recrutamento online

Recrutamento online: o que é esse método por que adotar na empresa?

Não é novidade que o RH tem passado por diversas transformações nos últimos anos. A cada dia, novas tecnologias são implementadas para otimizar as rotinas do departamento e torná-lo mais ágil. Um dos processos que mais mudou foi a contratação de funcionários, que ganhou muito mais eficiência com o recrutamento online.

Hoje, é impensável entregar currículos de porta em porta para conseguir emprego, mas essa era a realidade do mercado não faz muito tempo. E esse não foi o único impacto: também ficou mais fácil entrevistar, aplicar testes e até decidir quem será contratado.

Pensando nisso, mostramos neste artigo as principais vantagens do recrutamento online e por que vale a pena adotá-lo na empresa. Quer saber mais? Confira tudo a seguir!

O que é recrutamento online?

Recrutamento online é um método de seleção de profissionais em que a maior parte das etapas é feita pela internet. O anúncio da vaga, as comunicações, os testes e as primeiras entrevistas são realizadas à distância, sem contato presencial com o candidato. As conversas frente a frente são deixadas apenas para a etapa final.

Para aplicar o método de maneira adequada, a empresa deve implementar uma série de processos e ferramentas, além de tomar os devidos cuidados para minimizar os impactos negativos (sim, eles existem!).

Um dos maiores riscos é tornar o processo totalmente impessoal. Por mais que a tecnologia facilite o andamento das etapas, uma conversa presencial com os candidatos finalistas é fundamental para conhecê-los mais a fundo. 

Não saber usar corretamente as ferramentas digitais também é um erro comum em muitas empresas. Antes de adotar o recrutamento online, todos os membros do RH devem ser treinados para conseguir tirar 100% de proveito das plataformas escolhidas. Só assim a eficiência almejada será atingida pelo departamento.

Entre os recursos tecnológicos mais usados no recrutamento online estão:

  • redes sociais;
  • plataformas de anúncios de vagas;
  • softwares de videochamada;
  • testes técnicos e comportamentais online.

>> Produzimos um livro digital que apresenta um passo a passo para a produção de um planejamento de recrutamento e seleção assertivo. Clique aqui e acesse agora mesmo!

Quais são as vantagens do recrutamento online?

O recrutamento online tem diversas vantagens em relação ao offline. Veja abaixo os principais benefícios de implementar esse modelo de contratação na sua empresa.

 

Atrair mais candidatos com o perfil ideal

Pela internet, o poder de alcance na busca por candidatos é muito maior e mais direcionado. Os melhores profissionais estão online, seja nas redes sociais ou nas plataformas de anúncios de vagas

Além disso, há uma variedade muito maior de canais destinados a conexões profissionais. Dessa forma, a empresa pode divulgar a vaga apenas em canais segmentados, onde sabe que encontrará pessoas realmente qualificadas para determinada posição.

 

Triagem de currículos mais eficiente

No recrutamento online, a triagem dos currículos recebidos é feita por filtros específicos, como palavra-chave, formação ou nível de experiência. Não há necessidade de imprimir nem de ler os currículos um por um. A tecnologia se encarrega de encontrar os perfis mais adequados para prosseguirem no processo seletivo.

Outra vantagem interessante nessa etapa inicial é evitar a duplicidade de currículos. Quando o recebimento feito de forma manual, muitos candidatos enviam o CV duas vezes, o que atrasa o trabalho do recrutador. Esse problema não existe nos sites de vaga, já que eles contam com mecanismos que impedem o envio repetido.

 

Mais insumos para avaliar os candidatos

Nos processos de seleção tradicionais, o RH não tinha uma base sólida de informações para analisar os candidatos. Tudo era decidido apenas com base na visão do recrutador sobre o que o profissional apresentou ao longo das etapas.

Já no recrutamento online, há diversas ferramentas que podem ajudar o RH e tomar uma decisão mais acertada. As próprias redes sociais do candidato já dão pistas sobre o seu perfil comportamental

Outros recursos, como testes online, gamificação, inteligência artificial e People Analytics também podem ser aplicados no processo seletivo para gerar dados e tornar a decisão mais estratégica.

 

Dados sempre atualizados

Antes do recrutamento online, as empresas recebiam os currículos impressos, em arquivos de Word ou PDF, e montavam um banco de talentos com esses documentos. O problema é que, muitas vezes, quando o RH tentava entrar em contato com os candidatos, percebia que os dados estavam desatualizados, dificultando o processo.

Hoje, o banco de talentos é feito em plataformas online, com os dados preenchidos pelos próprios candidatos. Dessa forma, ele mesmo pode entrar e atualizar o seu currículo, facilitando o trabalho dos recrutadores.

 

Mais facilidade na gestão do processo seletivo

Antigamente, toda a gestão do processo seletivo era feita no papel ou por planilhas. Isso significa uma alta carga de trabalho manual, que demanda muita tempo e atenção da equipe.

No recrutamento online, o andamento das etapas é automatizado, o que torna facilita a gestão. É possível visualizar de forma simples todas as vagas abertas, prazos e observações por meio de uma plataforma integrada. Tudo é feito com poucos cliques e mais eficiência.

 

Melhorar experiência do candidato

Proporcionar uma experiência atrativa ao candidato é uma das maiores vantagens do recrutamento online. Cada vez mais o RH precisa elaborar jornadas interessantes para os colaboradores, e isso começa antes mesmo de eles entrarem na empresa.

Um processo seletivo moderno e dinâmico é o melhor cartão de visitas para fortalecer a atração de talentos e a marca empregadora da organização.

 

Reduzir custos

O recrutamento online tem um ótimo custo-benefício em comparação com o offline. Divulgar vagas pela internet requer um investimento mínimo, ao contrário de terceirizar esse serviço ou buscar espaços em jornais ou murais públicos.

Os candidatos também se beneficiam desse modelo. Como a maioria das etapas é feita à distância, eles economizam com impressão de currículos, envelopes e deslocamentos. 

Além disso, pela internet eles conseguem contatar várias empresas ao mesmo tempo, o que aumenta suas chances de conquistar uma oportunidade.

 

Diante de tantos benefícios, é inegável que o recrutamento online chegou para ficar. Agora que você já está por dentro do assunto, que tal colocar o que aprendeu em prática? 

Se a sua empresa ainda realiza processos seletivos tradicionais, experimente introduzir ferramentas tecnológicas e conduzir as etapas a distância. Com isso, suas contratações com certeza serão muito mais rápidas e precisas!

 

Gostou do post? Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais! Assim você acompanha em primeira mão todos os nossos conteúdos sobre gestão de pessoas. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.