O cenário de recrutamento e seleção para pequenas e médias empresas mudou muito ao longo dos anos. Já se foram os dias em que apenas os recrutadores escolhiam os candidatos. Agora, os candidatos também escolhem a empresa com a qual querem trabalhar.

Além desse fator, outros dois elementos tornaram mais difícil para os recrutadores encontrar e atrair os talentos certos para a sua empresa: 

  • a adaptação ao perfil e presença cada vez mais significativa da geração Z nos ambientes de trabalho;
  • a compreensão que uma má contratação acarretará custos provenientes de baixa produtividade, desmotivação e, consequente, demissão. 

É por isso que você precisa criar uma estratégia de recrutamento e seleção para pequenas e médias, que seja efetiva para seu negócio, atraindo os candidatos que tenham o perfil ideal para a cultura organizacional estabelecida e em desenvolvimento.  

Como você verá nos próximos tópicos, a tecnologia para pequenas empresas é uma aliada também na busca por talentos que vão contribuir para o crescimento e desenvolvimento do negócio. 

A seguir, elencando 4 dicas que consideramos mais eficazes para melhorar o processo de recrutamento e seleção para pequenas e médias empresas, e que respondem às tendências apontadas para os próximos anos.  

4 dicas para recrutamento e seleção para pequenas e médias empresas

1. Construa sua marca como empregador

Sua marca como empregador é, essencialmente, a reputação de sua empresa para os profissionais do mercado. É como eles veem a sua empresa como local de trabalho. Não é o mesmo que a reputação de uma empresa como organização, voltada para clientes.

A sua marca como “empresa para trabalhar” tornou-se mais importante do que nunca. Os candidatos estão cada vez mais focados em fatores como bom ambiente de trabalho e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, quando selecionam empresas para enviarem seus currículos.

De fato, de acordo com pesquisas, um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional é o segundo fator mais importante para os candidatos que estão considerando um novo emprego. Outro estudo, dessa vez da BCG, mostra que boas relações com os colegas e um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional são as duas prioridades para os funcionários.

Recrutamento e seleção para pequenas e médias empresas: 4 dicas para atrair talentos

 

É aqui que a marca da sua empresa como contratante entra em cena. 

Construir uma boa reputação como empregador, e ser conhecido por suas políticas favoráveis ​​aos funcionários, pode ajudá-lo a atrair os talentos dos quais precisa para levar sua empresa ao sucesso.

Para construir uma boa marca para os colaboradores, você precisa primeiro fazer alguma pesquisa e descobrir onde você está atualmente. Você deve se concentrar em seus funcionários atuais e garantir que eles estejam satisfeitos com seu ambiente de trabalho e políticas organizacionais.

Construir uma boa empresa para se trabalhar é um processo longo que requer tempo e esforço. Entretanto, a chave para construir essa imagem é manter seus funcionários atuais felizes e torná-los os defensores da marca.

De acordo com um relatório de 2018, 44% das empresas planejam aumentar seus investimentos na construção de sua marca empregadora.

 

2. Use a estratégia de marketing de recrutamento

Uma estratégia de marketing para pequenas empresas não deve se limitar as metas relacionadas às vendas. A contrário, também devem abranger ações com objetivo de atrair talentos para a equipe da empresa.

O marketing de recrutamento é uma tendência que os recrutadores, principalmente de pequenas e médias empresas, estão empregando para atrair e contratar candidatos talentosos.

Para se destacar entre o mar de empresas – grandes e pequenas – que tentam atrair o mesmo grupo de talentos, você precisa promover melhor o seu processo de recrutamento e seleção.

Você também precisa garantir que está atraindo as pessoas certas, o que significa que você precisa definir claramente:

  • a função;
  • o tipo de candidato que deseja para cada função. 

Certifique-se de que você tenha uma proposta de valor clara e atraente. 

 

3. Melhore a experiência do candidato

Uma experiência positiva do candidato durante o processo de recrutamento e seleção para pequenas e médias empresas é fundamental para determinar se um candidato ingressará na sua empresa ou não. 

De acordo com o relatório conduzido pelo iCIMS, 67% dos funcionários decidem se aceitam um emprego (ou não) com base na sua experiência durante o processo de recrutamento e seleção.

Entre as dicas para fornecer uma boa experiência para o candidato durante o seu processo de recrutamento e seleção, estão:

  • seja amigável em todas as suas interações com os candidatos;
  • seja transparente e aberto sobre o processo;
  • mantenha um canal de comunicação bidirecional aberto e esteja disponível para responder a quaisquer perguntas que um candidato possa ter durante ou após o processo;
  • seja educado ao dispensar candidatos. 

Mesmo que um candidato não aceite o cargo ou seja eliminado do processo seletivo por você, se a experiência foi boa, é provável que ele indique sua empresa para outros conhecidos.

Recrutamento e seleção para pequenas e médias empresas: 4 dicas para atrair talentos

 

4. Melhore sua pesquisa por candidatos

Para melhorar o processo de recrutamento e seleção para pequenas e médias empresas, você precisa melhorar sua pesquisa por possíveis candidatos. 

Não se limite a esperar que os candidatos venham até a sua empresa. Crie formas ativas de encontrar os candidatos ideais para cada vaga. Também não resuma sua pesquisa aos portais de emprego. 

Os empregadores e os recrutadores estão cada vez mais procurando em outros canais e perfis de mídia social, como – e principalmente – o LinkedIn, para encontrar candidatos com o perfil da vaga e da empresa. 

Algumas empresas também estão usando softwares automatizados e tecnologias variadas para encontrar candidatos perfeitos. Isso ajuda a reduzir o tempo e o esforço necessários para encontrar e contratar os candidatos certos.

Por exemplo, a Unilever começou a usar um processo de triagem digital e eliminou currículos! Quem imaginaria isso há alguns anos? Entretanto, ao fazer essa mudança simples, eles obtiveram uma redução de 75% no tempo de contratação.

Não é apenas a gigante Unilever que pode usar esse tipo de tecnologia! O recrutamento e seleção para pequenas e médias empresas também pode ficar mais ágil e eficiente. 

Soluções de TI para pequenas empresas também podem e devem ser aplicadas na otimização de seu processo de recrutamento e seleção, tornando-o mais eficiente e certeiro.

Promova mudanças no processo seletivo

Está ficando cada vez mais difícil para o recrutador encontrar e atrair o talento certo. Isso exige que você faça algumas mudanças positivas em seus processos de recrutamento e seleção.

A Encontre um Nerd pode te ajudar a implementar ferramentas para pequenas empresas que tenham objetivo de otimizar processos, tornando-os mais eficientes, baratos e trazendo melhores resultados para a organização. 

Para entender como podemos fazer isso para o seu negócio, conheça nosso caso de sucesso com a Via Varejo, e entenda como ajudamos a empresa a reduzir em 20% o custo com pessoal e fazer o fechamento de custos e despesas em 2 dias com nosso suporte on demand. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.