Inscreva-se

Roteiro de entrevista: acerte no processo de recrutamento e seleção
Estratégia

Roteiro de entrevista: acerte no processo de recrutamento e seleção

Montar um quadro de funcionários altamente capacitados e produtivos têm se tornado fundamental para que um negócio se mantenha no mercado competitivo. Devido a isso, o processo de recrutamento e seleção vem se modernizando e ganhando cada vez mais importância entre as empresas.

Apenas quando esse processo é bem estruturado, é possível que uma organização possa encontrar pessoas realmente qualificadas para compor seu time de colaboradores. E, para que isso aconteça, é necessário investir em uma entrevista eficiente com os candidatos.

Atrair e reter talentos em uma empresa é um grande desafio da gestão de pessoas. Essa dificuldade começa justamente no processo de seleção, em que o recrutador precisa identificar a pessoa certa para o lugar certo no trabalho.

Por isso, a entrevista é um dos principais recursos de uma seleção. É por meio dela que o entrevistador irá verificar as qualificações, potenciais e perfis de cada candidato.

Para que o recrutador consiga coletar todos os dados necessários, sem perder o foco da conversa, é necessário criar um roteiro de entrevista. Assim, será possível analisar todos os dados obtidos para encontrar aquele que melhor se encaixa na vaga.

E sua empresa? Já sabe como criar o melhor roteiro de entrevista? Acompanhe e aprenda:

 

O que é roteiro de entrevista?

Um roteiro de entrevista é um guia que irá ajudar o recrutador a buscar informações de um candidato. Por meio dele é possível conhecer as experiências pessoais e profissionais de um candidato a partir de um diálogo. Para montar uma boa entrevista, é necessário utilizar técnicas e práticas, como:

  • fazer perguntas gerais e concentrar-se no passado do entrevistado;
  • encorajá-lo a falar 70 a 80% do tempo;
  • manter o contato visual, deixando-o à vontade;
  • não fazer perguntas comprometedoras.

Para uma boa contratação, o primeiro passo que o recrutador de sua empresa deve tomar é a criação de um bom roteiro de entrevista, ou seja, fazer um planejamento da entrevista.

Ao contar com um bom roteiro, o entrevistador não estará nunca despreparado. Ele saberá exatamente o que precisa ser avaliado e não se esquecerá de nenhuma questão que precisa ser levantada.

Portanto, podemos considerar uma entrevista bem-sucedida algo essencial para o sucesso da contratação e, consequentemente, o bom desempenho dos negócios. Afinal, os funcionários são o principal ativo de uma corporação.

Um bom roteiro de entrevista é, então, a base de tudo. Ele serve como uma “receita” com o passo a passo a ser seguido pelo entrevistador, fazendo com que ele consiga conduzir a entrevista adequadamente.

 

Qual a importância do roteiro de entrevista?

A importância de um roteiro de entrevista se iguala à de uma pauta para uma reunião. Quando empresários se reúnem, há um planejamento prévio dos assuntos que serão abordados. Assim, nada fica para trás ou é tratado sem necessidade.

Ao criar um bom roteiro, o recrutador fará as perguntas certas aos candidatos. Consequentemente, a empresa terá a certeza de que irá contratar o profissional mais adequado para o serviço. Assim, poderá contar com alguns benefícios, como:

Muitas serão as vantagens sentidas nos negócios. Por tanto, é importante desenvolver um planejamento para se criar um roteiro eficiente e completo. Dessa forma o RH terá informações suficientes para analisar os possíveis candidatos a vaga de sua empresa.

 

O que considerar na elaboração do roteiro?

O RH deve considerar algumas questões no momento de criar um bom roteiro de entrevista. Algumas perguntas são fundamentais para que seja possível analisar as informações de cada candidato posteriormente.

Primeiramente, é necessário:

  • saber exatamente o que a empresa busca para se criar objetivos claros;
  • criar uma descrição sobre o cargo que será preenchido;
  • estruturar um esquema para o desenrolar da entrevista, estipulando quanto tempo cada assunto será abordado;
  • elaborar perguntas analíticas e descritivas sobre o cargo, para evitar que o candidato responda apenas com “sim” ou “não”.

Para isso, recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele você entenderá como planejar e executar um processo de recrutamento e seleção perfeito! Responda o formulário e receba:


Como fazer um roteiro de entrevista?

Após considerar os pontos levantados acima, o RH deve estruturar o planejamento da entrevista. Isso pode ser feito nos seguintes passos:

 

1. Apresentação

A primeira fase é o momento do recrutador apresentar a organização, falar de seus benefícios, história, objetivos e missão. Além disso, é quando deve explicar o que a empresa espera do candidato para a vaga.

Nesse momento, o entrevistador deve se apresentar e deixar o candidato o mais confortável possível. Apenas assim, ele se sentirá à vontade para falar.

 

2. Perguntas certas

O recrutador só terá as respostas certas se fizer as perguntas corretas. Portanto, é indispensável a preparação prévia das perguntas no roteiro de entrevista. É preciso partir das especificações de perfil desejadas pela empresa, para ter certeza de que o candidato realmente se encaixa nas exigências do cargo e na equipe.

Portanto, é necessário escolher as melhores perguntas para se ter detalhes sobre o profissional, os quais nem sempre virão explicados em seu currículo. Não se esqueça de que é necessário perguntar sobre experiências passadas, responsabilidades em outras empresas e projetos, cursos e especializações.

 

3. Dê espaço para o candidato

Um bom roteiro de entrevista planeja até mesmo o momento em que o candidato poderá falar sobre si e suas experiências, além de fazer perguntas. O recrutador deve estar preparado para isso, deixando-o à vontade e o incentivando a falar.

É importante saber responder às dúvidas levantadas pelo avaliado, além de conseguir questionar as respostas dadas. Como por exemplo, se o profissional disser que é muito dinâmico, o recrutador deve buscar por mais explicações, perguntando sobre o que isso quer dizer exatamente.

 

4. Questione sobre pontos positivos e negativos

Para abordar os avaliados sobre seus principais pontos positivos e negativos, o recrutador já deve ter estruturado no roteiro de entrevista quais são os valores buscado pela empresa. Assim, é possível relacionar as respostas dadas com o que a organização espera, avaliando melhor o perfil do profissional.

Nesse ponto, o avaliador precisa, não apenas ouvir o que o candidato responderá, mas perceber seu comportamento no decorrer da entrevista. Desse modo, poderá perceber se os pontos levantados são reais.

 

5. Experiências passadas

No currículo, normalmente, o recrutador encontrará os empregos anteriores do entrevistado. No entanto, não saberá os motivos de sua saída. Por isso, um bom roteiro de entrevista deve prever este tipo de pergunta.

Busque perguntar quais foram as experiências passadas, o tempo que o candidato permaneceu em outros trabalhos e os motivos da saída. Com esse tipo de informação, é possível avaliar a conduta ética do candidato e o tipo de profissional que ele é.

 

6. Informações sobre o cargo

Os candidatos terão diversas perguntas específicas sobre o cargo. Por isso, no roteiro de entrevista deve conter a job description.

São diversos os detalhes úteis sobre o cargo que devem constar no roteiro de entrevista, como as tarefas da função, o salário, benefícios, horário de trabalho, se há plano de carreira, entre outros.

O recrutador deve ser honesto sobre todas as informações para que o profissional contratado não tenha surpresas mais tarde e desista da vaga.

 

Exemplo para se espelhar

Agora que sua empresa já sabe a importância e o passo a passo para montar um roteiro de entrevista eficiente, que tal começar?

Confira ainda um modelo de entrevista com perguntas indispensáveis para utilizar como exemplo:

  1. Conte alguma coisa sobre você
  2. Por que escolheu essa profissão?
  3. Por que gostaria de trabalhar em nossa empresa?
  4. Como avalia sua trajetória profissional até o momento?
  5. Quais seus pontos fortes? E as suas principais limitações profissionais?
  6. Quais suas ambições para o futuro?
  7. E suas metas profissionais em longo prazo?
  8. Quais foram suas realizações mais importantes em seu último trabalho?
  9. Que qualificações você tem que o fariam ser bem-sucedido nessa vaga?
  10. Qual foi a meta que você não conseguiu atingir em seu último emprego?
  11. Como você descreveria sua personalidade?
  12. Descreva alguma situação de trabalho que o tenha deixado irritado.

Estes são apenas alguns exemplos de perguntas que devem constar no roteiro de sua empresa. Lembre-se que devem variar de acordo com a vaga a ser preenchida e os objetivos buscados pela empresa.

 

Ao seguir um roteiro de entrevista eficiente, o recrutador encerrá a seleção de candidatos de forma adequada. Assim, a empresa poderá avaliar quem se encaixará melhor em seu time, escolhendo os profissionais ideais para compor seu time.

Gostou das dicas? Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *