagram e LinkedIn para ficar por dentro de todas as nossas novidades em primeiríssima mão!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.