Inscreva-se

RH em nuvem: 7 benefícios dessa tecnologia para as empresas
Dicas

RH em nuvem: 7 benefícios dessa tecnologia para as empresas

O RH em nuvem se traduz no uso estratégico de soluções digitais capazes de agregar mais flexibilidade para as empresas, que vão concentrar as suas propriedades intelectuais em um só lugar, acessível de qualquer lugar e a qualquer hora. Entre os seus benefícios:

  1. Baixo custo;
  2. Economia;
  3. Mais mobilidade à empresa;
  4. Sustentabilidade;
  5. Mais produtividade dos funcionários;
  6. Integração eficiente do setor de RH;
  7. Facilidade de acesso com segurança.

 

Toda a revolução proporcionada pelo advento da internet já pode ser considerada ultrapassada. Especialmente, em decorrência da evolução que a conectividade atingiu.

Prova disso é a tecnologia em nuvem, que agrega mais mobilidade e flexibilidade — seja para as empresas ou para fins particulares. E é aí que o RH em nuvem faz a sua morada.

Por meio dele, o setor de RH é qualificado potencialmente a partir de uma solução prática, acessível, econômica e, principalmente, focada em inovar a sua gestão.

Quer saber mais a respeito do RH em nuvem e como essa tecnologia é diferenciada para impulsionar o departamento da sua empresa? É só seguir com a leitura deste post, em que vamos listar para você 7 benefícios da sua aplicação. Acompanhe!

 

A revolução da tecnologia em nuvem

Você já deve usar amplamente esse tipo de solução tecnológica, mas talvez não associe-a às conveniência do dia a dia.

Estamos falando dos populares serviços de streaming para músicas, séries e filmes, por exemplo. Mas não só deles. A tecnologia em nuvem é um ponto fora da curva para quem busca mais resultados em menos tempo e com economia de custos.

Isso porque a tecnologia está acessível, popularizou-se. Como resultado, temos como utilizá-las em um tempo tão dinâmico e urgente quanto a sociedade demanda, atualmente.

Convém, ainda, vangloriar-se do fato de que os talentos digitais formam boa parte da força de trabalho. Permitindo, assim, o acesso, a edição e o compartilhamento de dados a qualquer hora, de onde estivermos.

Após finalizar a leitura, recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele você saberá insights para construir um planejamento de RH eficaz! Responda o formulário e receba agora mesmo:


O RH em nuvem

Antes de ingressarmos de vez no RH em nuvem, um aviso: até 2020 existe a expectativa de que as soluções em nuvem (também conhecidas como cloud computing) cresçam a uma média anual de 60% em todo o mundo.

Sinal de que empreendedores de todos os segmentos — e com negócios dos mais variados portes — estão de olho nessa significativa mudança na maneira de gerir os seus negócios.

No caso do RH em nuvem, a proposta é simples: toda a informação é concentrada em um só lugar, mas que não demanda uma infraestrutura ampla.

Todos os dados ficam “na nuvem”, que é um servidor móvel que permite o acesso das informações de qualquer lugar (para quem tenha acesso) e com elevado poder de integração com outros dados da empresa.

Ou seja: mobilidade e flexibilidade para lidar com as demandas diárias sem que, com isso, perca-se em produtividade e organização.

 

A importância da sua aplicação para o setor

Imagine um holerite online, que pode ser acessado de qualquer lugar, pelos colaboradores, e programável pelos profissionais do RH de onde quer que estejam.

Ou, ainda, uma autonomia maior, para o departamento, proposta pela facilidade com a qual as informações são geradas e compiladas para gerar insights.

Com isso, melhora-se com facilidade o clima organizacional, a produtividade do setor e, claro, os resultados almejados para o crescimento da empresa.

Algumas das atividades e áreas do setor que podem ser aprimoradas com o uso do RH em nuvem:

Enfim, tudo aquilo que compõe uma cotidiana e eficaz gestão de RH. Com a mobilidade esperada para que as empresas ampliem o alcance de suas soluções com um investimento menor.

A questão é: como um software de gestão — entre outras soluções de RH em nuvem — promovem tamanha facilidade para o dia a dia produtivo? É o que veremos a seguir!

 

Os 7 benefícios do RH em nuvem

Abaixo, uma breve — porém essencial — lista de benefícios que pode galgar o RH da sua empresa a um novo patamar de excelência. Confira:

 

1. Baixo custo

Como já havíamos adiantado, as soluções para um RH em nuvem demandam um investimento baixo. Afinal, o produto em si é tudo aquilo que os profissionais necessitam.

Além, é claro, de uma boa conexão à internet.

No mais, as empresas se mobilizam para contar com uma equipe muito bem alinhada às possibilidades de um produto desses. Responsabilidade grande para o gestor de RH.

 

2. Economia

Além do investimento acessível, a economia gerada também é digna de menção. De acordo com relatório do International Data Corporation (IDC), a redução de custos proporcionada pela computação em nuvem gira em torno de US$ 1,2 milhão por aplicação.

Quer dizer: economia gerada pelo investimento e, acima de tudo, por conta dos gastos que vão inexistir para a manutenção do seu RH em nuvem.

 

3. Mais mobilidade à empresa

Hoje em dia, as empresas podem ser mais compactas sem perder a eficiência operacional. Com o RH em nuvem, os colaboradores podem ir a eventos, congressos e todo tipo de ocasião externa, sem perder a sua rotina produtiva.

Afinal, esse tipo de solução pode ser acessado de qualquer lugar. Seja para uma tarefa burocrática ou para planejar alguma atividade especial para os colaboradores.

 

4. Sustentabilidade

A sustentabilidade — tema tão em xeque para a reputação de uma organização, hoje em dia — também faz parte do pacote de benefícios do RH em nuvem.

O já citado holerite online é um deles, a partir da redução na emissão de papéis. Ou, ainda, em decorrência da redução de gastos com energia elétrica (já que os pesados servidores de tempos passados deixam de fazer parte do orçamento mensal).

Uma empresa sustentável gera grande retorno para os seus idealizadores. Convém apostar nesse tipo de alternativa!

 

5. Mais produtividade dos funcionários

Muitas tarefas podem ser programadas — como o envio de dados mensais dos colaboradores —, o que gera tempo livre para os profissionais do RH.

Mas, não apenas isso: o RH em nuvem faz com que os colaboradores sejam mais eficientes em menos tempo. Isso agrega mais valor estratégico ao departamento, que pode propor soluções inovadoras enquanto lida menos com as atividades mecânicas e repetitivas.

 

6. Integração eficiente do setor de RH

As informações digitais, atualmente, não são solitárias: elas se integram e geram insights ao setor de RH.

Um exemplo: o absenteísmo pode ser rapidamente identificado, seguido de uma boa análise para conhecer as suas causas. Com isso, o RH age com eficácia e dinamismo para minimizar as consequências desse problema na empresa.

Outro efeito prático é o uso das informações de um ponto virtual para calcular com fluidez os honorários de cada colaborador e calcular as horas trabalhadas. Entre outras possibilidades.

 

7. Facilidade de acesso com segurança

As soluções propostas para o RH em nuvem são acessadas com facilidade. E, o melhor: existem diversas camadas de proteção para evitar erros internos — como o extravio de informações — e ataques externos.

Como resultado, as soluções em nuvem — que fazem parte inerente do chamado RH 4.0 — promovem muito mais segurança para a propriedade intelectual do seu negócio.

Quer saber mais sobre o RH 4.0? Confira esse webinar que realizamos com a Vulpi!

 

E então, deu para ter uma boa perspectiva do quanto o RH em nuvem pode ser a próxima etapa da revolução promovida na sua empresa?

Para ficar por dentro de outras dicas relevantes quanto as vistas ao longo deste artigo, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e seguir-nos no Instagram, Twitter e LinkedIn. Assim, você vai saber de todas as nossas novidades em primeiríssima mão!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *