Por que contratar um seguro de vida para meus funcionários?

O seguro de vida para funcionários é uma modalidade de seguro de vida grupal para empresários e colaboradores de uma companhia. Ele tem o objetivo de proteger o capital humano da organização, os funcionários e é um dos principais benefícios oferecidos pelas empresas.

O seguro agrega muito valor na hora de um profissional escolher fazer parte de uma organização, pois garante que a pessoa e sua família estejam financeiramente protegidos, caso algo aconteça e interrompa a vida ou incapacite o trabalhador de continuar exercendo suas funções.

 

Por que contratar o Seguro de Vida para funcionários?

Para um colaborador se sentir satisfeito em seu ambiente de trabalho, é necessário que ele se sinta bem e seguro. Para isso, é preciso que o local seja confortável, agradável e propício para a execução de suas tarefas. Entretanto, mais do que oferecer um ambiente favorável, é fundamental que o trabalhador se sinta amparado pela empresa.

É fundamental desenvolver a valorização do capital humano da empresa. O seguro de vida para funcionários não deve ser oferecido sozinho, pois quando acompanhado de outros benefícios, como planos de saúde e previdência, costumam ser mais bem vistos pelos colaboradores.

Os pacotes de benefícios têm papel principal nessa tarefa. Por meio deles, uma corporação consegue manter sua equipe mais produtiva e motivada e, assim, ser capaz de aumentar seu faturamento e expandir os negócios. O seguro de vida é essencial para se montar um pacote completo e um diferencial para que o funcionário não considere procurar outras opções de trabalho.

Devido a sua importância, as empresas estão, cada vez mais, incorporando o seguro de vida para funcionários em seu pacote de benefícios. Isso pode acontecer por escolha da própria organização ou por causa de acordos ou convenção coletiva de trabalho. Em alguns casos ainda, é obrigatório e assegurado por leis ou regras sindicais, portanto deve fazer parte da política dos recursos humanos.

O seguro de vida para funcionários pode abranger em sua cobertura tanto os colaboradores, como sócios, executivos, estagiários e terceirizados. Portanto, é necessário que a empresa esteja por dentro do assunto e entenda todas as vantagens que esse benefício pode trazer para os negócios.

 

Como funciona o seguro de vida para funcionários?

O RH deve analisar atentamente todos os requisitos na hora de implementar o seguro de vida que a empresa irá oferecer a seus empregados para que este benefício possa atender às reais necessidades da atividade exercida por eles, não se transformando em um contratempo quando for realmente acionado.

As seguradoras possuem diversos tipos de coberturas para seguros empresariais, com diferenças entre eles. É possível contratar uma cobertura básica para casos de morte, invalidez por doença ou por acidente ou outros que cubram doenças graves ou despesas médicas, diárias por internação hospitalar ou por incapacidade, entre outros.

Portanto, para não realizar uma contratação errada, a empresa deve conhecer as necessidades de seus colaboradores e compreender quais os tipos de riscos que eles realmente estão expostos. Apenas dessa forma é possível selecionar o seguro de vida para funcionários adequado.

É responsabilidade do RH buscar por um corretor de seguros especialista, para ajudar na pesquisa das melhores opções e, assim, auxiliá-lo nessa decisão. O benefício pode ir muito além da conhecida indenização recebida pelos dependentes do funcionário em caso de falecimento. Um pacote completo oferecido pelas seguradoras pode incluir:

Pacote Completo:

  • Assistência emergencial: essencial para colaboradores que realizam viagem nacional ou internacional a trabalho.
  • Despesas médico-odontológicas: podem ser utilizadas em caso de acidentes com o segurado.
  • Prêmio em vida adiantado: em situações que o colaborador desenvolva doenças crônicas ou terminais, é possível antecipar o valor da indenização ainda em vida.
  • Incapacidade temporária por acidente: quando o colaborador sofre algum acidente e fica afastado do trabalho temporariamente, poderá receber uma renda diária.
  • Assistência funeral: esse serviço auxilia a família do colaborador com as questões burocráticas e custos do funeral em caso de falecimento.

Quando o RH está procurando as opções possíveis para conceder esse benefício, é necessário determinar quais funcionários o receberão e qual o tipo de cobertura que será oferecido. Após tomar essas decisões, é necessário buscar por uma seguradora que possa garantir que o plano escolhido seja bem administrado.

 

Quais as vantagens do seguro?

O seguro de vida empresarial apresenta diversas vantagens, tanto para a empresa quanto para seus funcionários. Ele oferece uma maior tranquilidade e confiança aos funcionários e a seus familiares, o que  favorece diretamente a empresa, que passa a contar com colaboradores mais produtivos.

Além disso, proporciona benefícios por diversos motivos, como:

  • Pode ser considerado um fator motivacional muito forte para os colaboradores e seus familiares, que podem usufruir de um benefício social;
  • Auxilia na retenção de funcionários e na menor rotatividade, o que influencia na qualidade do serviço e na redução de gastos com demissões e novas contratações;
  • Antecipa e previne problemas, reduzindo custos financeiros para a empresa;
  • É um benefício diferencial para a empresa se manter à frente de suas concorrentes no mercado de trabalho;
  • Garante vantagens fiscais para o pagamento do imposto de renda da corporação.

 

Quais funcionários receberão o seguro?

Esta é uma decisão essencial para se planejar os detalhes do benefício. O RH deve saber se será possível oferecer o seguro de vida para todos ou apenas para um grupo específico.

Algumas seguradoras não cobrem grupos pequenos, como menores de dez pessoas, mas também oferecem melhores formas de pagamento conforme o número de colaboradores cobertos aumenta.

Além da questão financeira, o RH deve considerar fatores como gênero, média de idade dos colaboradores, salários e ocupações para se tomar a decisão.

Entretanto outros fatores ainda são determinantes. Além de considerar quem estará coberto pelo seguro de vida, é importante levar em conta as condições do contrato do funcionário. Os fatores podem variar, como no prazo de vigência, capitais segurados, idade e outros. Assim, as situações de incapacidade, acidentes ou morte, em que o assegurado ou a família recebe cobertura também devem ser definidas por meio do contrato.

Outro ponto importante na decisão é o valor do seguro. Ele nem sempre é o mesmo, todos os funcionários podem ter direito a um mesmo valor ou a empresa pode dividir o capital contratado entre o número de pessoas. Entretanto, as organizações costumam basear o valor no salário anual de cada funcionário.

 

Plano coletivo de seguro de vida para funcionários

Para os pacotes coletivos, os termos dos benefícios normalmente são fáceis de se administrar pelo RH. A seguradora fornece um formulário para que a empresa inscreva seus funcionários, o qual deve ter uma cópia para cada colaborador que receber o seguro.

Normalmente, esse plano cobre o funcionário durante o tempo no qual ele trabalha na empresa. Quando deixa a função, perde o benefício, mas, em alguns casos, é possível converter o seguro de vida empresarial em política individual.

Essa modalidade segue o regime financeiro de repartição, ou seja, as provisões são formadas pelo conjunto de segurados de uma companhia. Assim, todos os recursos pagos pela seguradora, em um determinado período de tempo, destinam-se à quitação de despesas e indenizações necessárias que acontecerem durante esse mesmo espaço de tempo.

Por isso, é fundamental que o contrato estabelecido entre a corporação e a seguradora seja extremamente claro quanto às situações de indenização dos funcionários. Cada colaborador contratado pela companhia passa a ser segurado e entra em uma apólice já existente do seguro de vida em grupo, mediante uma proposta de adesão.

 

Qual a diferença do seguro individual e o empresarial?

A principal diferença entre os dois tipos de seguro de vida para funcionários é a forma com que ele é contratado.

Quando o serviço é individual, há a possibilidade de se cobrir qualquer pessoa com idade entre 18 e 65 anos que deseja uma garantia financeira para seus dependentes. Nesse caso, as questões de pagamento, vigência e serviços oferecidos são escolhidos exclusivamente pelo segurado.

Enquanto isso, os pacotes coletivos são contratados por uma empresa para serem oferecidos a seus funcionários. Nessa situação, quem fica responsável por determinar os serviços do contrato, incluindo pagamento, vigência e situações cobertas é a própria empresa.

Assim, o funcionário é beneficiado com os serviços definidos por sua empresa. O empregado pode sim incluir seus familiares e/ou dependentes nessa modalidade, entretanto não é possível mudar as características já estabelecidas.

No seguro coletivo não há a possibilidade de negociações isoladas. Por isso, muitos funcionários optam por fazer um seguro de vida individual, além do já oferecido em seu trabalho. Nesses casos, cabe a ele avaliar se a indenização coberta pelo seguro da sua empresa será suficiente para amparar seus familiares e dependentes em caso de invalidez ou morte.

 

Pagamento do seguro de vida para funcionários

O pagamento do seguro de vida pode ser realizado de 3 formas:

  1. Plano “totalmente contributário”: em que os funcionários segurados são responsáveis pelo custeio integral do plano, mas com preço reduzido, por se tratar de um serviço coletivo;
  2. Plano “não contributário”: o seguro faz parte dos benefícios do cargo dos colaboradores, assim a empresa é responsável por realizar o pagamento total do serviço;
  3. Plano “contributário”: o funcionário paga uma parte do seguro junto à empresa e o valor é descontado da folha de pagamento.

Todo novo funcionário da empresa deve conhecer as modalidades de seguro de vida oferecido, suas formas de pagamento e cobertura. O RH deve estar preparado para informar qualquer um sobre a cobertura desse serviço.

 

Devido a todas as questões que envolvem a questão do seguro de vida para funcionários cada vez mais empresas o estão implementando. Considere você também oferecer esse benefício. Ele garante a segurança de seus funcionários e ainda pode proporcionar um excelente custo-benefícios para os negócios.

Sua empresa já oferece seguro de vida para funcionários? Acompanhe nossas atualizações e saiba mais sobre o assunto.

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