rh e sustentabilidade

RH e sustentabilidade: aprenda a fortalecer essa relação na empresa

RH e sustentabilidade são conceitos que podem caminhar lado a lado, em perfeita união. Para isso, o caminho mais produtivo para o enriquecimento dessa relação é a digitalização de processos, minimizando o uso de papéis, agregando mais valor às estratégias desenvolvidas e fazendo menos impacto na natureza, consequentemente.

 

Podemos começar com o óbvio mais que bem-vindo: sustentabilidade ambiental só é conquistada quando todos nós fazemos a nossa parte. Isso inclui, então, todos os setores de uma empresa — inclusive, o RH!

Só devemos perguntar: como funciona a relação de RH e sustentabilidade na sua empresa? Acredite, o setor pode ser determinante nessa conscientização ambiental.

Vem com a gente, então, ao longo desta leitura e descubra como RH e sustentabilidade ambiental podem ser o epicentro de uma verdadeira revolução na empresa. Confira, aqui!

A digitalização tecnológica evita o desperdício de papel

RH e sustentabilidade podem começar com o fim do uso desenfreado de papéis. No lugar, o investimento em tecnologias digitais permite que a empresa imprima menos, desperdice menos e, ainda, obtenha mais produtividade, segurança e organização nas suas informações.

Além disso, a automatização de processos fornece mais qualidade na relação com as responsabilidades e atividades de cada colaborador. Usando softwares, por exemplo, toda a rotina se baseia na tela do computador — ou do smartphone —, evitando mais e mais o uso de papel no dia a dia.

Quer um bom exemplo? Imagine a economia, no setor, sem a necessidade de imprimir holerites e fazer com que os colaboradores possam visualizá-los diretamente em um sistema digital?

Investir em reutilizáveis

Talheres, copos, materiais de escritório… Quanta coisa pode ser substituída por opções reutilizáveis? Os copos de plástico pelas canecas, por exemplo, são fundamentais para que o RH e sustentabilidade comecem a caminhar lado a lado.

Com base nesse tipo de transformação interna, os próprios colaboradores passam a se conscientizar mais e, consequentemente, levam esses ensinamentos e boas práticas para fora da empresa também.

Estabeleça algumas campanhas de voluntariado

Se destacamos a importância de aplicar a sustentabilidade fora da empresa, também, que tal oferecer algumas campanhas voluntárias para aproximar-se dos seus funcionários?

Procure pelas campanhas que mais podem interessar às equipes e, com isso, estimule o engajamento para que mais pessoas se inscrevam nessas campanhas.

Trata-se de uma maneira fácil e bastante divertida de gerar novas relações, estimular a colaboração e criar uma nova consciência em todos a respeito da importância da manutenção do meio ambiente.

Tenha criatividade com as sobras

Sua organização está com algumas sobras, no fim do dia ou após um evento? Que tal agregar um novo capítulo à relação entre o RH e sustentabilidade e promover ideias criativas para essas sobras?

Por exemplo: após um evento, estimule os colaboradores a levarem o que sobrou, para que nada seja desperdiçado. Outra ideia é promover um evento complementar para que todos aproveitem o que foi deixado de lado.

Além disso, a sustentabilidade ambiental pode ser promovida a partir da técnica de compostagem. Caso não tenha familiaridade com o tema, trata-se do uso de restos orgânicos levados ao lixo para que sejam aproveitados como nutrição de terra e, consequentemente, agregando mais à natureza.

 

Viu como é possível que o RH e sustentabilidade sejam temas e assuntos complementares, e com elevado valor para que todos façam a sua parte?

Agora, para ficar por dentro de mais dicas, como as vistas neste artigo, aproveite para assinar a nossa newsletter (só deixar o seu nome e endereço de e-mail no canto inferior do nosso blog) e receber todas as nossas novidades para gerar ideias inspiradoras para o seu RH!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.