referência de funcionário

Como construir um excelente programa de referência de funcionário?

O programa de referência de funcionário é uma maneira acessível e funcional de transformar os colaboradores da empresa em instrumentos de mídia. Engajá-los — e recompensá-los — em atrair conhecidos para ingressarem na organização, valorizando o DNA da empresa e a integração dos recém-contratados.

 

Quando você assiste a um filme que surpreendeu suas expectativas ou tem uma experiência inesquecível em uma viagem, por exemplo, qual é uma das primeiras coisas que você faz após o ocorrido?

Se você é como a maioria de nós, provavelmente, você conta aos seus amigos tudo sobre o assunto! E quer saber? A referência de funcionário não é muito diferente disso.

Isso porque os programas de referência de funcionário, quando usados de forma eficaz, aproveitam esse desejo humano de compartilhar as coisas com quem gostamos.

É por isso que esse trabalho tende a ser, com consistência, uma das melhores fontes de contratação. Então, fica a pergunta: como construir esse canal para a sua própria organização ou, ainda, melhorá-lo?

Para isso, você pode continuar com a leitura deste post, em que vamos apontar a importância em ter um programa de referência de funcionário e projetar um passo a passo para a sua qualificação contínua. Confira!

 

O que é um programa de referência de funcionário?

Um programa de referência de funcionário é o resultado das experiências que você cria, internamente, a ponto de elevar o nível de satisfação dos colaboradores em trabalhar na sua empresa.

O resultado imediato disso? Os funcionários compartilham as campanhas e experiências realizadas — seja presencialmente ou nas redes sociais —, e posteriormente as vagas em aberto na organização.

Quando esse marketing interno ocorre constantemente, qualquer oportunidade vai valorizar a sua marca. E, aí, quando eles compartilham essas vagas, os colaboradores se incentivam a trazer os seus amigos e conhecidos que, além de próximos, têm potencial para ocupar a posição.

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Como criar um programa desses?

Abaixo, você pode conferir as etapas necessárias para colocar em prática os princípios fundamentais para a um programa de referência de funcionário!

 

Não subestime os incentivos

É difícil encontrar um programa de referência de funcionário, hoje, que não inclua pelo menos uma pequena recompensa para estimular os colaboradores a atraírem candidatos às vagas na sua empresa.

Isso pode servir a partir do uso de bônus em dinheiro, folgas pagas ou mesmo uma camiseta ou outros produtos. Só que, embora os incentivos ofereçam bons resultados, evite fazer deles o principal atrativo dessa atividade.

Dessa maneira, as indicações vão ser extensas, mas sem o mesmo crivo para garantir que os candidatos tenham a ver com perfil para a oportunidade e, principalmente, para alinhar-se aos valores da organização.

Por sua vez, encoraje os colaboradores a verem o programa de referência de funcionário como um agradecimento em vez de ser o elemento motivacional.

Assim, os funcionários recebem um pequeno bônus, mas somente após a sua indicação ter sido contratada e já inserida na rotina da empresa. Ou seja: quando a indicação correspondeu ao esperado.

 

Conte com boas ferramentas para acompanhar o processo

Convenhamos, é importante ter um software de gestão para acompanhar os processos da sua empresa. E a referência de funcionário não é exceção.

Por isso, tenha em mãos as ferramentas certas para organizar as indicações e o processo seletivo, bem como o encaminhamento das recompensas a quem indicou o profissional contratado. Sem falar, é claro, no acompanhamento dos meses posteriores para saber se os contratados estão rendendo dentro das expectativas.

 

Eduque e oriente os funcionários

Uma força de trabalho bem-informada é a base de um programa de referência de funcionário bem-sucedido. Isso porque um dos principais motivos pelos quais os programas falham é que os funcionários deixam de perceber que eles existem ou não estão claros sobre como utilizá-los.

Ou seja: só com a devida orientação e a manutenção desse programa nos canais da empresa, os colaboradores já permanecem engajados em fazê-lo continuar a todo pique.

Por isso, a educação em torno do seu programa de referência precisa cobrir duas áreas: como fazê-lo e como fazê-lo bem. Em outras palavras, primeiro você precisa informar os funcionários sobre como enviar referências para que eles se sintam capacitados para começar.

Em seguida, você precisa ensiná-los a reconhecer se alguém está qualificado ou não para que eles possam começar a enviar referências de maior qualidade — e manter o trabalho em plena atividade.

 

Quais são os benefícios de investir no programa de referência de funcionário?

Se você passou pelo processo de contratação com um candidato indicado ou com o processo de integração com um funcionário indicado, provavelmente, já viu em primeira mão alguns dos benefícios de um programa de referência.

Afinal, trata-se de uma grande vantagem o fato de que dois ou mais profissionais já se conhecem. Isso facilita a integração e a disseminação da cultura da empresa na rotina dos recém-contratados.

Existe, também, o fato de que as pessoas costumam se esforçar, no dia a dia da empresa, quando são indicações de amigos. Algo a ver, principalmente, com o fato de elas se sentirem agradecidas.

Isso ajuda a aumentar o poder de retenção da empresa, atrair novos contratados de maneira mais econômica e a fortificar a cultura a partir da contratação de pessoas com perfis similares.

Portanto, os benefícios se acumulam, o que permite à sua organização o investimento imediato em um bom programa de referência de funcionário. Mas, para complementar com mais dicas que ajudam a qualificar o setor de RH da sua empresa, aproveite para assinar a nossa newsletter — basta preencher o seu nome e endereço de e-mail no canto inferior do nosso blog — e receber, diretamente na sua caixa de entrada, todas as nossas novidades!

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