soluções inovadoras no rh 2019

Conheça as principais soluções inovadoras no RH em 2019!

Soluções inovadoras no RH em 2019 se desdobram, em grande parte, às tendências tecnológicas do mercado. Pois é por meio delas que os seus especialistas conseguem qualificar o departamento em todas as frentes — das contratações às boas práticas em gestão de pessoas e, inclusive, ao desligamento de colaboradores. E, entre as grandes soluções deste ano, separamos as seguintes:

  1. Personalização de processos;
  2. O reforço ao bem-estar dos colaboradores;
  3. Inteligência Artificial (IA);
  4. People Analytics;
  5. Realidade virtual (RV) e realidade aumentada;
  6. Natural Language Processing (NLP);
  7. Campanhas de conscientização.

 

Hoje em dia, não faltam tendências tecnológicas que contribuem com o desenvolvimento das empresas em múltiplas frentes. É por isso que, para este post, decidimos reunir as principais soluções inovadoras no RH em 2019!

Por meio de nossas dicas e sugestões, você pode entender um pouco melhor sobre os rumos que o setor está tomando, para o futuro próximo. E por consequência, vai facilitar o alinhamento da sua empresa às ideias que melhor podem ser absorvidas em sua rotina corporativa.

Então, acompanhe-nos ao longo desta leitura, e descubra quais soluções inovadoras no RH, em 2019, podem fazer parte do seu dia a dia ainda este ano!

As 7 soluções inovadoras no RH em 2019

1. Personalização de processos

Imagine ter um processo de onboarding único, mas com variáveis que se adaptam aos diferentes setores da empresa? Isso economiza tempo de aplicação e promove melhorias contínuas na sua eficiência.

Ou ainda, um software de gestão que ajude a automatizar todas as tarefas mecânicas e repetitivas. Assim, o mapeamento do fluxo de trabalho explora bem as suas necessidades e objetivos de maneira exclusiva.

Daí, inclusive, esta ideia está entre as grandes soluções inovadoras no RH em 2019. Estamos na fase de usar as tecnologias para personalizar os processos e, com isso, agregar resultados melhores com menos recursos.

 

2. O reforço ao bem-estar dos colaboradores

A gestão de pessoas não é uma agenda nova dentro do setor de RH, mas está cada vez mais presente na rotina das empresas. E sabe por quê? Porque percebeu-se que a resolução de problemas relacionados à motivação e satisfação dos profissionais corresponde a resultados primorosos.

Assim, em vez de custear prejuízos com demissões constantes, baixa produtividade, absenteísmo e outros problemas, a empresa pode investir o dinheiro em trabalhar o bem-estar em múltiplas frentes, como:

O trabalho qualitativo, nesse sentido, melhora o clima organizacional e torna o ambiente de trabalho mais inspirador. E assim, os resultados aparecem de maneira orgânica.

Fique de olho, apenas, no fato de que o bem-estar financeiro é um assunto relativamente novo, aqui no país. Por isso, separe a leitura de nosso artigo sobre o que é o Xerpay, para depois, a fim de entender mais toda a ideia por trás disso!

 

3. Inteligência Artificial (IA)

Falando especificamente de novas tecnologias como soluções inovadoras no RH em 2019, a inteligência artificial dispara entre as protagonistas.

Afinal, são soluções que focam no contínuo aprendizado dos seus softwares para que eles reajam de maneira mais eficiente a todo instante.

Por exemplo: um software de gestão integrado a outras plataformas pode reconhecer padrões, dos usuários, que auxiliam em tomadas de decisão mais rápidas e eficientes. Daí, a fundamental importância em saber quais são os objetivos da organização para que o RH monitore as métricas de acordo.

Assim, a inteligência artificial ajuda a tornar os seus especialistas mais analíticos e estratégicos para o crescimento da empresa.

 

4. People Analytics

Complementando o que discutimos no tópico anterior, entre as principais soluções inovadoras no RH em 2019, o conceito de People Analytics tem ganhado mais e mais força.

Para isso, a ideia consiste em cruzar dados, como os hábitos de navegação dos seus profissionais, para compreender como eles agem e reagem às diversas situações.

E aí, é fácil compreender que a idéia se associa a outras, como a inteligência artificial e o Big Data para compreender os padrões e apontar decisões mais relevantes para o setor de RH. Há como saber, por exemplo, quem é mais produtivo, quem acumula menos erros ou mesmo quais áreas despontam em elevados índices de turnover.

 

5. Realidade virtual (RV) e realidade aumentada

Com a realidade virtual, por exemplo, é possível criar uma imersão maior em treinamentos, facilitando a identificação dos principais erros dos colaboradores em determinadas situações de trabalho.

A realidade aumentada, por sua vez, pode facilitar a sobreposição de informações digitais sobre objetos reais. Assim, é possível realizar tarefas com as mãos livres (já que a tecnologia pode ser acessada via dispositivos usáveis, como óculos). Ideal para treinamentos e também para orientar no dia a dia.

 

6. Natural Language Processing (NLP)

A sigla NLP confere a origem do processamento de linguagem natural, uma técnica que permite a avaliação de qualquer tipo de emoção para, em seguida, desenhar a melhor resposta para cada uma delas.

Para feedbacks, interações com clientes, interações do dia a dia e até mesmo na apresentação de relatórios, o NLP facilita o enriquecimento contínuo das relações profissionais, minimizando ao máximo os atritos que podem ocorrer no dia a dia.

 

7. Campanhas de conscientização

Colaboração, empatia, intimidade e engajamento. Esses são alguns benefícios que a empresa colhe, de seus funcionários, ao investir em campanhas de conscientização, como:

Além disso, uma cultura aberta a todos, e que combata abertamente todo tipo de discriminação, está posicionando-se de maneira firme, no mercado. Algo que ajuda a despertar o interesse de pessoas a ingressarem na organização, posicionando-se juntos contra todo tipo de desrespeito.

Consequentemente, a atração e a retenção de talentos vai ser um ponto forte nos pilares da empresa.

O grande foco do seu RH

Mesmo com todas as soluções inovadoras no RH em 2019, vale a pena mencionar algo fundamental: o setor de RH é feito de pessoas para pessoas. Independentemente das tendências, portanto, tenha sempre em mente, primariamente, que o foco é a manutenção e constante melhoria do nível de satisfação dos seus colaboradores!

 

E com isso, temos uma pergunta para você: além das soluções que apontamos ao longo deste artigo, quais ações estratégicas o seu RH mais tem utilizado, recentemente, para promover o bem-estar no trabalho? Compartilhe as suas experiências conosco, no campo de comentários logo abaixo!

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.