superar-a-crise-financeira

10 estratégias eficazes para superar uma crise financeira

Enfrentar os momentos difíceis do mercado e superar a crise financeira é um dos grandes desafios no cenário atual. O mundo vive uma crise em função do afastamento social pelo coronavírus (Covid-19), e muitas empresas estão em recesso.

Esse momento conturbado afeta diretamente a realidade das empresas, seja na relação com os funcionários ou diretamente no caixa.

Por isso, é importante adotar estratégias que vão além da gestão financeira para ter como superar a crise na empresa.

Neste artigo, vamos falar sobre as estratégias abaixo que podem funcionar para superar a crise financeira diante do atual momento do mercado:

  • Valorize a gestão de pessoas; 
  • Aposte em gestão da inovação;
  • Fortaleça as lideranças;
  • Dê atenção ao relacionamento com clientes; 
  • Ajuste a relação com os fornecedores;
  • Tenha um bom plano de comunicação;
  • Desenvolva a escuta ativa no dia a dia;
  • Invista em treinamento e capacitação;
  • Realize a integração entre as equipes;
  • Não faça mais dívidas.

Quer saber mais dicas para superar a crise? Siga em frente neste artigo e boa leitura.

Dicas para superar a crise financeira na empresa

Em três anos, mais de 341,6 mil empresas fecharam no Brasil, segundo dados do IBGE. Enfrentar a crise financeira não é fácil, porém existem estratégias a serem adotadas para as empresas superarem esse momento. Confira algumas delas abaixo.

1. Valorize a gestão de pessoas

A gestão de pessoas é um dos maiores desafios quando tratamos de superar uma crise financeira. Isso porque os cortes de pessoal aparecem como uma das primeiras estratégias quando a crise acontece.

Porém, o que muitas empresas não levam em consideração é que cada decisão nesse ponto é crucial para o futuro da organização. 

As demissões são um momento difícil em qualquer momento e quanto mais quando você busca alternativas, melhor para superar a crise financeira na empresa.

Gerir pessoas, nesse caso, tendo como base uma avaliação concreta de suas atuações é o que pode fazer a diferença quando um corte é necessário. 

Para isso é importante considerar quem mais pode auxiliar a empresa a fugir da crise, além dos profissionais multidisciplinares que podem ser de grande apoio nesse momento.

Outro ponto importante é a transparência sobre a situação da empresa aliada a gestão de pessoas. Seus funcionários precisam saber o que está acontecendo. Nesse caso, é um ponto importante até mesmo para conseguir manter seus profissionais futuramente.

Assim é possível aumentar o engajamento dos mesmos, pois os profissionais sabem a real situação da crise e te verão com maior respeito para lutar lado a lado.   

2. Aposte em gestão da inovação

Inovar é uma forma de superar a crise financeira na empresa? A resposta é sim. Apesar de parecer um ato impensável, a inovação é uma estratégia que diferencia empresas que buscam sair da crise daquelas que se entregam nas adversidades.

Quem consegue pensar diferente no mercado possui maior facilidade para superar os problemas e até mesmo reduzir custos, conquistar novos nichos de mercado e clientes em meio a crise.

Atualmente, muitas empresas têm apostado na gestão da inovação tanto para superar a crise financeira quanto para superar o marasmo no mercado. Um bom exemplo, principalmente na quarentena, está no delivery. Atendimentos via WhatsApp ou até e-commerce podem ajudar.

No período de crise, a inovação pode ser o verdadeiro segredo de como enfrentar a crise financeira na empresa. Dado que quem inova ou pensa diferente no mercado supera seus concorrentes

Em meio a crise existe uma decisão a tomar: ficar parado ou inovar para superar? É importante refletir sobre isso.

3. Fortaleça as lideranças

Na crise financeira, superar os desafios é um caminho árduo, pesado e uma liderança forte é parte essencial desse caminho. É comum que todos fiquem receosos e o nível de estresse aumente nesse período.

Contudo, os líderes podem construir uma cultura forte na equipe, com valores e qualidades que tem como base a resiliência, que facilita esse caminho de desafios e adversidades. 

Se o líder conhece sua equipe, qualidades e defeitos, com certeza tomará decisões mais assertivas e que tem por objetivo superar a crise financeira.

Uma equipe com um líder forte não só aceita muito das opiniões, já que ele é completamente influente sobre eles, mas está sempre disposta a enfrentar os problemas junto com ele, sem fugir diante da crise.

Portanto, o fortalecimento das lideranças é um item essencial para superar a crise financeira na empresa.

Já que esses profissionais é que tem uma visão macro sobre a organização e podem influenciar positivamente quem está ao seu redor, mesmo nas crises.

Já falamos em outro artigo sobre como se tornar um bom líder. Confira as “12 dicas de liderança para alcançar a excelência”.

4. Ajuste a relação com os fornecedores

Se temos em mente como superar a crise financeira, isso passa principalmente por um ajuste no relacionamento com os fornecedores. Neste sentido, é possível considerar tanto o enxugamento dos gastos quanto o pagamento dos atrasados.

Uma crise financeira pode surgir com um caos na economia, por meio de uma pandemia, como a do coronavírus, ou por uma má administração do caixa da empresa

Independentemente da situação, a organização pode aproveitar esse momento para colocar suas dívidas em dia. Renegocie prazos com fornecedores, quite dívidas anteriores e elimine gastos excedentes e desnecessários

Seja justo e verdadeiro com seus fornecedores, até porque quando a situação de crise passar, você pode precisar dele futuramente. Sem contar que uma boa imagem no mercado pode fazer toda a diferença, principalmente com os fornecedores.

5. Dê atenção ao relacionamento com clientes 

Não é à toa que o cliente é chamado de “alma do negócio”. Se você não consegue conquistá-lo e fidelizá-lo ao longo dos anos, ficará o tempo todo quebrando a cabeça. Por isso, em tempos de crise, tudo o que você conquistou precisa ser mantido.

Não é porque sua empresa está em crise que o seu cliente deve ser esquecido. O relacionamento com ele, aliás, é um ponto importante para superar a crise financeira na empresa.

Para isso, é necessário conhecer a fundo os desejos e anseios dos seus clientes:

  • o que eles precisam;
  • quais canais eles usam para acessar informações;
  • o que é relevante para ele.

A criatividade nesse relacionamento, com base em uma comunicação assertiva que vem de dados concretos desses perfis, é o que pode tornar sua mensagem relevante nos tempos de crise.

Reavalie seus produtos, faça promoções e valorize seu consumidor com uma comunicação verdadeira e um atendimento nota 10

Afinal, em tempos de crise financeira, todos tendem a ser mais conservadores e, consequentemente, evitam gastar com quem não conhecem.

Ou seja, procuram seu lugar de segurança, no caso as marcas/empresas que os fidelizaram.   

como-enfrentar-crise-financeira

6. Tenha um bom plano de comunicação

Para superar a crise financeira, a empresa precisa saber se comunicar. A comunicação empresarial, seja ela interna ou externa, é que permite um reconhecimento dos problemas e traçar uma estratégia para superá-los.

O disse me disse nos corredores da empresa pode criar mais um problema, diminuindo a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

Portanto, numa gestão de gerenciamento de crise é importante que os funcionários tenham informações concretas da situação e que elas venham direto da diretoria, impedindo um telefone sem fio e as conversas de corredores. 

Sem dúvida, os profissionais valorizarão muito mais a verdade nesse cenário.  

A comunicação externa também é primordial e, nesse caso, todos os canais precisam falar a mesma língua. Mensagens distintas em canais diferentes podem prejudicar e arranhar a sua credibilidade e a imagem da empresa no mercado.

Mais uma vez, para saber como enfrentar a crise financeira é importante ser verdadeiro, assumir os erros e reconhecer a comunicação como uma grande estratégia para superar os problemas.

7. Desenvolva a escuta ativa no dia a dia

É claro que ninguém gosta de ter os erros apontados e até expostos publicamente. 

Entretanto, essa pode ser uma forma de superar a crise financeira atual. Até porque ouvir o outro lado pode ser doloroso de início, mas benéfico para criar estratégias e ações que façam com que a sua empresa aja de forma assertiva.

Em momentos de crise, até mesmo financeira, ouvir a voz do cliente pode ser o start que você precisa para pensar em soluções para contornar os problemas.

Como já dissemos, o cliente é um dos seus maiores ativos e conseguir conquistá-los, ouvindo o que eles têm a dizer, pode fidelizá-los. Com isso, eles podem dar o devido suporte para você superar a crise financeira.

Gerenciar uma crise é extremamente delicado, contudo, a escuta ativa transforma as negociações e ações em atos mais concretos e com base em alguma coisa, no caso a opinião de quem consome seu produto principalmente.

8. Invista em treinamento e capacitação

Todos sabemos da importância do treinamento no dia a dia das empresas para que os profissionais atuem no máximo de sua capacidade diante das tarefas que a empresa lhe apresenta. 

Em tempos de crise, o cenário não é diferente e ter colaboradores preparados para esse cenário é fundamental.

A falta de uma capacitação prévia pode fazer com que na crise financeira os funcionários não tenham o mínimo de noção sobre o que fazer ou como atuar, levando toda a empresa para o buraco. 

Nesse caso, a prevenção por meio de treinamentos e capacitações focadas em gerenciamento de crise, pode evitar uma catástrofe

Dado que com treinamento os colaboradores têm mais chances de entender e visualizar uma situação de crise e até mesmo antecedê-la aos seus superiores quando estão prestes a acontecer.  Assim, fica mais fácil tomar ações corretivas a tempo. 

Sem contar que na crise financeira, superar o problema está intimamente ligado ao papel que cada um tem na situação. 

Em casos que há treinamento, os papéis estão extremamente bem definidos e há um entendimento maior e mais completo quando esse tipo de situação se apresenta na empresa.

9. Realize a integração entre as equipes

Os desafios de superação financeira na empresa dependem e muito da forma como sua empresa valoriza a integração entre os setores. 

Se no dia a dia em rotinas básicas já é importante que todos os times funcionem como uma engrenagem para que o trabalho seja executado corretamente, quanto mais em tempos de crise. 

Precisa haver uma sincronização dentro da empresa, principalmente do setor financeiro com os cargos mais altos de diretoria. Todo o fluxo de caixa e investimentos precisa estar à mostra para que as decisões sejam tomadas em conjunto.  

É necessário um entendimento da situação por parte de todos para que surjam ideias e propostas para que seja criado um plano estratégico eficaz e consolidado para atuar na crise.

Até porque a integração ao longo do tempo cria uma empatia entre os times para que haja um alinhamento nas decisões, onde todos reconhecem sua importância e brigam para cumprir os objetivos e metas para que tudo funcione da melhor forma.

Sem contar que uma boa integração faz com que todos se sintam no mesmo barco e, consequentemente, lutem juntos para que ajudar a empresa a sair da crise.

10. Não faça mais dívidas

Em momentos onde o pensamento está focado em superar a crise financeira, fazer mais dívidas é um dos erros mais comuns e que podem até mesmo levar a empresa à falência. 

Muitas organizações que entram em crise acabam recorrendo a empréstimos com juros altíssimos e isso se torna uma bola de neve. 

Recorrer a créditos pode ser uma boa opção, mas se for feito de forma responsável, pensando única e exclusivamente em salvar a empresa do declínio e não endividá-la mais. 

A ideia nesse caso é fazer uma avaliação do momento, junto com a equipe estratégica e financeira para entender se um empréstimo é a melhor opção.

Sendo assim, recorrer a um empréstimo pode ser uma boa opção desde que a saúde financeira da empresa esteja acima de qualquer outro plano.  

Desta maneira, avalie o mercado, considere as taxas de juros dos bancos e pegue somente o valor necessário para ter como enfrentar a crise financeira.

Superando a crise financeira com uma boa gestão

A gestão é um dos artifícios para superar a crise financeira na empresa de forma assertiva. Quando a organização possui um planejamento prévio é possível não só antecipar situações, mas ter em mãos estratégias para contorná-la.

É óbvio que num primeiro momento de crise, a gestão financeira seja a primeira estratégia que a empresa tente colocar em prática, porém existem outras maneiras para ajudar nessa superação do problema.

Neste artigo citamos algumas delas como gestão de pessoas, gestão da inovação, fortalecimento das lideranças, entre outras. Cada ação, plano ou ideia pode ser de grande valia quando os gestores pensam em dicas para superar a crise.

A crise financeira como pudermos ver é um caminho árduo, mas que se encarado de frente e de forma responsável pode fazer com que a sua empresa saia ainda mais forte quando superá-la.

Melhore a sua empresa cuidando da saúde financeira dos colaboradores

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Se você gostou do nosso artigo, convidamos você a seguir a Xerpa no Facebook, Instagram  e LinkedIn para ficar por dentro dos melhores conteúdos de gestão de pessoas, financeira e RH do mercado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.