Stock options

Stock options: o que é, benefícios e como aplicar esse tipo de remuneração?

Você quer conhecer todos os benefícios do que é stock options? Continue lendo o artigo e tire todas as suas dúvidas. Para começar, é necessário saber que stock options é um tipo de Incentivo de Longo Prazo (ILP).

Quer entender melhor como os planos de incentivo funcionam na prática e como eles podem ajudar a sua empresa? Descubra a seguir.

O que é stock options?

O stock options, ou plano de Opção de Compra de Ações, é um tipo de remuneração variável.

As empresas que adotam o conceito de stock options oferecem aos seus funcionários a compra de ações, como modelo de remuneração.

Normalmente, a venda das ações é feita com valores mais baixos em relação aos praticados no mercado. Ou seja, a empresa beneficia o colaborador facilitando a compra de ações internamente.

Com a venda das ações da empresa para os próprios funcionários o objetivo é melhorar a relação de trabalho., além de aproximar o funcionário do desenvolvimento da empresa.

Por isso, quem escolhe adotar o stock options quer envolver e engajar colaboradores no crescimento da empresa, bem como melhorar o desempenho da mesma no mercado.

Stock options
Remuneração variável é beneficiar os funcionários com base nos resultados da empresa

Como funciona o stock options?

O plano de stock options, ou plano de Opção de Compra de Ações, é mais popular nos Estados Unidos. No Brasil, esse método ainda está sendo aperfeiçoado por multinacionais e, mais recentemente, por startups inovadoras.

Geralmente, as empresas não oferecem esse tipo de benefício corporativo para qualquer funcionário.

Trata-se de um tipo de incentivo para funcionário, que é direcionado aos gestores e outros colaboradores que ocupam cargos altos.  

Como foi citado no início do texto, os funcionários adquirem ações da empresa, normalmente a um preço inferior ao do mercado. É muito importante saber que as condições da remuneração vão depender das regras definidas por cada empresa.

O ponto principal do stock options é que quando a empresa cresce, os benefícios também são direcionados para os colaboradores que participam do plano de ações.

O conceito de remuneração variável

Sempre que as empresas criam um mecanismo para recompensar os funcionários por seus resultados estamos falando de remuneração variável.

No dia a dia, esse valor que complementa a renda fixa do funcionário tem outros nomes.  Ele pode ser chamado de bônus ou bonificação. Porém, existem diferentes formas de aplicar e nomear as remunerações, uma delas é o stock options, que beneficia com ações.

O engajamento dos colaboradores

Quanto mais os preços das ações da corporação sobem, mais a empresa e os funcionários contemplados pelo stock options ganham. Por isso, uma empresa que opta em seguir por esse caminho, certamente, observará melhora nos resultados e na performance dos profissionais.

Isso acontece porque o stock options tem impacto direto no motivação do funcionário para melhorar o seu desempenho e também a continuar na empresa.

Por isso, para que o stock options seja bem sucedido, a empresa e o colaborador devem entrar em um acordo. Alguns pontos importantes devem ser definidos e documentados, como:

  • quanto tempo o funcionário poderá se beneficiar;
  • as condições para a venda das ações.

Stock options

Planos de incentivo como stock options, geralmente, focam em profissionais com cargos altos

Melhores resultados a longo prazo

O stock options visa oferecer uma remuneração adicional também como parte de um projeto de retenção de talentos na empresa. Isso porque está cada vez mais difícil contratar mão de obra qualificada e especializada em alguns setores.

Por isso, o sucesso do modelo depende de bons indicadores de desempenho dos funcionários e da situação da empresa no mercado. No geral, a tendência é melhorar os resultados a longo prazo.

Stock options no Brasil

No Brasil, a modalidade de remuneração stock options começou a ser aplicada a partir da década de 90.

Esse conceito chegou por meio de multinacionais e, aos poucos foi conquistando espaço no ambiente corporativo.

Agora, já é possível identificar o modelo de compra de ações por funcionários em diferentes setores.

Grandes empresas como o Grupo Pão de Açúcar, Natura, Hering e Azul já afirmaram que trabalham com remunerações variáveis como o stock options.

O Banco do Brasil também adotou o modelo e informou recentemente que 98 mil funcionários do BB são acionistas da empresa.

Nos últimos anos, o stock options também ganhou força como opção de remuneração variável dentro de startups.

Stock options: vantagens e desvantagens

Conheça algumas vantagens e desvantagens do stock options e descubra se essa pode ser uma solução eficiente na sua empresa!

Vantagens

Do ponto de vista dos donos da empresa, a principal vantagem do stock options é a melhora dos resultados do negócio, assim como definir uma relação mais próxima com os colaboradores acionistas.

Com essa estratégia de incentivo, fica muito mais fácil manter os funcionários que dominam o funcionamento empresa. Além de melhorar o engajamento interno por melhores resultados.

Com o funcionário tendo posse das ações, ele melhora a sua performance na avaliação de desempenho profissional, isso porque sabe que o retorno de seu trabalho, chegará até ele.

Em posse das ações, o colaborador se enxerga como um dos donos da empresa e foca em:

  • motivar as equipes;
  • melhorar os resultados internos.

Desvantagens

Apesar dos pontos positivos, também é preciso falar em desvantagens. No caso do stock options, a grande desvantagem é a falta de uma legislação específica para esse tipo de plano de remuneração. Por isso, a empresa que decide aplicar o modelo deve usar a Lei das Sociedades Anônimas.

Dessa forma, a empresa pode facilitar a aquisição de ações por parte dos funcionários. O único problema é que lei não define as regras para tributação, o que deve ser definido internamente.

Do lado do colaborador, a desvantagem é que ações de empresas correm o risco sofrer desvalorização. Por isso, é preciso estar preparado para resultados positivos ou negativos.

Outras soluções para a sua empresa

Essas foram as nossas dicas sobre o que é stock options e como usá-lo para premiar e engajar colaboradores. Gostou? Confira mais conteúdo neste post: Programas de incentivo: um guia para motivar seus colaboradores.

Está em busca de uma plataforma de Recursos Humanos eficiente para sua empresa? Conheça a Xerpa, o melhor software para RH do Brasil!

Com o nosso sistema você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

Esperamos que você tenha entendido como o stock options funciona e como ele pode ajudar a sua empresa. Se você quer entender melhor o conceito de remuneração variável, conte com a Mereo!

Este conteúdo foi desenvolvido pela Mereo, uma plataforma de gestão integrada que possui as ferramentas certas alinhar os resultados das pessoas aos da organização. Continue lendo outros artigos importantes no nosso blog e descubra outras soluções para melhorar a performance da sua empresa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.