software para automatizar processo de desligamento

Vale a pena usar um software para automatizar processo de desligamento?

Por meio de um software para automatizar o processo de desligamento, a sua empresa consegue oferecer uma experiência transparente para o seu colaborador. Agilidade, pontualidade e eficácia são qualidades indispensáveis nessa etapa da jornada, e as novas tecnologias podem enraizá-las no processo da sua organização.

 

Você sabia que a jornada do colaborador envolve não apenas o processo de admissão e o tempo em que ele produz em nome da empresa, mas a sua demissão também? É por isso que vale a pena considerar o uso de um software para automatizar processo de desligamento.

Por meio dele, sua organização se valoriza por obter os meios para dar agilidade ao processo e torna todo o fluxo mais eficiente e organizado. Ou seja: benefícios para o colaborador desligado e também, para a boa relação entre o setor de contabilidade e o RH.

Que tal vermos, então, como o software para automatizar processo de desligamento pode fazer toda a diferença na gestão de sua empresa. Basta seguir com a leitura deste post!

O software para automatizar o processo de desligamento agrega à sua estratégia

Por meio da automação de processos, o RH assume um aspecto mais estratégico dentro da empresa. Tudo porque o tipo de solução que dispõe dessa tecnologia — no geral, e não apenas para a demissão de funcionários — é versátil, gera mais produtividade, reduz erros e evita que os seus colaboradores se ocupem de tarefas mecânicas e repetitivas.

Para ilustrar melhor, vamos entender um bom processo de admissão digital?

Imagine que, para facilitar o diálogo com o profissional contatado e com o escritório de contabilidade, posteriormente, você tenha um só software de gestão.

Por meio dele, você consegue solicitar ao recém-contratado o envio de documentos necessários para a contratação (enviando fotos diretamente tiradas do celular, por exemplo). Com isso, reduz-se o tempo de espera nesse trâmite até então burocrático.

Em seguida, por meio da automatização de processos, o próprio sistema pode preencher informações relativas a todos os colaboradores. Com isso, o seu RH se ocupa, exclusivamente, do preenchimento de informações necessárias e particulares de cada profissional.

Assim que tudo feito — sem a necessidade de sair do sistema —, o mesmo software para automatizar processo de desligamento serve para garantir total agilidade desde o primeiro contato com o profissional. As notificações, então, são emitidas ao RH e ao setor contábil, sendo a vez deles de lidarem com as suas respectivas partes no processo.

E, aí, o colaborador recebe, automaticamente, as mensagens personalizadas sobre tudo o que ele precisa saber para integrar rapidamente à cultura da empresa — seja por texto ou vídeo.

Em outros setores do próprio RH, a automatização é um diferencial e tanto. Por exemplo:

  • permite a identificação e o monitoramento de índices alinhados aos objetivos da empresa;
  • facilita a realização de relatórios que geram novos insights e ajudam no diagnóstico de eventuais carências;
  • reduzem o tempo investido em cada atividade;
  • coloca a sua equipe em um posicionamento mais estratégico, focado em resultados, e não em processos burocráticos e mecânicos.

Que tal conferirmos, então, por que a sua empresa deveria considerar o uso de um software para automatizar processo de desligamento?

O software para automatizar processo de desligamento torna a empresa ágil

Na abertura deste texto, destacamos o valor em agregar uma jornada completa para o colaborador — do primeiro ao último contato. 

Nenhum profissional que se desliga da empresa gosta de um relacionamento conturbado nessa etapa. Pense, você, como se sentiria se a empresa demora em realizar as tarefas necessárias para efetivar a demissão e quitar os débitos com você?

Com o auxílio de um software para automatizar processo de desligamento, todo o ciclo já está devidamente mapeado. Assim, a rotina do departamento de RH pode ser seguida por meio do que está previsto no sistema. O que consegue ser automatizado transcorre naturalmente, ao passo que o especialista de RH se ocupa das tarefas que necessitam da sua atenção — como dar baixa na CTPS do, agora, ex-colaborador.

Sem falar em outras tarefas, como:

  • coleta de documentos necessários;
  • processamento de informações sobre o desligamento do funcionário;
  • recebimento eventuais itens, como cartões e equipamentos;
  • atualização dos registros.

Quando se tem o serviço mapeado e as tarefas automatizadas, a sua equipe age com precisão, sem demoras e obstáculos no percurso. Isso qualifica, imensamente, o nível de excelência realizado.

A solução reduz os custos para a empresa

Direta e indiretamente, o software para automatizar processo de desligamento reduz custos. Primeiramente, porque a agilidade agrega mais produtividade e, com menos erros nos trâmites, há menos necessidade de retrabalhos.

Como consequência, sua equipe faz mais, erra menos e tudo isso com um uso mais consciente de recursos valiosos — como o tempo produtivo. Para a organização, isso é a tradução mais evidente de economia.

Um bom software para automatizar processo de desligamento ampara a empresa legalmente

Bons softwares de gestão lidam com as leis trabalhistas lado a lado. Com isso, fica fácil ter notificações que garantem ao RH a precisão no cumprimento de prazos para a entrega de documentos, por exemplo. 

E, se você quer saber como isso funciona na prática, abaixo vamos destacar como a solução da Xerpa também atua com protagonismo na consolidação de um software para automatizar processo de desligamento:

  • a Xerpa conta com um recurso que ajuda você a manter uma linha do tempo de cada colaborador;
  • é possível fazer todo o processo de desligamento digitalmente, acessando o histórico de reajustes, dissídios, cargos e benefícios dos funcionários;
  • os documentos e comprovantes tão são digitalizados, permitindo mais agilidade no andamento do processo de demissão;
  • no sistema da Xerpa, você pode fazer todas as alterações em uma só tela, evitando que algo seja esquecido ou que prazos sejam descumpridos.

Viu como é possível ter toda a sua empresa na palma da mão (literalmente, já que você pode acessar o sistema via dispositivos portáteis) e assim, contar com um software para automatizar processo de desligamento?

A Xerpa

Agora que vimos os diferenciais do nosso software para automatizar processo de desligamento, que tal saber um pouco mais sobre nós?

O nome Xerpa tem como inspiração os sherpas, povos que vivem entre o Nepal e o Tibete, cujas profissões de alto risco envolvem a guia e orientação aos alpinistas que desejam escalar as suas montanhas.

Ou seja: dispomos de soluções que ajudam você a almejar os cumes mais elevados do seu setor de atuação. Tudo com elevada dose de tecnologia, expertise e uma incansável sede de conhecimento para que você tenha o pioneirismo na busca e na realização dos seus objetivos!

Para saber como ajudamos a orientar as suas intrépidas excursões rumo ao sucesso, aproveite para conhecer a nossa plataforma! Clique aqui e converse com um especialista.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.