Na última década, a tecnologia evoluiu em um ritmo nunca antes visto, o que causou um grande impacto no dia a dia das empresas. As possibilidades de inovação aumentaram e todos os setores tiveram suas rotinas automatizadas. Ter um sistema de gestão de RH, por exemplo, tornou-se algo essencial para toda organização.

A evolução dessa ferramenta ajudou o RH a ganhar mais destaque nas empresas.

O departamento gerencia informações úteis para todos os demais setores, o que requer uma poderosa tecnologia de integração e análise de dados.

Pensando nisso, listamos as principais razões para você apostar nessa ferramenta. Confira a seguir!

 

O que é um sistema de gestão de RH?

Sistema de gestão de RH é um software que integra informações e processos do setor de Recursos Humanos.

As plataformas mais modernas são hospedadas na nuvem, podendo ser acessadas com total segurança pela internet.

A ferramenta é desenvolvida de acordo com o perfil da empresa, de modo a atender suas principais necessidades.

As funcionalidades vão muito além dos registros virtuais e cadastros de colaboradores.

Com esse tipo de software, é possível automatizar diversos processos operacionais, como admissões, demissões, férias e folhas de pagamento, entre outros.

Outro recurso muito útil é a análise de dados, que favorece a tomada de decisões estratégicas.

A seleção de talentos, por exemplo, ganha um grande aliado para avaliar perfis, aplicar testes e tornar o processo mais ágil.

Tarefas como a criação de treinamentos, estratégias de comunicação e distribuição de tarefas também são facilitadas pela tecnologia.

 

Por que adotar um sistema de gestão de RH?

Implementar um sistema de gestão RH trará muitos benefícios não só para o departamento, mas para toda a empresa. Veja a seguir as seis principais vantagens de contar com essa ferramenta no seu negócio.

 

1. Desburocratização de rotinas

Reunir todos os documentos e processos de RH em uma única plataforma torna a busca de informações muito mais rápida, eliminando burocracias desnecessárias.

Entre os dados que podem ser acessados por meio do software, podemos citar:

Além disso, a tecnologia automatiza muitos cálculos e processos que, sem ela, seriam feitos manualmente. Como resultado, temos um RH muito mais eficiente e produtivo no dia a dia.

 

2. Mais eficiência na gestão

Informações sobre os colaboradores são fundamentais para otimizar a administração do negócio. Com um sistema de gestão de RH, é possível gerar relatórios detalhados sobre indicadores importantes, como:

Conhecer esses números é fundamental para fazer revisões no planejamento, identificando falhas e tomando as medidas mais adequadas para corrigi-las.

 

3. Maior confiabilidade nos resultados

Quando todas as decisões são tomadas com base em dados concretos, os resultados do RH são muito mais confiáveis.

Afinal, cada passo é dado com total segurança, sem espaço para deduções ou métodos imprecisos.

Imagine que o RH e o líder de marketing precisam decidir entre dois profissionais para uma promoção de cargo.

Com um bom sistema de RH, será possível acessar o histórico de análises de desempenho, o perfil comportamental e muitas outras informações sobre a carreira de cada um dentro da organização.

Assim, é mais fácil tomar uma decisão justa e acertada sobre o caso. Sem a tecnologia, as chances de errar seriam muito maiores.

 

4. Menor índice de retrabalho

Automatizar processos e cálculos praticamente elimina a necessidade de retrabalho, problema comum no RH de muitas empresas.

Em rotinas manuais, o alto volume de tarefas operacionais faz com que ocorram falhas de diversos tipos. Esquecimentos, descontos indevidos, erros cadastrais… Quem trabalha com gestão de pessoas certamente já se deparou com essas situações — e sabe como elas podem ser problemáticas.

Tudo isso normalmente geraria uma enorme carga de retrabalho, com correções, atualizações e ressarcimentos.

Com a tecnologia, as chances de isso acontecer são mínimas, o que aumenta a eficiência do RH.

 

5. Otimização do tempo dos profissionais

Outra vantagem de automatizar processos é a otimização do tempo dos profissionais de RH.

Contar com um sistema de gestão reduz drasticamente o volume de horas gastas com atividades estritamente operacionais, como cadastrar folhas de pagamento ou controlar o banco de horas.

Dessa forma, sobra mais tempo para pensar estrategicamente e apoiar os líderes da empresa em decisões importantes.

Ao tirar da frente as tarefas burocráticas, é possível avaliar com calma o perfil dos funcionários para elaborar treinamentos personalizados para cada um deles.

Ou então, pensar em projetos de endomarketing para aumentar o engajamento dos funcionários, tornando-os mais motivados e produtivos.

As possibilidades são muitas, e com o nível de dedicação certo, podem muito bem se tornar realidade.

 

6. Acesso remoto às informações

Com os documentos hospedados na nuvem, os funcionários não precisam estar fisicamente na empresa para acessar suas informações.

É possível consultar holerites, férias e até executar tarefas de RH por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Ou seja, o home office se torna uma realidade.

Além de facilitar a consulta de dados, isso expande os horizontes da empresa no que diz respeito à contratação de funcionários.

Sem a necessidade de trabalho presencial, as equipes podem ser compostas por profissionais do mundo todo.

A distância deixa de ser um critério para contratar talentos: tudo o que importa é a competência e o perfil profissional.

Assim, a empresa moderniza suas práticas e se posiciona de acordo com as principais tendências do mercado.

Isso gera ótimos ganhos em competitividade, employer branding e, é claro, resultados para o negócio.

 

Agora que você já conhece as vantagens de adotar um sistema de gestão de RH, é hora de aplicar o que aprendeu na prática!

Na hora de implementar o software na sua empresa, procure reunir todas as funcionalidades que citamos neste artigo. Assim, você poderá aproveitar 100% do que a tecnologia tem a oferecer para o seu departamento!

 

Gostou do post? Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Assim, você receberá em primeira mão nossos melhores conteúdos sobre RH e gestão de pessoas!