Retorno ao trabalho após férias

Aprenda como lidar com o retorno ao trabalho após as férias

Em um dia, você está a milhares de quilômetros da sua empresa, vendo o céu azul misturar-se ao azul surreal de algum litoral paradisíaco. No outro, o seu horizonte matinal é composto pelos olhares sonolentos dos colegas de trabalho.

Não à toa, muitas pessoas temem o retorno ao trabalho após as férias. Só que não precisa ser dessa maneira. Se o RH já lida com a questão facilmente, por meio de uma gestão automatizada de férias, os profissionais conseguem se planejar para que esse processo seja igualmente fácil de atravessar.

Mas, para dar uma ajudinha, reunimos neste post algumas dicas sobre o que fazer antes, durante e no retorno ao trabalho após as férias! Confira!

O que fazer antes das férias?

Na hora de sair, nada de pressa e de contar os segundos para atravessar a porta da empresa, como se fosse a última vez. No lugar, planeje-se para que os colegas não enfrentem dificuldades, na sua ausência, e para que o seu retorno ao trabalho após as férias seja mais tranquilo.

Veja, a seguir, as nossas dicas sobre isso!

Delegue

Você tem responsabilidades específicas ou questões pendentes que vão ter novas etapas enquanto você estiver no seu período de férias? Então, delegue algumas atividades aos seus colegas de trabalho.

E lembre-se de mencionar quais são essas tarefas à gestão do seu setor. A pessoa responsável pode auxiliar da melhor maneira possível para que nenhum dos seus colegas fique sobrecarregado durante sua ausência.

O mais interessante disso é que mais pessoas podem inteirar-se a respeito das suas funções. A maneira mais conveniente para que todos, dentro da sua equipe, consigam desenvolver as mesmas atividades e garantir coesão a um trabalho de qualidade em todas as etapas do seu fluxo de trabalho.

Envie um e-mail antes de sair de férias

Além de delegar, encaminhe um e-mail, para quem possa interessar, a respeito do desenrolar de cada um dos seus projetos.

Por exemplo: enquanto você estiver tomando um banho de sol no litoral, um cliente vai precisar de retorno sobre algo que você é responsável. Se todos estiverem cientes disso, esse cliente não vai ficar na mão, e a gestão — bem como os seus colegas — vão saber exatamente o momento exato para planejar e agir.

Notifique a todos de tudo o que está acontecendo, e do que vai acontecer, para que imprevisto algum ocorra até o seu retorno ao trabalho após as férias.

Programe o seu e-mail

Como garantia de que ninguém vai sentir-se em desamparo com a sua breve ausência, crie um aviso automático por e-mail quando encaminharem uma mensagem para o seu endereço virtual.

Ela deve apontar qual é o seu período de ausência, bem como o endereço de e-mail pelo qual a mensagem deve ser encaminhada, durante essa data.

Para saber mais a respeito desse assunto, especificamente, aproveite para dar uma olhadinha em nosso artigo sobre o que é e como elaborar um aviso de férias!

O que fazer durante as férias?

Aqui, nossa dica ainda não tem a ver com o seu retorno ao trabalho após as férias, mas é uma recomendação simples, única e singular: desligue-se do trabalho.

Aproveite o destino para onde você vai (mesmo que seja o trajeto da sua cama para a cozinha, e vice-versa), e não pense no trabalho. Deixe todas as suas atividades e responsabilidades organizadas, e em boas mãos, para ocupar-se dessa rotina novamente somente durante o seu retorno ao trabalho após as férias.

O que fazer no retorno ao trabalho após as férias?

É chegado o dia de regressar. Abandonar a rotina preguiçosa ou ativa de afazeres (de lazer) para retornar o seu relógio biológico para o dia a dia corporativo.

Para isso, reunimos algumas boas dicas para evitar que essa transição seja pesarosa para você — e também para os colegas de trabalho!

Aceite que as férias terminaram

Não deixe o semblante derrotista e a desmotivação abalarem você. Não importa que as férias tenham sido memoráveis: o retorno ao trabalho após as férias já estava previsto, e você deve voltar à rotina com isso em mente.

Adapte-se rapidamente a isso (uma dica: já tente se reprogramar um dia antes, deixando a véspera do retorno ao trabalho após as férias somente para isso), e volte para o trabalho com disposição para fazer tudo de novo, mas de maneira diferente e melhor até que as férias cheguem novamente.

Respeite o seu ritmo

Não tente acompanhar o ritmo dos colegas, mas não destoe dos demais, a ponto de impactar negativamente o ritmo do departamento.

No seu retorno ao trabalho após as férias, é ideal que você tenha as funções mais urgentes realizadas, garantindo que você assumam a rotina sem pressões extremas ao longo do dia.

E aí, entra o diferencial de uma equipe coesa, e muito bem gerida. Gestores que lidam bem com esse trabalho garantem que a volta à labuta seja mais tranquila e próspera para todos.

Até por isso, uma boa gestão de férias digital costuma fazer a diferença, já que o RH, os gestores e os colaboradores definem as datas com boa antecedência, facilitando o planejamento da rotina de trabalho.

Planeje-se

Sabemos que é difícil ter esse foco todo, logo no seu retorno ao trabalho após as férias. Só que é possível, sim. Especialmente, se você tem disposição e disciplina para planejar as suas próximas metas.

E estamos falando das suas ambições corporativas — apresentar novos projetos e cobiçar uma promoção, talvez? — e também das suas próximas férias. Se o fim de um período de descanso já abre uma nova janela de férias para o futuro, o planejamento pode fazer bem para que esse regresso não seja ruim.

Pelo contrário: que seja o primeiro capítulo de uma nova meta que você vai realizar com perfeição!

E, para que você encontre outras dicas para melhorar a produtividade, motivação e estar em dia com as suas responsabilidades antes, durante e no retorno ao trabalho após as férias, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e seguir-nos no Instagram e LinkedIn! Lá, você vai encontrar muitas outras dicas sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.