Você sabe o que motiva as pessoas a trabalharem na sua empresa? A motivação e a satisfação pessoal são os principais fatores que influenciam a retenção de talentos nas organizações.

Manter os colaboradores comprometidos e engajados com o negócio nem sempre é fácil. Mas, quando as estratégias, políticas e práticas estão bem alinhadas, a permanência na empresa se torna natural. 

Cada vez mais os softwares, ferramentas e plataformas são  implementadas para promover boas ações de cultura e gestão que visam reter talentos dentro da empresa.

Quer saber como a tecnologia contribui na retenção de talentos nas organizações? Neste post, você vai conhecer os principais pontos. Confira! 

1. Medir o clima organizacional com frequência

A percepção dos colaboradores quanto ao ambiente organizacional é o que define o clima organizacional. Nesse conjunto são consideradas as condições de trabalho oferecidas, estrutura física e relacionamento entre a equipe. Juntos, esses fatores determinam a qualidade do clima corporativo.

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta utilizada para avaliar a qualidade do local de trabalho. Quando um clima ruim é detectado, o RH deve criar ações para resolver o problema e deixar os colaboradores satisfeitos. 

Afinal, manter os colaboradores contentes com o ambiente de trabalho é essencial para a retenção de talentos nas organizações.

Para obter o feedback da equipe e conhecer a opinião sobre diferentes aspectos, como remuneração, valorização profissional, colaboratividade e convivência, o ideal é preparar um questionário periodicamente, por exemplo, a cada seis meses ou um ano.

Existem softwares destinados à avaliação do clima onde é possível fazer pesquisas personalizadas, obter relatórios detalhados e o comparativo com os resultados anteriores. Outra possibilidade são as ferramentas gratuitas, como: Google Forms, SurveyMonkey e Typeform.

2. Fazer uma gestão de pessoas satisfatória

Dentre as tarefas mais comuns do RH ー recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento, definição de cargos e salários, entre outras ー, o setor tem a responsabilidade de fazer a gestão de pessoas da empresa.

As ações dessa estratégia têm o objetivo de engajar e estimular os colaboradores com boas práticas que também envolvem as tarefas administrativas e ajudam na retenção de talentos nas organizações

Nesse caso, a tecnologia colabora bastante a partir da automação. Até mesmo o processo de admissão, que costuma ser muito trabalhoso, pode ser facilitado com softwares. 

Ao adotar essa  inovação, a empresa elimina o papel e acompanha o status de envio da documentação de cada funcionário em tempo real.

O controle de ponto é outro procedimento a ser simplificado com o uso da tecnologia. Os registros de jornada de trabalho podem ser feitos pelo computador, tablet ou celular e são consolidados no sistema. Assim, dados como horas extras e banco de horas são calculadas automaticamente com total segurança. 

3. Manter uma comunicação clara e assertiva

Na sua empresa, os diretores, líderes, gestores e colaboradores se comunicam abertamente ou existe um processo de acordo com a hierarquia? 

Promover um bom relacionamento no ambiente de trabalho, eliminar barreiras e incentivar a comunicação também favorece a retenção de talentos nas organizações.

A comunicação clara e objetiva tem grande importância no funcionamento de uma empresa. Assim, as informações serão interpretadas corretamente, favorecendo a produtividade e o sucesso nos projetos.

O celular é um dispositivo indispensável no nosso dia a dia e tem muito a contribuir na comunicação entre empresa-colaborador. O aplicativo de ponto, por exemplo, além de facilitar a gestão da jornada de trabalho estimula a comunicação rápida e eficaz.

Enviar mensagens de texto pelo app, com a opção de anexar áudios, imagens ou arquivos, oportuniza o repasse de informações para um grupo ou indivíduo. 

Imediatamente após o envio, o destinatário recebe a notificação de uma nova mensagem e, dessa forma, fica a par da orientação ou feedback emitido pelo seu gestor. 

4. Proporcionar a capacitação dos talentos

Quando os profissionais sentem que são valorizados e sabem que existe um plano de carreira a ser desenvolvido, naturalmente a motivação fica maior e, consequentemente, a retenção de talentos na organização é estimulada.

Profissionais qualificados estão mais preparados para lidar com as dificuldades que surgem no trabalho e aptos para propor boas soluções. Sabe porquê? Muito provavelmente essas pessoas investem no próprio conhecimento e capacitação

Já pensou no quanto a sua empresa pode ajudar nessa questão?

A capacitação profissional, seja com treinamentos, palestras ou cursos de aperfeiçoamento, é um grande diferencial para o colaborador. Além disso, traz resultados positivos para a organização, como melhoria na produtividade e nos resultados.

As plataformas de e-learning proporcionam uma modalidade de ensino à distância em um ambiente virtual de aprendizagem. Como se trata de uma ferramenta online, o colaborador pode acessar o conteúdo a qualquer hora e lugar.

Dessa maneira, as pessoas desenvolvem suas habilidades e competências de forma eficiente, tornando-se mais preparadas para realizar suas atividades. 

5. Estimular o engajamento de pessoas

O engajamento entre os funcionários é fundamental para desenvolver o senso de pertencimento nas empresas

Sentir-se como parte do time e incentivar a consciência de que cada indivíduo é um elemento necessário para o sucesso do negócio. Isso faz com que os colaboradores se tornem mais colaborativos e engajados.

As redes sociais corporativas ou pessoais, ajudam na interação entre a equipe. A empresa só precisa se precaver e criar uma política de uso no ambiente de trabalho

Feito isso, basta estimular a participação e conversas descontraídas para que todos interajam e se conheçam melhor.

Outra maneira de oportunizar o engajamento é por meio da gamificação. Essa técnica incorpora conceitos de jogos para motivar as pessoas em prol de um objetivo, por exemplo, o alcance de uma meta. 

Para deixar essa metodologia mais interessante, é legal implementar elementos lúdicos, desafios, pontuação e/ou premiação para envolver os colaboradores.

6. Oferecer benefícios que agregam valor ao bem-estar

Sem dúvidas, investir em ações de bem-estar físico e emocional é uma ótima maneira de favorecer a retenção de talentos nas organizações.

Sabemos que o estresse financeiro pode afetar o desempenho dos colaboradores. Isso porque as contas a pagar geram muita preocupação e ansiedade. Como resultado a produtividade cai, os erros aumentam e o problema pode se tornar ainda maior caso ocorra o desligamento do funcionário.

Para evitar essas situações, o número de empresas que se preocupam com o bem-estar financeiro está aumentado. Para isso, elas adotam soluções inovadoras que promovem flexibilidade e autonomia com o próprio pagamento.

Basicamente, o recurso permite que os funcionários saquem os respectivos salários em qualquer momento que haja dias trabalhados a serem descontados. Em contrapartida, ao diminuir a preocupação dos colaboradores, a empresa conta com mais empenho, fidelidade e gratidão dos contratados.

 

E aí, quais práticas você pretende adotar? Lembre-se que ao motivar a retenção de talentos nas organizações a taxa de rotatividade e os gastos com processos demissionais também diminuem. Logo, o seu negócio sai ganhando duas vezes: em economia financeira e por manter os melhores profissionais na equipe.

Gostou do conteúdo? Este artigo foi escrito pelo Tangerino sistema de gestão e controle de ponto. A solução permite que os colaboradores registrem o ponto de qualquer lugar e a qualquer momento, independentemente de conexão com a internet, e oferece diversas facilidades que transformam o seu RH em uma área realmente estratégica.