7 motivos para ter um sistema de gestão de pessoas na empresa

O sistema de gestão de pessoas é uma tecnologia que auxilia a equipe de RH a controlar todas as tarefas operacionais do setor, como avaliação de desempenho, plano de carreira, treinamentos, feedbacks e pacotes de remuneração, entre outras.

Com essa ferramenta disponível, não faz mais sentido gastar horas e horas com processos manuais, sendo que existe a opção de automatizá-los e tornar a rotina mais dinâmica.

Além de administrar essas práticas, um sistema de RH também é uma alternativa eficiente para manter a empresa competitiva em relação à concorrência e alinhada com as melhores práticas do mercado.

Quem vivencia o dia a dia do RH sabe o quanto pode ser difícil lidar com o alto volume de tarefas e oferecer apoio estratégico às decisões da alta liderança. Mesmo assim, muitos profissionais do setor ainda se perguntam se vale mesmo a pena investir em um sistema de gestão de pessoas.

Funciona mesmo? Não é verba mal utilizada? Para deixar as vantagens mais evidentes, listamos a seguir sete motivos para aderir a essa tecnologia. Confira!

 

1. Tornar os processos de RH mais eficientes

Em um sistema de gestão de pessoas, as informações de todos os funcionários da empresa ficam centralizadas em uma única plataforma, eliminando a necessidade de utilizar dezenas de planilhas de controle.

Com isso, a gestão dos dados se torna mais eficiente, possibilitando consultas mais rápidas. Em questão de segundos, é possível ter acesso ao cargo, salário, treinamentos e plano de carreira de um funcionário específico, por exemplo.

Outra vantagem é o auxílio na definição das prioridades do RH. Com menos tempo sendo gasto em tarefas operacionais, sobra mais tempo para o departamento prestar apoio estratégico às lideranças, contribuindo para a evolução da organização em aspectos como gestão de clima e comunicação interna, por exemplo.

 

2. Melhorar o nível de colaboração dos funcionários

Ao implementar uma ferramenta de gestão de RH, é possível disponibilizar aos colaboradores um acesso para que eles consultem suas próprias informações, como metas, avaliações, cursos e outros dados importantes da ficha corporativa.

Isso aumenta a produtividade e o engajamento, já que toda essa informação evidencia para os funcionários quais resultados eles precisam entregar, quais foram seus erros e quais foram seus acertos.

O compartilhamento desses dados com a equipe também agrega mais transparência às políticas de RH da empresa, fortalecendo a cultura organizacional e tornando o ambiente mais saudável.

 

3. Identificar talentos dentro da empresa

Um sistema de gestão de pessoas ajuda a documentar e identificar quais são as principais características e conquistas de um colaborador dentro de sua trajetória profissional.

Esses dados são úteis, por exemplo, para reconhecer aqueles que apresentam as habilidades necessárias para uma posição de liderança, por meio das avaliações de gestores e pares.

Tudo isso auxilia o RH em uma de suas principais tarefas: a retenção de talentos. Um sistema automatizado aumenta a precisão das avaliações, ajudando o departamento a reconhecer aqueles que realmente são os melhores membros da equipe.

Dando o devido valor a esses profissionais, eles dificilmente buscarão outros rumos fora da organização.

 

4. Melhorar o desempenho dos funcionários

Da mesma forma que ajuda a identificar os melhores talentos, o sistema de gestão de pessoas também é muito útil para descobrir quais colaboradores estão rendendo abaixo do esperado.

Nesses casos, é preciso chamá-los para uma conversa e entender a situação a fundo. Com isso, será possível selecionar quais treinamentos serão mais adequados para resolver essas dificuldades.

Isso só é possível porque a ferramenta de RH reúne todas as informações sobre a performance do colaborador em uma única plataforma.

Devido à praticidade da tecnologia, os gestores conseguem oferecer uma visão detalhada sobre o histórico e as habilidades do funcionário em questão. Em métodos manuais, esse processo seria muito mais lento e impreciso.

 

5. Garantir o alinhamento das metas

Toda equipe tem metas e, quanto mais formalizadas e bem definidas elas forem, melhor para a empresa.

Para que o trabalho de todos na organização gere resultado, é preciso fazer um acompanhamento dos objetivos traçados. Desse modo, caso eles não estejam sendo atingidos, será possível rapidamente ajustar a rota no meio do caminho. É aí que entra o papel do sistema de gestão de pessoas.

Com as metas de cada funcionário documentadas em uma única plataforma, elas ficam muito mais nítidas para todas as partes envolvidas: colaboradores, gestores e RH.

Isso garante que cada funcionário saiba exatamente o que é esperado dele, assim como cada líder terá total consciência do que deve ou não deve cobrar de seus comandados.

 

6. Tomar decisões em tempo real

Com a adoção de um sistema de gestão de pessoas, a busca de qualquer tipo de informação se torna muito mais rápida.

Relatórios gerenciais — que em muitas empresas representam uma tarefa árdua, manual e demorada — podem ser obtidos em questão de segundos, facilitando a tomada de decisões em tempo real.

Essa dinâmica torna os gestores mais independentes, já que eles não precisam mais lidar com uma infinidade de relatórios complexos, obtendo tudo o que precisam com poucos cliques.

Ao utilizar um sistema automatizado, eles podem consultar a qualquer momento as informações necessárias para identificar tendências e melhorar o fluxo de trabalho no dia a dia.

 

7. Aumentar a segurança dos dados

Outra enorme vantagem de investir em um sistema de gestão de pessoas é aumentar a segurança dos dados do RH.

Muitas dessas ferramentas são hospedadas na internet, o que garante a integridade das informações sobre os funcionários, mesmo no caso de uma invasão de hackers nos servidores da empresa.

A eliminação de fraudes e falhas também é um ponto positivo no que diz respeito à segurança. Como todo o gerenciamento do sistema é automático, com pouca ou nenhuma intervenção humana, a taxa de erros diminui consideravelmente.

Ações básicas de segurança da informação, como backup e proteção contra vírus, também são essenciais para garantir a proteção dos dados da sua empresa.

Gostou de conhecer as vantagens de investir em um sistema de gestão de pessoas na sua empresa? Para saber mais, entre em contato com a Xerpa. Será um prazer ajudar você!

1 thought on “7 motivos para ter um sistema de gestão de pessoas na empresa

  1. Alan Marcos Responder

    Não haveria uma publicação melhor para ler hoje. Ótimo tema e conteúdo de primeira. Obrigado por compartilhar este conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *