reter millennials na sua empresa

Reter millennials na sua empresa: os 5 principais desafios das organizações

A geração Y está cada vez mais presente no mercado de trabalho. Em pouco tempo, esses jovens vão representar 100% da mão de obra em todas as áreas de atuação. Nesse cenário, uma das maiores necessidades dos profissionais de RH é descobrir como reter millennials na sua empresa.

A forma como esses profissionais enxergam seus trabalhos é muito diferente das gerações anteriores. Para ajudar você a lidar com a nova realidade, listamos neste artigo os principais desafios das organizações em relação aos millennials. Ficou interessado? Saiba mais a seguir!

 

Quem são os millennials?

Millennials, ou geração Y, são os jovens adultos nascidos entre o começo dos anos 1980 e a metade da década de 1990. Foi a primeira geração que cresceu em um contexto digital, em meio ao surgimento da internet, computadores, celulares e outros dispositivos.

A influência da tecnologia em sua forma de pensar é inegável. Por estarem acostumados a se informar e se comunicar com rapidez, os millennials têm muito mais senso de urgência que seus pais ou avós.

Além disso, têm interesse em empreender e participar de projetos que tenham a ver com seus valores pessoais, como veremos mais adiante.

 

Como reter millennials na sua empresa?

Segundo uma pesquisa realizada pela Mind Miners, 71% dos millennials brasileiros pretendem mudar de emprego ou atividade profissional entre 2 e 5 anos.

Esse dado comprova um fato importante sobre esses jovens: eles são mais exigentes e menos apegados aos seus trabalhos que as gerações anteriores.

Se há alguns anos sucesso era sinônimo de bons salários, carreira estável e muitos anos na mesma companhia, hoje as prioridades são outras. A geração Y busca realizar atividades com um propósito bem definido, e por isso desejam ter fit cultural com o lugar onde trabalham.

Com tantas mudanças, é preciso conhecer bem o perfil do novo profissional para conseguir atender às suas necessidades. Confira abaixo algumas dicas fundamentais para atrair e reter millennials na sua empresa.

 

1. Alimentar o senso de propósito

Para os millennials, o trabalho é mais que uma forma de garantir o sustento: é um meio para buscar realização pessoal. Por isso, procuram empresas com valores alinhados ao que pensam, com o objetivo de dedicar sua rotina a algo maior que apenas receber um salário.

O que fazer para atender a esses anseios? A melhor maneira é construir uma cultura organizacional sólida, com objetivos e propósitos bem definidos. Assim fica mais fácil fazer os profissionais se identificarem e se engajarem nas metas do negócio.

Os valores de cada colaborador variam muito, mas existem características em comum que você deve levar em conta. Millennials fazem questão de garantir a evolução da empresa em longo prazo. Isso quer dizer que o foco principal não é o lucro, mas sim a sustentabilidade do modelo de negócio.

Outro ponto importante é o impacto que a empresa causa na sociedade. A forma como a pessoa vê o mundo é determinante na escolha da atividade profissional. Qual carreira tem mais a ver com meus princípios? Que tipo de trabalho eu não faria de jeito nenhum? Candidatos mais jovens consideram todos esses fatores enquanto avaliam suas opções.

 

2. Flexibilizar horários e rotinas

Para reter millennials na sua empresa, é essencial flexibilizar os locais e horários de trabalho.

Hoje, muitas tarefas e até reuniões podem ser realizadas à distância, devido ao avanço dos recursos tecnológicos.

Permitir o home-office todos os dias ou algumas vezes por semana é uma ótima forma de tornar a rotina dos profissionais mais cômoda e dinâmica.

Horários flexíveis também já são realidade. Em muitas empresas, sobretudo startups, não há jornada fixa de trabalho. Com isso, os colaboradores têm mais autonomia sobre a própria rotina, podendo conciliar da melhor forma suas atividades profissionais e pessoais. Em outras palavras, se os resultados forem entregues, não tem problema sair um pouco mais cedo.

 

3. Investir em qualidade de vida

Qualidade de vida é uma das principais exigências da geração Y na busca por emprego. Portanto, para reter millennials na sua empresa, é primordial oferecer benefícios que promovam o bem-estar físico, mental e social.

Inclua no pacote o incentivo à atividades físicas, com ginástica laboral e convênio com academias. Oferecer cardápio saudável no restaurante e lanchonete também é uma boa alternativa para cuidar da saúde dos funcionários.

Outro aspecto que influencia na qualidade de vida são os relacionamentos interpessoais. Mantenha um clima positivo no dia a dia e realize eventos para aproximar os funcionários, como festas e happy hours. Dessa forma, o estresse diminui e todos ficam mais satisfeitos com o ambiente de trabalho.

 

4. Integre ferramentas de automação

Por estarem habituados à tecnologia, os millennials esperam poder usá-la no escritório. Segundo pesquisa da PwC, 75% deles acreditam esses recursos são capazes de tornar a rotina mais eficiente.

De fato, contar com ferramentas digitais deixa o dia a dia muito mais fácil. Sistemas de automação ajudam as equipes e reduzir a carga de tarefas operacionais e cuidarem mais de questões estratégias. Além disso, a utilização de chats, e-mails e redes sociais internas tornam a comunicação entre os colaboradores muito mais eficiente.

 

5. Crie uma cultura de inovação

Garantir espaço para ideias e sugestões é de extrema importância para reter millennials na sua empresa. Realizar apenas tarefas repetitivas, sem entender o contexto geral da organização, é um grande fator de desmotivação para esses profissionais.

Eles gostam de se sentir úteis e conhecer a influência do que fazem nos resultados do negócio. Querem dar opiniões, criar projetos e ter autonomia para colocar suas ideias em prática. Para isso, precisam de espaço e do apoio dos líderes, que devem se manter sempre abertos ao estilo proativo da geração Y.

Nada disso é possível se a organização mantiver uma gestão vertical, com líderes de difícil acesso e muitas etapas de aprovação para novas ideias. A tendência é que as empresas adotem um modelo horizontal, no com menos camadas de hierarquia e mais espaço para o trabalho em equipe.

 

Chegamos ao fim das nossas dicas sobre como reter millennials na sua empresa! Agora que você já está por dentro do assunto, que tal colocar o que aprendeu em prática?

Procure compreender as necessidades da geração Y e implemente medidas que aumentem a satisfação dos profissionais. Esse é o melhor caminho para reter esses talentos e torná-los mais produtivos!

 

Se você gostou do post, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Assim você recebe nossos conteúdos em primeira mão e fica por dentro de todas as novidades do blog. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

 

 

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.