´
Renda extra online

10 maneiras de ganhar uma RENDA EXTRA online

Em meio ao isolamento social o mercado se vê em um cenário de dúvidas. Muitos profissionais perderão o emprego e terão sua renda reduzida em meio a crise, em função do novo coronavírus, com isso a renda extra online aparece como alternativa.

O home-office passou a ser um caminho sem volta. Esse modelo de trabalho foi acelerado em meio à pandemia do Covid-19. As pessoas literalmente estão precisando “se virar”, se desdobrando com criatividade para conseguir uma renda extra online.

Uma estimativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostrou que mais de 24 milhões de pessoas pelo mundo podem perder ao emprego em meio a crise

Ou seja, a criatividade e principalmente a aceitação por essa nova realidade devem fazer parte da vida de muitos profissionais que buscam uma renda extra online.

Mas quais são as principais áreas que demandam trabalho online? E quais as possibilidades que o mercado oferece nesse modelo de trabalho? 

Neste artigo vamos detalhar 10 maneiras para você conseguir uma renda extra online na crise que está instalada no mundo como:

  1. Redação de textos;
  2. Gestão de mídias sociais;
  3. Edição de material audiovisual;
  4. Testes de softwares e aplicativos;
  5. Venda de milhas;
  6. Consultoria online;
  7. Tradução de textos;
  8. Produção e venda de imagens para banco de imagem;
  9. Criar um curso online;
  10. Sites de venda.

Áreas com mais demandas online

O momento de quarentena exige uma reinvenção das empresas e profissionais para que consigam uma renda extra online. Algumas áreas se destacam em demandas vindas por meio digital. 

Uma pesquisa da Workana mostrou quais as alternativas de emprego em alta desde que começou o isolamento social. Confira abaixo a lista.

  • Suporte Administrativo – aumento de 10%
  • TI e Programação – aumento de 3%
  • Subcategorias na área de TI:
    Apps programming Android, iOS e outros – aumento de 11%;
    Web design – aumento de 6%.

 Esses números se referem a um crescimento no número de projetos publicados pelas empresas nessas áreas.

A plataforma Creators também desenvolveu uma lista com algumas das áreas que mais têm recebido demanda nesse tempo de quarentena.

  • Diretores de Arte – 35,6% das demandas;
  • Redatores – 17,8% das demandas;
  • Gestor de Projetos – 8,6% das demandas;
  • Ilustradores – 8,2% das demandas;
  • Community Manager – 6,8% das demandas;
  • Designers Gráfico – 6,8% das demandas;
  • Planners – 6,8% das demandas;
  • Desenvolvedores – 5,5% das demandas.

Dicas para ganhar dinheiro online

Com muitas empresas fechadas o ambiente digital se tornou uma boa alternativa para quem busca uma renda extra online. Seja para suprir a crise como para acrescer um valor, em meio a uma redução de salário.

Preparamos uma lista com 10 possibilidades de trabalhos online.

1. Redação de textos

A redação de textos é uma alternativa para quem deseja ganhar uma renda extra online. Profissionais da comunicação como jornalistas e publicitários costumam se enquadrar nesse perfil e tem a disposição um leque de oportunidades na internet.

O melhor de tudo é que esse trabalho pode ser realizado de casa e o profissional sequer tem contato físico com seus clientes. Tudo é tratado por e-mail, Skype, Hangout e etc.

Em meio a quarentena pode ser uma ótima opção. Para buscar essas oportunidades existem sites como 99Freelas, Workana, Meu Redator, entre outros.

2. Gestão de mídias sociais

Cerca de 96,2% dos usuários que estão na internet possuem alguma rede social, segundo o estudo Social Media Trends 2019. Isso demonstra o grande poder que esses canais de comunicação têm no mercado.

Diante do momento atual e da crise causada pelo coronavírus, quem sabe gerenciar suas redes abre um leque de novas oportunidades no mercado digital, como pudemos ver em lives de diversos famosos, com um sucesso estrondoso.

Entretanto, o sucesso depende de bons profissionais gerenciando esses canais.  

Se você tem talento para isso e experiência sobre como planejar, avaliar dados e gerenciar as mídias sociais pode buscar uma vaga de freelancer de Social Media para ganhar uma renda extra online.

Catho, Vagas, Indeed e Infojobs são alguns dos sites que estão recheados de oportunidades nesse sentido.

3. Edição de material audiovisual

Todos os dias no Youtube são vistos mais de 180 milhões de horas de conteúdos em geral. E tem mais, a cada minuto a plataforma recebe mais de 400 horas de vídeo.

O Youtube de fato é uma mina de ouro e com ele surgem diversas oportunidades para editores. Isso porque uma boa edição depende de profissionais com conhecimento na área. E um vídeo bem editado têm maiores chances de sucesso.

Neste cenário, os editores podem encontrar boas oportunidades atuando não só na edição de vídeos para Youtubers, mas até mesmo em campanhas de empresas que apostam em vídeos.

Afinal, o vídeo é uma tendência e ganha força todos os anos, tanto que uma pesquisa recente da Cisco, mostrou que o vídeo responderá por 82% do tráfego da internet.

Canais como Workana, 99Freelas e Jooble a todo momento ofertam oportunidades para quem quer ganhar uma renda extra online. Por ser possível esse trabalho em casa, a edição de vídeo é uma ótima oportunidade no mercado atual.

4. Testes de softwares e aplicativos

Aquele software é bom? Determinado aplicativo está funcionando? Saiba que muitas empresas remuneram os usuários para que façam testes sobre seus produtos.

Eles utilizam, ganham por isso, e avaliam a usabilidade, layout, entre outros pontos. 

Essa aliás, é uma boa alternativa para quem deseja ganhar um renda extra online, ainda mais nesse momento de quarentena, onde várias empresas têm apostado no ambiente online e precisam dessa primeira triagem para lançar seus produtos.

Plataformas como UserTesting, Testbirds e Userfeel são algumas das opções para quem deseja fazer parte dessa “equipe de testes” online.

5. Venda de milhas

Oferecer serviços não é apenas uma alternativa diante da pandemia. Muitas pessoas ainda aproveitam o momento para se desfazer de produtos ou até vender milhas para que outras pessoas usem futuramente.

Sites como o Max Milhas disponibilizam esse serviço aos seus usuários e é o próprio dono das milhas que tem o direito de escolher o preço pelo qual quer vender.

Dessa forma, o dono das milhas ao invés de perder tudo aquilo que conquistou com gastos no cartão pode recuperar seu investimento ganhando algum dinheiro.

6. Consultoria online

As consultorias dão suporte e apoio a muitas empresas ou até mesmo pessoas físicas que querem desenvolver o negócio. Esse serviço, mesmo em meio ao isolamento social, continua com sua devida importância.

É por isso que muitas pessoas podem apostar no serviço de consultoria, na área que são especializadas, para ganhar uma renda extra online. Essas consultorias podem ser feitas remotamente via Skype ou Google Hangouts.

7. Tradução de textos

A tradução de textos é uma forma de ganhar renda extra online, entretanto, exige uma grande habilidade e entendimento de determinada língua estrangeira.

Contudo, muitas pessoas no mercado possuem esse tipo de especialização e podem conseguir boas oportunidades de freelas de tradução tanto para blogs como para empresas. 

Este tipo de trabalho pode ser feito online e o profissional pode respeitar as regras da quarentena e produzir em casa. Alguns dos sites que oferecem oportunidades neste sentido são o Workana e Freelancer.

8. Produção e venda de imagens para banco de imagem

Muitos fotógrafos têm o seu trabalho limitado com a exigência do distanciamento social. Porém, a internet oferece diversas chances para que eles consigam uma renda extra online.

Onde os profissionais podem vender suas fotos para a internet, nesse caso para bancos de imagens como Getty Images, Dreamtstime e Shutterstock, que monetizam as imagens cadastradas.

Sem contar é claro, que alguns deles tem parceria com os fotógrafos cadastrados em que pagam uma porcentagem da fotos com comissões que vão de 15 a 60%.

9. Criar um curso online

Até 2023 os cursos de EAD vão superar o número de estudantes inscritos em comparação aos cursos presenciais, segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMESS)

Em tempos de pandemia esse modelo de estudo tem ganhado grande destaque.

Não só por pessoas que querem passar o tempo, mas por muitas que desejam uma profissionalização sem sair de casa. Neste sentido muitos profissionais aproveitam essa procura para oferecer conteúdos na qual são especialistas.

Assim, a criação de cursos na internet se tornou uma fonte de renda extra online e podem auxiliar diversos profissionais nesse momento. 

Canais como Udemy e Samba Tech são alguns dos espaços para quem deseja compartilhar um pouco do seu conhecimento e quer ganhar uma grana com isso.

10. Sites de venda

Tem coisas que você não usa e quer se desfazer? Muitos sites oferecem gratuitamente um espaço de anúncios para quem deseja ganhar uma renda extra online por esse meio.

Diversas pessoas compartilham todos os dias produtos dos mais diferentes tipos e funcionalidades para um número extenso de usuários. 

Nesse momento em que as pessoas têm ficado em casa essa pode ser uma boa oportunidade de acrescer um dinheirinho a sua conta com essa oportunidade.

Afinal, as lojas online têm tomado conta do mercado em contrapartida a maioria das lojas físicas que estão com suas portas fechadas. Entre os principais sites que oferecem esse espaço de compra e venda estão o Mercado Livre e OLX.  

O mercado e os profissionais precisam se reinventar

Diante de um momento extremamente complicado como da pandemia do novo coronavírus todo o mercado precisa se reinventar. De empresas a profissionais todos estão em busca de algo que retenha as perdas e estabilize os ganhos.

Sendo assim, a criatividade e as diversas opções que a internet proporciona está possibilitando que muitos ainda consigam uma renda extra online por meio delas.

Oportunidades que vão desde a venda de produtos até o oferecimento de consultorias, cursos, gestão de redes sociais ou produção de conteúdo. O momento é difícil, onde muitos terão salários reduzidos ou até mesmo perderão o emprego. 

Todavia, é preciso e necessário buscar alternativas de trabalho em casa para que seja possível uma adaptação a esse novo cenário que todos estão vivendo. Aliás, já demos dicas de como fazer o trabalho render no home-office em artigo anterior, leia aqui.

 

Gostou do nosso conteúdo? Siga a Xerpa nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e fique por dentro de dicas que vão te ajudar nesse momento de crise.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.