software de gestão do capital humano

Software de gestão de capital humano: o que é e funcionalidades

No contexto de transformações digitais que vivemos, atualmente, o software de gestão de capital humano é um tipo de solução versátil, que agrega produtividade, capacidade analítica e flexibilidade para que o setor de RH possa trabalhar, continuamente, na qualificação dos recursos humanos da empresa.

 

Novas tecnologias chegaram com tudo no setor de RH, que tem assumido um papel cada vez mais estratégico dentro das empresas e na gestão de pessoas.

Inclusive, uma série de conceitos já foi difundida a partir das possibilidades empregadas com o auxílio tecnológico. Um deles é o Smart RH, enquanto o outro é o RH Tech.

Ambos se complementam, já que o foco deles está mantido no valor em cuidar dos recursos humanos da empresa como as pessoas que são, e não como ferramentas de trabalho.

Por isso, pensamos que seria de grande utilidade, para você, conhecer alguns dos grandes nomes em software de gestão de capital humano, atualmente, para descobrir quais deles têm tudo a ver com as suas necessidades e objetivos. Confira!

O que é o RH Tech?

Assim, simples, o RH Tech é o principal meio de considerar o equilíbrio de gestão de pessoas a partir das principais tendências tecnológicas do setor.

Softwares de gestão, por exemplo, são essenciais para a condução de uma boa jornada do colaborador na empresa. Assim como o RH pode se beneficiar, também, de sistemas focados no controle de ponto eletrônico dos colaboradores, facilitando — e muito — o cálculo dos seus honorários.

Dessa maneira, é importante observar que, independentemente da funcionalidade principal de um bom software de gestão de capital humano, ele e as soluções complementares podem formar a espinha dorsal do setor de Recursos Humanos.

Especialmente, por meio da automatização de processos, a compilação de dados que facilitam a análise estratégica de informações e a tomada de decisão e o monitoramento de métricas.

Quais são os benefícios em usar um software de gestão de capital humano?

Quando se identifica as melhores soluções de software de gestão de capital humano, o dia a dia do setor de RH pode ser amplamente beneficiado.

E, a seguir, destacamos alguns desses pontos positivos para que você se inspire em conhecer, posteriormente, os 7 tipos de software de gestão de capital humano com as suas principais funcionalidades:

  • aumento na produtividade diária, já que a automatização de processos mantém o seu colaborador como um elemento mais estratégico, e livre de tarefas mecânicas e repetitivas;
  • mais foco na gestão de pessoas — especialmente, com base nos dados gerados e compilados pelos softwares. Empresas que têm os objetivos e métricas bem definidos podem usar tais informações para qualificar continuamente o seu fluxo de trabalho;
  • redução de custos, já que sua equipe vai produzir mais em menos tempo, e com uma utilização menor de recursos para alcançar resultados melhores;
  • monitoramento em tempo real da performance de suas ações planejadas;
  • bem-vinda modernização do setor, o que agrega valor à organização, cria uma percepção de marca enriquecida e promove atrativos para a atração e a retenção de talentos na empresa.

Agora que já vimos os diferenciais que podem fazer parte da rotina do seu empreendimento, vamos entender quais recursos podem compor um bom software de gestão de capital humano?

Quais são as especializações dos melhores softwares de gestão?

Abaixo, reunimos 7 tipos de softwares que têm grande respaldo, do mercado, e podem fazer a diferença na manutenção e inovação do RH da sua empresa por meio de suas versáteis funcionalidades. Dê só uma olhada!

 

1. Softwares de gestão

Softwares de gestão — como o da Xerpa — têm tudo para ser um diferencial na composição da jornada do colaborador da sua empresa. Isso porque esse tipo de solução é dotado de recursos múltiplos, como:

  • admissão, destacando o acompanhamento dos processos seletivos de maneira digitalizada, facilitando também a admissão (como o envio de documentos) e até mesmo a mensagem de boas-vindas;
  • distribuição de holerite, permitindo que a tarefa seja calculada e encaminhada de maneira automatizada e digital. Isso facilita o trabalho da sua equipe, minimiza os riscos e erros e, com isso, qualifica toda a empresa;
  • desligamentos, facilitando o processo de rescisão para que a experiência do colaborador seja positiva mesmo diante do fim desse ciclo com a organização.

>> Para entender todas as funcionalidades da plataforma, clique aqui e veja uma demonstração!

 

2. Softwares de gestão de ponto

Empresas de qualquer nicho ou porte podem se beneficiar de um bom software de gestão de ponto que ofereça atenção segura e automatizada para o controle de acessos na empresa.

Isso serve, inclusive, para profissionais presenciais e que trabalham remotamente. Uma maneira eficaz de manter o cronograma diário sob monitoramento, bem como a produtividade de suas equipes.

Inclusive, é importante observar que alguns softwares desse tipo podem ser trabalhados também pelos smartphones dos colaboradores. Uma saída que tem sido amplamente ventilada como uma aproximação do público jovem, no mercado de trabalho, que é inseparável do seu celular.

 

3. Software de gestão de folha de pagamento

Mais uma tarefa burocrática, do setor de RH, e que tem muito a se beneficiar com a implementação desse tipo de software de gestão de capital humano.

Afinal de contas, por meio de ações pré-programáveis a sua empresa consegue calcular rapidamente as horas trabalhadas, de cada colaborador, bem como os devidos descontos. Quando já se tem os dados relativos aos descontos de INSS e outras taxas e impostos, os seus profissionais só devem conferir os dados.

 

4. Software de gestão de benefícios e bem-estar

Se os planos flexíveis de benefícios estão em alta, é importante que a sua empresa também se adapte à maneira mais atual e eficaz para controlá-los.

Para isso, os softwares de gestão de benefícios e bem-estar podem gerar um controle mais eficiente a respeito das questões relativas aos planos da empresa, nesse quesito, e gera uma interação mais rápida e objetiva entre os colaboradores e o RH.

Ao concentrar essa necessidade de contato em um só lugar, a experiência do colaborador é enriquecida, e o  RH consegue se qualificar mais por ter um meio simples, prático e seguro de lidar com as informações.

>> Uma das propostas do bem-estar no trabalho é promover a qualidade de vida na empresa! Para isso, criamos um e-Book recheado de dicas para criar um programa de qualidade de vida na sua empresa. Clique aqui e acesse agora mesmo!

 

5. Software de banco de currículos/candidatos

Esqueça as planilhas e pastas arcaicas para o armazenamento e análise do seu banco de currículos. Para qualificar o processo de seleção e recrutamento da empresa, já existem produtos que cuidam, exclusivamente, desse processo por meio de um software de gestão de capital humano.

Com ele, você pode pesquisar, rapidamente, os termos dos quais alguns candidatos pré-selecionados apareçam na tela, facilitando o tempo de filtragem de profissionais aptos a preencherem determinados cargos.

Pense no tempo que isso gera, de economia, para a sua equipe? Sem falar na agilidade para os processos seletivos e na assertividade das escolhas para o preenchimento das oportunidades.

 

6. Plataformas de divulgação de oportunidades profissionais

Além de servir internamente, um bom software de gestão de capital humano também pode proporcionar facilidades para você ir atrás dos melhores candidatos que estejam cadastrados em outras agências e bancos de recrutadores que façam uso da mesma solução.

Uma espécie de rede de contatos, portanto, que vai facilitar a sua pesquisa externa para preencher qualquer oportunidade em aberto na sua organização.

 

7. Softwares voltados para comunicação entre colaboradores

Se o seu RH está atrás de algum produto que foque na valorização da comunicação interna, bom saber que já existem softwares de gestão de capital humano para suprir essa demanda.

Assim, há uma necessidade menor em depender de soluções externas, como aplicativos de mensagens instantâneas, para fortalecer a relação entre os colaboradores, e a empresa se beneficia de concentrar esses meios, promovendo canais rápidos e eficientes de se comunicar.

 

Agora, para complementar tudo o que vimos aqui, sobre um bom software de capital humano, aproveite para curtir-nos no Facebook e a seguir-nos no Instagram, Twitter e LinkedIn para não perder mais nenhuma de nossas dicas e novidades!

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.