Soluções para o absenteísmo nas empresas: descubra quais são as melhores!

soluções para o absenteísmo nas empresas

Existem muitas soluções para o absenteísmo nas empresas, considerando que as suas causas são também diversificadas. Daí, a importância em aprender a diagnosticar a origem dessas faltas excessivas, para então promover o bem-estar para que elas dispersem naturalmente.

 

Trabalhar com recursos humanos significa uma série de deliciosas incertezas que revelamos gradualmente, no dia a dia, mas também uma grande certeza: ocasionalmente, um ou outro funcionário vai perder um dia de trabalho.

O problema é quando as faltas começam acontecer aos montes, de maneira descontrolada e em decorrência dos mais diversos fatores. E, sim, isso é um grande problema.

Por isso, reunimos neste post algumas soluções para o absenteísmo nas empresas. Ideias práticas, que vão reduzir o excesso e agregar um planejamento mais próximo e focado no bem-estar dos seus colaboradores. Confira!

 

O que é o absenteísmo e quais são as suas causas?

Todo volume de faltas que se torna excessivo — por excesso, entenda tudo aquilo que interfere continuamente na rotina da empresa — é um sinônimo de absenteísmo.

Por isso, antes de adentrarmos nas soluções para o absenteísmo nas empresas, convém analisar algumas das principais causas que levam às ausências (justificadas ou não). São elas:

  • incompatibilidade com cultura organizacional, que se converte em desmotivação e, em seguida, em comportamentos pouco profissionais do colaborador insatisfeito;
  • assédio moral, que também ocorrem de diferentes maneiras, como um gestor arrogante, o desrespeito dos colegas e situações que geram bullying ou mesmo assédio sexual;
  • volume de trabalho excessivo, causando estresse, desmotivação e uma insatisfação que pode impactar a saúde física e psicológica do colaborador;
  • interesse em novas oportunidades profissionais, fazendo com que o interesse e engajamento do profissional sejam menores;
  • doenças, um motivo que justifica a ausência, mas que deve ser observado atentamente se a situação se tornar recorrente.

São algumas situações, apenas, para ilustrar o impacto cotidiano dessas ausências. E, enquanto ainda não seja possível analisar as soluções para o absenteísmo nas empresas, conseguimos entender como a sua recorrência impacta negativamente a empresa.

>> A Xerpa elaborou uma Planilha que pode ajudar – e muito – a sua empresa no controle do absenteísmo e nos custos que ele gera para a sua empresa. Clique aqui e acesse agora! Ah, você pode baixá-la para compartilhar com os seus colegas também ????

 

Como o absenteísmo prejudica a empresa?

Imagine uma equipe pequena, com 3 pessoas e o gestor da área, e que ao longo de uma semana foram notificadas 4 ausências — uma em cada dia diferente.

Por meio de uma conta bem simplória, já podemos perceber que, em 4 dias, o setor funcionou com 33,33% a menos de capacidade produtiva. Relevante, portanto, para entender o impacto do absenteísmo.

Vamos avaliar, então, outras consequências desse problema, como:

  • dificuldades operacionais. Com base no exemplo acima, isso fica claro. Afinal de contas, o acúmulo de tarefas e responsabilidades recai sobre os profissionais presentes;
  • dificuldades em atingir as metas do setor em decorrência da baixa produtividade;
  • conflitos internos. Especialmente, quando as faltas não são justificadas e prejudicam amplamente o bem-estar de toda a área;
  • clima organizacional deteriorado pela dificuldade em manter a satisfação coletiva quando existe um problema recorrente e longe de ter uma resolução;
  • clientes e parceiros insatisfeitos, uma vez que a empresa passa a produzir menos — e em um nível de excelência menor, considerando que os colaboradores estão mais atarefados;
  • mais custos para a empresa. E não só por conta de eventuais demissões, mas pelos prejuízos em ter uma folha de pagamentos que não condiz com a sua capacidade produtiva, por exemplo;
  • elevada rotatividade. Aí, sim, uma questão que empreende mais gastos para a empresa.

A essa altura, você deve estar em dúvida sobre quais seriam as soluções para o absenteísmo nas empresas, certo?

É exatamente o que veremos, abaixo, para que a sua empresa não acumule os prejuízos materiais e qualitativos citados anteriormente!

 

Quais são as soluções para o absenteísmo nas empresas?

Existem soluções para o absenteísmo nas empresas que são tão diversificadas quanto as suas c causas e consequências em si.

Por isso, acompanhe-nos em algumas alternativas, e diagnostique quais delas contribuiriam para resolver a sua situação, especificamente. Veja só:

 

1. Compatibilidade com a cultura organizacional da empresa

Se não existe compatibilidade entre o colaborador e a empresa, uma entre duas situações ocorreram:

  • com o tempo, a relação se desgastou;
  • o processo de seleção não obteve a assertividade esperada.

Avalie o sintoma e, então, prossiga para a sua causa. Muitas vezes, uma orientação planejada no perfil buscado para cada contratação ajuda a solucionar o absenteísmo nas empresas.

 

2. Realização de pesquisas de clima organizacional

Muitos gestores — ou mesmo o setor de RH — podem achar que conhecem os seus funcionários, mas nem sempre essa percepção é acurada.

Para resolver isso, pesquisas de clima organizacional periódicas são excelentes! Pois, além de diagnosticar problemas, os colaboradores se sentem à vontade para exporem suas opiniões.

Assim, a empresa consegue observar outras questões que podem ser contornadas e valorizar o bem-estar coletivo.

 

3. Aplicação de ferramentas de comunicação interna

O diálogo transparente, objetivo e coletivo é determinante para melhorar a comunicação entre todas as áreas da empresa.

Isso também agrega a colaboração no trabalho, pois todos sabem os rumos da empresa, e quais são as perspectivas para cada colaborador também.

 

4. Invista em exercícios laborais

Exercícios ocasionais estimulam as pessoas a praticarem atividades físicas. E, como se sabe, trata-se de uma alternativa eficaz para combater o sedentarismo e adquirir uma série de benefícios físicos e psicológicos.

 

5. Campanhas de alimentação saudável

Além dos exercícios acima citados, uma das soluções para o absenteísmo nas empresas é a realização de campanhas para uma alimentação saudável.

Dessa maneira, adquire-se mais uma opção para valorizar o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores. Alternativas para isso:

  • consultorias com nutricionistas;
  • palestras;
  • disposição de cardápios saudáveis e balanceados;
  • opções saudáveis nos postos de alimentação da empresa, como o refeitório ou as máquinas espalhadas pelos corredores.

Soluções para o absenteísmo nas empresas que não demandam muito investimento e, tampouco, planejamento. Deu para perceber?

 

6. Recompensas pela presença do funcionário

Se a situação está incontrolável, uma boa maneira de reter os talentos e estimular o presenteísmo da maioria são as recompensas.

Algo que ajuda a estimular a satisfação de quem não falta e também coíbe aqueles que faltam frequentemente, mas sem causa definida.

 

BÔNUS: Realize um programa de bem-estar financeiro

Uma dica excelente — e em alta ao redor do mundo — é a realização de programas de bem-estar financeiro.

Afinal de contas, o estresse financeiro (a pressão causada por dívidas) gera desconfortos múltiplos aos colaboradores.

Quando eles obtêm uma orientação de qualidade, o problema pode ser contornado, evitando que o absenteísmo tome conta da sua empresa.

 

E aí, deu para entender o impacto dessas ausências e os caminhos para agregar novas — e mais — soluções para o absenteísmo nas empresas? Tem alguma experiência para compartilhar ou ficou com alguma dúvida?

Então, não deixe de comentar, no campo logo abaixo, para ampliarmos essa discussão!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar