relação entre ponto digital e a concessão de benefícios

Entenda relação entre ponto digital e a concessão de benefícios

A sua empresa faz controle da jornada apenas para cumprir com a determinação do Ministério do Trabalho? Ou sabe que a medida é importante para fazer uma gestão de pessoas eficiente e organizada?

Mais do que registrar os horários de entrada, saída e intervalos intrajornadas, o controle de ponto digital é uma opção vantajosa para a empresa e colaboradores. A ação automatiza a apuração das horas trabalhadas e elimina erros, garantindo o cálculo correto do salário

Controlar a jornada de trabalho favorece outras questões administrativas, como a gestão de benefícios. De acordo com a 28ª Pesquisa Anual de Benefícios Corporativos da Mercer Marsh, 100% das empresas entrevistadas oferecem benefícios relacionados à saúde e vida. A concessão de auxílio financeiro (vale-refeição, auxílio creche e vale-alimentação, dentre outros) está em 2º lugar, com 98% de adesão.

Entretanto, existem benefícios adicionais que favorecem a motivação e o bem-estar da equipe e que podem ser ofertados a partir do relatório de ponto digital. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo oferecido pelo Tangerino!

Porque a sua empresa deve oferecer benefícios aos funcionários?

Os benefícios exercem um papel importantíssimo dentro das organizações: atração de talentos, retenção e bem-estar corporativo.

Na hora de escolher um emprego, além de uma boa remuneração, os profissionais também buscam incentivos extras, como a cultura organizacional e os benefícios oferecidos pela empresa. Dessa forma, o pacote disponibilizado faz toda a diferença na atração de talentos. 

A rotatividade de funcionários tem um índice bem alto no Brasil, portanto, é uma questão preocupante para os RH’s. A baixa remuneração e a desmotivação estão entre os principais motivos de turnover. No entanto, os benefícios podem reverter a situação e favorecer a retenção dos profissionais dentro da empresa. 

O cuidado com o bem-estar pessoal também é um ponto que desperta o interesse dos colaboradores e engloba, além das boas condições de trabalho, os benefícios que ajudam a melhorar a saúde mental e física da equipe. O incentivo ao autocuidado aumenta a produtividade e, consequentemente, as finanças do negócio.

Percebeu a importância de investir na concessão dos benefícios corporativos? Agora, veja como o ponto digital te ajuda a disponibilizar incentivos diferenciados. Vamos lá!

Como usar o ponto digital para inovar na concessão de benefícios?

O ponto digital é um recurso que auxilia no controle da jornada de trabalho. Ele computa automaticamente as horas trabalhadas por meio dos registros que o colaborador faz usando um computador, tablet ou celular ao chegar e sair da empresa.

Porém, o ponto digital pode auxiliar o RH em outra importante função: a concessão de benefícios adicionais. Essa é uma boa estratégia para melhorar a satisfação do funcionário com a empresa e estimular a pontualidade da equipe. 

Confira como a tecnologia pode te ajudar nessa tarefa!

 

Gamificação por pontualidade

Adotar a gamificação no trabalho, sem dúvida, é uma inovação que vai deixar a sua equipe engajada e muito animada para cumprir com o desafio proposto. 

Hoje, embora muitas empresas apostem na flexibilidade como um benefício para manter as equipes produtivas, alguns negócios não podem conceder essa liberdade. Então, nesse caso, a gamificação com base nos registros do ponto digital é uma opção interessante para manter todos na disputa de “quem chega no local de trabalho sem atraso”.

Para isso, o gestor de RH pode desenvolver uma metodologia gamificada, com sistema de pontos, para dar recompensas aos colaboradores que cumprem seus horários corretamente. 

A partir do relatório de folha de ponto, você pode criar um ranking semanal e atribuir a pontuação para os participantes conforme a sua pontualidade. 

Na soma dos resultados de um determinado período, os três primeiros colocados, por exemplo, recebem prêmios conforme a possibilidade de investimento da empresa. Quer uma sugestão? Ofereça cursos de treinamento e capacitação para aqueles que atingirem o objetivo da ação.

 

Concessão de adiantamento salarial

Você sabia que a preocupação com as finanças pessoais é uma das principais causas de absenteísmo nas empresas? 

Pois é, infelizmente a apreensão em não saber como quitar as contas até o fim do mês é uma situação que interfere na produtividade tanto do colaborador quanto do negócio em geral.

Para aliviar a ansiedade da equipe e promover a liberdade econômica, muitas empresas estão investindo no salário sob demanda como benefício corporativo. Dessa forma, não é necessário esperar pelo quinto dia útil para ter dinheiro em mãos e pagar as contas.

Esse benefício moderno funciona da seguinte forma: desde que haja horas trabalhadas no mês, o funcionário tem direito a solicitar o salário proporcional. Assim, elimina-se o problema da falta de dinheiro e, com menos estresse financeiro, a produtividade individual aumenta.

Qual é a vantagem da automação do ponto digital na gestão de benefícios corporativos?

As empresas que já implementaram o ponto digital conseguem fazer a gestão de benefícios corporativos sugeridos aqui com mais facilidade. Sabe por quê? Existem sistemas que calculam as horas trabalhadas automaticamente e disponibilizam o saldo que pode ser consultado a qualquer momento.

Para oferecer a gamificação por pontualidade e também o salário sob demanda, é necessário apurar as horas trabalhadas por cada colaborador. Como o objetivo é simplificar, você não vai perder tempo fazendo contas manualmente, não é mesmo? Então, deixe que o ponto digital faça o trabalho por você!

No caso da gamificação por pontualidade, ao gerar um relatório com a periodicidade desejada (semanal, quinzenal ou mensal), o gestor tem acesso aos horários em que cada ponto foi registrado. Dessa maneira, consegue elaborar a classificação dos colaboradores conforme a conformidade dos horários de chegada no trabalho.

Já para facilitar a gestão do salário sob demanda, o sistema de ponto digital disponibiliza o total de horas trabalhadas. Aí basta escolher o período de apuração desejado e multiplicar o valor da hora de trabalho pelo total já realizado no mês para fazer a liberação adiantada de parte do salário do colaborador.

 

Os benefícios corporativos são uma maneira interessante de promover satisfação com o trabalho e aumentar a motivação dos colaboradores. Entre as principais vantagens oferecidas pelas empresas, existe espaço para modernizar e disponibilizar benefícios adicionais como os que foram apresentados neste artigo.

Este conteúdo foi escrito pelo Tangerino sistema de controle de ponto. A solução permite que os colaboradores registrem o ponto de qualquer lugar e a qualquer momento, independentemente de conexão com a internet, e oferece diversas facilidades que transformam o seu RH da sua empresa em uma área realmente estratégica.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.