Software ATS para recrutamento e seleção: o que é, funcionalidades e como escolher

Software ATS

Um software ATS é uma ferramenta tecnológica que facilita os processos de recrutamento e seleção.

Estima-se que mais de 60% das organizações possuem um ATS de recrutamento como apoio aos processos de RH, segundo pesquisa da Bersin (Deloitte).

Se antes tudo levava um bom tempo entre triagem de currículos, análise e seleção, atualmente tudo foi otimizado pela tecnologia.

Por meio do software ATS, os gestores conseguem otimizar a busca agilizando o processo com triagens automáticas e até mesmo a pré-definição de critérios e habilidades necessárias para ocupar a vaga em questão.

Neste artigo vamos detalhar as principais vantagens do software ATS, como ele funciona de fato e o porque ele torna os processos de recrutamento mais ágeis. Siga em frente neste artigo e boa leitura!

O que é software ATS?

O software ATS é a abreviação de Applicant Tracking System ou Sistema de Rastreamento de Candidatos. O ATS é uma ferramenta digital cujo objetivo é suprir as necessidades das organizações em relação aos processos de recrutamento e seleção.

Através desse software é possível não só armazenar currículos diversos, mas também organizá-los e classificá-los.

Ele é mais eficiente que um processo tradicional, pois permite a triagem automática, limpa a formatação dos currículos para análise e até automatiza o envio de e-mails para os candidatos.

Descrevendo o software de ATS em poucas palavras ele serve principalmente para consolidar todos os dados e informações de quem se candidata, gerando uma grande economia de tempo e tornando os processos de seleção mais efetivos.

Funcionalidades de um software de recrutamento e seleção

O software ATS é um sistema dinâmico e ágil no processo de recrutamento graças as suas funcionalidades que vão desde uma padronização do fluxo de trabalho a personalização da seleção para uma triagem mais assertiva.

Entre as principais funcionalidades do ATS de recrutamento podemos destacar:

  • Acompanhamento do processo de seleção em tempo real;
  • Padronização de todas as etapas do processo para facilitar a divulgação, triagem, entrevista e seleção;
  • Possibilidade de publicação da vaga em diversos canais de forma automatizada e em poucos cliques;
  • Personalização da vaga com palavras-chave, descritivos de habilidades exigidas e etc;
  • Triagem automática conforme os indicadores que você criou para a vaga;
  • Mensagens personalizadas de retorno para os candidatos;
  • Avisos para os candidatos sobre o dia da entrevista, via lembretes ou alertas;
  • Integração com as redes sociais.

Quais as vantagens do software ATS?

Os processos seletivos no Brasil demoram em torno de 39,6 dias, segundo pesquisa do Glassdoor, site especializado em recrutamento. Conforme o mesmo estudo, o Brasil está entre os três países que levam mais tempo para encerrar as seleções.

Com isso, o software ATS vem como um apoio para reduzir esse tempo. Abaixo selecionamos essa e outras vantagens para quem o adota no RH.

Gera economia

Só nos EUA são perdidos mais de 3 trilhões todos os anos em função da burocracia, revelou um estudo da Management Lab especializada no mercado de gestão.

Em função da diminuição do tempo para execução das tarefas, o software ATS pode suprir boa parte desses gastos.

Afinal, a seleção e contratação terão menos etapas e mão de obra do que quando o processo é manual e exige uma dedicação integral de setores como o RH. Esse dinamismo gera economia uma vez que boa parte do processo será automatizado.

Reduz a complexidade

Processos seletivos sempre foram muito complexos e demorados, seja pelo lado do recrutador ou do candidato. Por parte do RH sempre houve uma grande dedicação para encontrar o candidato ideal.

Esse trabalho minucioso exigia uma grande mão de obra para triagem, entrevista e seleção final. Em muitos casos, as planilhas de Excel eram aliadas, mas ao mesmo tempo tomava bons dias do setor no preenchimento de dados.

Com o software ATS há uma integração do RH com a tecnologia o que automatiza todo esse processo. Se antes você precisava de olhos de lince para “caçar” o currículo perfeito, hoje o software ATS faz boa parte do trabalho e sincroniza tudo em um só lugar.

Isso reduz a complexidade do processo de seleção e recrutamento e oferece um dinamismo maior no acesso aos currículos e perfis que tem a ver com a vaga, aumentando as chances de uma escolha correta.

Falamos sobre a importância de eliminar as burocracias no RH no artigo: “8 dicas de como otimizar processos e diminuir a burocracia na empresa”.

Permite um retorno rápido aos candidatos

Quem nunca participou de um processo seletivo e sequer recebeu da empresa um retorno, mesmo que negativo? Infelizmente isso é comum no mercado, mas o software ATS pode solucionar esse problema para manter uma imagem positiva da empresa.

É possível programar o ATS de recrutamento com respostas pré-definidas, sejam elas positivas ou negativas, mantendo uma comunicação mais justa com os candidatos. Esse tipo de retorno evita, por exemplo, que alguém saia falando mal da sua empresa por aí.

Até porque empresas que mantém essa relação justa com todos os candidatos, sempre se preocupando em dar uma posição a todos nos seus processos de seleção, são sempre bem vistas no mercado e isso influencia na atração de novos talentos.

Facilita a triagem de currículos

Todos sabem da dificuldade de encontrar o candidato ideal para a vaga apresentada.  No processo manual, muitos currículos selecionados nada têm a ver com o perfil da empresa e sequer seguem as exigências do recrutador.

Com o software ATS, esse ponto de dificuldade é sanado, já que você pode detalhar o que é obrigatório na triagem. O próprio sistema fará essa seleção automaticamente para lhe apresentar os melhores resultados.

A ideia é que assim a escolha seja feita de maneira assertiva, onde os candidatos possam atender os requisitos para assumir a vaga oferecida.

É como se fosse um recrutamento inteligente com um filtro que segue automaticamente as ordens que você dá. Poupando é claro tempo e dinheiro.

Padroniza o processo

Muitas empresas ficam perdidas ao iniciar um processo de recrutamento, isso porque não seguem um padrão e cada seleção é feita de um jeito. Sejam divulgações em meios distintos ou mesmo entrevistas realizadas de forma diferente.

Com o software ATS há uma padronização de como tudo deve ser feito na rotina da organização. Assim, todas as etapas ficam mais fáceis e rápidas independentemente da área que você está contratando.

Pois, o processo de divulgação, entrevista, seleção, troca de mensagens com os candidatos e a escolha seguem o mesmo padrão.

A padronização dos processos de RH é uma das grandes aliadas do sucesso nos resultados nas rotinas desse setor.

Estabelece um padrão visual da marca em todas as etapas

Uma das partes mais interessantes no software ATS está relacionado ao employer brand. Isso quer dizer que você pode personalizar a ferramenta conforme o visual da sua marca.

Ou seja, todo o processo é personalizado em cada empresa para que a comunicação geral em todas as etapas da seleção seja construída com base no perfil da organização. Isso por meio de um sistema completamente personificado com as características visuais da empresa.

Isso é, você construirá um processo de recrutamento e seleção com a sua cara.

Como escolher o melhor software ATS?

Como qualquer tipo de automação nos processos de RH realizada na empresa, não existe uma regra geral na escolha e tudo depende das necessidades da organização.

O que mais te atrai nesta tecnologia:

  • Personalização da ferramenta com a sua marca?
  • Triagem de currículos?
  • Criação de formulários para os candidatos preencherem?
  • Envio de mensagens personalizadas para quem passou e quem não passou no teste?

O importante, antes de escolher um software ATS, é verificar o porquê você precisa dele e quais os benefícios que ele traria a sua empresa. Se possível, faça o teste com empresas que oferecem alguns dias gratuitos para testar a ferramenta antes de investir nela.

Fato é que quem possui esse tipo de sistema otimiza o tempo nos processos de recrutamento e seleção.

Outro ponto importante é planejar o treinamento das pessoas que serão responsáveis por utilizá-lo. Enfim, não faz sentido ter um sistema de última geração se os colaboradores não sabem como utilizá-lo da melhor forma.

Quais as melhores opções de software ATS?

O mercado está recheado de opções de software ATS. Abaixo selecionamos cinco sistemas que estão entre os mais utilizados pelas empresas e que fazem sucesso quando o assunto é tornar os processos mais ágeis e assertivos.

Lembrando que é claro que tudo depende do que você busca em um software de recrutamento e seleção:

A transformação digital diminuiu a burocracia?

A transformação digital consumiu boa parte dos processos manuais e permitiu às empresas adquirirem diferentes sistemas para facilitar o dia a dia.

Não é diferente com o software ATS. Com ele, as organizações puderam eliminar diversas etapas burocráticas dos processos de recrutamento e seleção, tornando-os mais rápidos e eficientes.

Atualmente, empresas que não se reinventam, principalmente em seus setores de RH acabam perdendo espaço no mercado e ficando atrás dos concorrentes. Uma vez que quem aposta na tecnologia pode eliminar burocracias e potencializar a capacidade estratégica dos setores.

Como pudemos ver ao longo desse conteúdo, se utilizado da forma correta, o software ATS não só facilita o processo de seleção, mas oferece mais chances da empresa atrair o candidato ideal.

Isso porque sua personalização, conforme o perfil da vaga e da empresa e, sua triagem automática, permitem ao gestor selecionar quem tem as características e habilidades necessárias para assumir determinado cargo.

Além disso, com um software ATS há maior organização nos processos de recrutamento devido à padronização das etapas, independentemente da vaga que será divulgada.

Facilitando assim a gestão do processo, pois o gestor terá uma visão em tempo real do que está acontecendo até que seja feita a escolha do melhor candidato.

Salário sob demanda: economia para a empresa, bem-estar para o colaborador

Se otimizar os processos de recrutamento e seleção com um software ATS ajuda a selecionar os talentos certos, o salário sob demanda é um benefício que vai mantê-los na sua empresa por mais tempo.

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar