software de gestão rh

Conheça 6 erros de software de gestão para RH e saiba evitá-los!

A tecnologia tem se tornado uma aliada das empresas. Soluções de automação e gestão já são imprescindíveis para o gestor que busca segurança e qualidade nos seus processos.

Nesse sentido, o software de gestão RH é uma ferramenta extremamente útil nas rotinas de trabalho desse setor, sendo uma solução eficiente na otimização das tarefas a ele atreladas.

Esses sistemas oferecem ferramentas que estão relacionadas a diversas responsabilidades trabalhistas do setor de recursos humanos. Tais como: processos de admissão de funcionários, desligamentos, controle de férias e gestão de folha de pagamento.

Entretanto, investir em um software de gestão no setor de RH é uma tarefa que exige estudo e planejamento prévio por parte do gestor. Uma vez que muitas empresas que contratam esse tipo de solução desconhecem as opções do mercado e acabam optando por sistemas que não se adaptam totalmente às suas necessidades.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com 6 erros comuns na escolha de software de gestão RH e dicas para você eleger o melhor sistema para a sua empresa. Continue a leitura e descubra!

 

1. Investimento

O primeiro erro muito comum na aquisição de softwares de recursos humanos está no seu processo de compra e no investimento realizado.

Muitos gestores optam por sistemas de baixo custo, sem avaliar previamente outros aspectos importantes, tais como: funcionalidade, assistência técnica, adaptação à rotina do setor e adaptação às necessidades da empresa.

O cuidado que deve ser tomado durante o processo de investimento em um software deve ser muito grande, já que é nesta etapa que a empresa define quais são as suas necessidades e qual é o produto que atende a elas.

Dessa forma, preste muita atenção antes de adquirir um sistema para sua empresa e considere o fator preço, sempre o correlacionando com os benefícios oferecidos pela empresa desenvolvedora do software.

Um investimento mais alto pode ser mais interessante do que um investimento que não traga nenhum retorno.

Quer fazer um planejamento de RH eficiente? Então, baixe agora esse eBook gratuito:

2. Sistemas aleatórios

Outro erro cometido pelos gestores de recursos humanos durante o processo de aquisição de um software para suas empresas está na utilização de sistemas aleatórios. Sem uma aplicabilidade específica e focada nas necessidades do setor.

Por exemplo, o gestor opta por adquirir um produto de gestão empresarial, que não é direcionado especificamente à rotina do setor de recursos humanos.

Normalmente, sistemas como este não atendem às necessidades do setor, já que todas as rotinas e obrigações do RH são muito específicas e exigem uma formalidade que deve ser adotada com rigor, inclusive a fim de evitar futuros problemas contábeis e judiciais na esfera trabalhista e tributária.

A melhor escolha é sempre aquela que considera sistemas específicos voltados para o setor de recursos humanos e para as suas necessidades específicas.

 

3. Adaptações

O terceiro erro de software de gestão RH está diretamente relacionado com o anteriormente citado e diz respeito à aquisição de sistemas adaptados a procedimentos de outras organizações.

Na tentativa de diminuir o custo de um produto desse tipo, é comum que alguns fornecedores ofereçam aos gestores sistemas adaptados que já são utilizados em outras organizações.

Esses sistemas já foram desenhados para atender à rotina de uma determinada empresa e, na tentativa de reduzir o trabalho e o custo do produto, alguns gestores adquirem sistemas que já vêm com um DNA de outra empresa.

Tal erro pode ser crucial para o insucesso da ferramenta dentro da sua empresa, uma vez que ela virá adaptada a outra realidade e outra rotina de trabalho que não é a do seu setor.

Por isso, ao adquirir um sistema, o gestor deve buscar uma solução que seja adaptável à realidade e as necessidades do seu negócio.

 

4. Conformidades

O sistema de gestão de RH deve estar totalmente alinhado à legislação vigente. As ferramentas de gestão utilizadas devem atender à disciplina legal e às normas de cada segmento.

Assim, o software auxilia as empresas no cumprimento de suas obrigações legais. Por isso, estar atento às conformidades reduz o risco de problemas para os gestores, uma vez que sistemas que não estão ajustados às exigências da legislação trabalhista podem causar prejuízos financeiros significativos para o negócio.

Se você é gestor e está procurando um sistema alinhado à legislação brasileira e que se adapte à rotina do setor de recursos humanos da sua empresa, invista em soluções que acompanhem as demandas legais e tragam segurança jurídica para o seu negócio.

 

5. Mapeamento das rotinas

Outro erro muito comum no processo de aquisição de um sistema de software de gestão de recursos humanos é a ausência de mapeamento das rotinas.

Antes de adquirir um produto desse tipo, o gestor deve ter um panorama bem claro com todas as rotinas e procedimentos comuns ao setor de RH.

Esse panorama é relevante, pois ajuda o gestor a identificar qual é a melhor solução para o seu negócio, dentro do contexto em que ele se encontra e considerando as suas especificidades.

É possível encontrar muitas soluções disponíveis, mas somente serão úteis para a sua empresa aquelas que estiverem alinhadas com o perfil, exigências e particularidades da sua organização empresária.

 

6. Mercado

Por fim, outro erro comum e que precisa ser objeto de atenção por parte dos gestores de recursos humanos é a falta de cuidado e análise do mercado. A dificuldade em compreender os serviços oferecidos por empresas que desenvolvem softwares acaba gerando erros na aquisição desses produtos e serviços.

Por isso, a dica para evitar erros é pesquisar o mercado, buscar conhecer melhor o posicionamento do fornecedor do sistema e qual é a sua expertise e atuação específicas no atendimento a setores de recursos humanos.

Com uma pesquisa de mercado, o mapeamento do negócio, o levantamento do custo e a análise das necessidades específicas da sua empresa é possível ter elementos que facilitem na hora de adquirir uma software de gestão de pessoas totalmente alinhado às rotinas e necessidades da sua equipe.

 

Procura um software de gestão RH para implementar a solução em sua empresa? Entre em contato com a Xerpa e descubra como podemos auxiliar no desenvolvimento de estratégias de otimização e aperfeiçoamento do seu departamento pessoal.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.